sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Valtier de Barros Veloso: "5 Poemas"

UMBIGO

 Conhecer a si mesmo
 é algo que deve ser
 como um louco saber que é louco,
 procurar por cantos e frestas
 escondidos atrás da vergonha e medo.
 Mas quando tentei,
 perdi-me dentro de mim.
 Não reconheci (ou não quis) tudo que vi.
 Pra dizer a verdade, quase nada.
 Desde então,
meu mundo passou a ser dentro de mim.
 E o mundo ficou dentro de mim



ESPERANÇA

 O poeta sentou-se na alcova e escreveu os sentimentos.
 Isso foi há muito tempo.
 Hoje, não há poetas nem alcovas
 porque não há sentimentos a se escrever
 O mundo tornou-se moderno demais para poesias,
 a vida não nos dá tempo para sonhos,
 para o pensamento, para a própria vida.
 E ninguém mais escreve.

 A evolução é muito rápida.
 O novo de ontem, já é ultrapassado.
 Os olhos do falecido-poeta
 não conseguem ver e compreender o que acontece
 e não escrevem, a não ser o que já foi escrito.
 Não há mais poema, não há poesia.
 A vida é rápida e evolutiva.
 Evolutiva?
 Não há mais amor, nem rancor
 talvez a pressa só nos dê tempo à raiva (nem ao ódio)
 Será?
 Em tempos modernos...
 modernos?
 Não se faz mais a poesia... não?
 Por mais que eu tente não se faz...
 Pode ser que não,
 mas acho que acabei de fazer algo parecido.



VÍCIO

 Acorde, trabalhe, durma
 trepe, banhe, coma
 segunda à sexta e ainda o sábado.
 Sobrou o domingo
 Domingo futebol, bar com os amigos
 ligo a tv e abro uma gelosa
 acendo meu cigarro
 puxo uma carreira, injeto duazinhas
 de todos, acho que a tv foi quem me fez mais mal
 Acaba o dia, volta segunda
 Acordo, trabalho, durmo
 acordo ...



COMER, BEBER, VIVER

 Nasceu, comeu.
 Cresceu, comeu.
comeu, morreu.
E entre tudo isso?
Comeu.
Comeu a vida, pra não ser banal
devorou, com graça, o teatro, o cinema
comeu com desejo namoradas e amigos
pediu que o mundo fosse assim
sem miséria, desemprego, guerras,
destruição... fome
Todo mundo comendo
comendo distração
Mas, mesmo depois de ter repetido por três vezes,
a barriga ainda dói
a fome pede mais
cansou de matéria orgânica
e agora quer algo bom para a alma
Cuidado! você pode morrer de fome
ao lado de um banquete
só por que não sabia sonhar,
só por que não sabia sorrir
não sabia sequer se divertir
E se o peso aumentar, e daí?
alma gorda ainda é uma virtude que está para vir.



CABEÇA

Medo? Talvez.
Ansiosamente,
pronto a qualquer instante
e nunca preparado
Profissional excelente
- mas nunca exerceu nada em prática –
treinou com livros, revistas
alugou alguns vídeos e...
amou-se.
Amou-se como ama a todos
e a ninguém.
Louco por uma vez,
nem que por “onze contos de réis”
Quer, a qualquer hora, qualquer dia
Sonha, deliria e...
nada.
Talvez algum dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário