terça-feira, 24 de novembro de 2015

Heino Willy Kude: "5 Poemas"

ETERNOS MENTIROSOS

O microscópio mostrando uma imagem,
não é para pulga crescer e ser elefante.
Para a ciência tal não traria vantagem,
mas, para mentirosos é interessante.

Quem se queixa de modo constante
de vítima de vis crimes ter sido
e, depois se apresentar arrogante,
com certeza muito tem mentido.

Ouçam, conheço gente decente,
mas também gente que mente
penso quem age conscientemente
não necessita deste expediente



CANTO DE AMOR

Se tu me amas,
canta
Se tu me adoras,
não pensa
quando me abraças
não meças meu corpo
quando me afagas,
me sinta,
não me explora.

Se tu me amas,
canta
Quero ouvir
suaves melodias
em versos sem rima
duma só palavra:
amor, sim, só amor.

Eis a palavra
que com todas
essas outras palavras
consegue rimar,
ao surgir bem dentro
no cinema da mente
tua imagem
tu que tão longe estás
ao alcance de um beijo.



PAZ E TOLERÂNCIA

Quem já foi, como eu, um adepto
de uma corrente de pensamento,
pregando vingança, sendo violento
e pensava ser totalmente inepto
todo um esforço de apaziguar
toda essa ira, o ódio e o rancor
em todo o lugar onde quer que for,
só pode, Nietzsche a ti apoiar

Medíocre até pode nos parecer
nossa mensagem cristã do amor
num mundo, onde reina o terror
a desprezar o seu próprio viver:
Homens bombas espalham medo,
nenhuma mão à outra se estende
um o falar do outra não entende,
a não ser o habitual: eu não cedo.

Não vou dizer sermos todos irmãos!
Não vou abraçar e amar tanta gente,
mas será que uma pessoa inteligente
não consegue ao ódio opor um não?
No lugar de canhões, fabricar canos
para bombear água, vitalizar desertos
e ter uma indústria do aço, por certo,
como deveria ser: bem mais humana.

Filantrópico falou-se em paz e amor,
mas creio poder afirmar, tal falhou.
O barco de bons propósitos encalhou
como era até fácil logo já se supor.
Quem quer continuar na abundância,
do cume de sua alta posição superior,
creiam, nem mais entende o amor...
Mas se submeta à paz e à tolerância!



TERCEIRA IDADE

Velho, podes algo nos contar?
De que jeito passaram os anos?
À idade provecta chegamos,
mais célere que pensamos.
Sim, o tempo é rolo compressor!
Mas o importante é querer,
nunca chorar de mágoa, de dor.
Confesso, contigo quero viver.
Nunca nos deixem desistir.
Nunca, nunca paremos de rir,
para unidos cantar e nos divertir,
mesmo vendo nosso mundo desabar.



LIVROS

Devo sempre o confessar
considero-me bem tolerante,
mesmo tendo que dominar
em um ou outro instante,
minha boca antes de xingar,
quando uma opinião discordante
confesso-o, chega a me irritar,
se repetida de modo incessante.
Assim considero ser exemplar
a atitude dos livros na estante.
Posso com um deles concordar,
outro parecer ser texto farsante.
Mas nunca vi um o outro rejeitar...
Juntos ficam, como se amantes.



---

Fonte:

Academia Rio-Grandense de Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário