domingo, 22 de novembro de 2015

Ângelo de Lima: "5 Poemas"

SONETO

Pára-me de repente o pensamento
Como que de repente refreado
Na doida correria em que levado
Ia em busca da paz, do esquecimento...

Pára surpreso, escrutador, atento,
Como pára m cavalo alucinado
Ante um abismo súbito rasgado...
Pára e fica e demora-se um momento.

Pára e fica na doida correria...
Pára à beira do abismo e se demora
E mergulha na noite escura e fria

Um olhar de aço que essa noite explora...
Mas a espora da dor seu flanco estria
E ele galga e prossegue sob a espora.



 EU ONTEM OUVI-TE...

Andava a luz
Do teu olhar,
Que me seduz
A divagar
Em torno a mim.
E então pedi-te,
Não que me olhasses,
Mas que afastasses,
Um poucochinho,
Do meu caminho,
Um tal fulgor
De medo,amor,
Que me cegasse,
Me deslumbrasse,
Fulgor assim.    



ESTES VERSOS ANTIGOS

Estes versos antigos que eu dizia
Ao compasso que marca o coração
Lembram ainda?... Lembrarão um dia...
— Nas memórias dispersas recolhidas
Sequer na piedosa devoção

De algum livro de cousas esquecidas?
— Acaso o que ora canta... vive... existe
Nunca mais lembrará — eternamente?
E vindo do não ser, vai, finalmente,
Dormir no nada... majestoso e triste?



EPITÁFIO

Aqui Dorme e Descansa um Coração!

Palpito outrora...

— qual Dorme Agora...

— Vivo na História...

— Vibrou d’Amor e comovente Glória

Mas — Algum Dia...

— Veio afinal...

— Fatal!...

— Aquela Fata Místera e Sombria...

— Que os Homens chamam Morte e Despiedade...

— E é invencível...Místera e Sagrada!...

— Talvez Piedosa...

— ou Al Descoroada...!

— E o Palpitar do Coração Parou!

— E assim — Pois...ora

— Palpito outrora...

— Qual Dorme agora!

— Transe Emmorte de Efémera Ilusão...

— Aqui dorme e Descansa um Coração!



DEUS

Ó Deus...
No Céu
Do Sempre Além!...
No Improfundável!...
Teu modo é o Gesto que Elege o Bem...
- Fatal... - Eterno
... sobre ao Mutável!...

- Eras nos Tempos
Antes da Idade!...

Teu Gesto Imenso Gerou a Vida...
E, após teu Gesto...
- Supremo, Imesto...
Depós..., - é a Noute da Imensidade!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário