sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Alexandre Herculano: "Arras por Foro de Espanha"

ARRAS POR FORO DE ESPANHA
(NARRATIVA DE 1371- 1372)  

 I

A ARRAIA-MIÚDA  

O sino das ave-marias ou da oração, tinha dado na torre da Sé a última  badalada, e pelas frestas e portas dessa multidão de casas que, apinhadas à  roda do castelo e como enfeixadas e comprimidas pela apertada cinta das  muralhas primitivas de Lisboa, pareciam mal caberem nelas, viam-se fulgurar,  aqui e acolá, as luzes interiores, enquanto as ruas, tortuosas e imundas, jaziam  como baralhadas e confusas sob o manto das trevas. Era chegada a hora dos  terrores; porque durante a noite, naqueles boas tempos, a estreita senda de  bosque deserto não era mais triste, temerosa e arriscada do que a própria Rua  Nova, a mais opulenta e formosa da capital. O que, porém, havia aí  desacostumado e estranho eram o completo silêncio e a escuridão profunda  em que jazia sepultado o Paço de a par S. Martinho, onde então residia el-rei  D. Fernando, ao mesmo tempo que pelos becos e encruzilhadas soava um  tropear de passadas, um sussurro de vozes vagas, que indicavam terem sido  agitadas as ondas populares pelo vento de Deus e que ainda esse mar revolto  não tinha inteiramente caído na calmaria e sonolência que vem após a procela.

E assim era, com efeito, como o leitor poderá averiguar pelos seus próprios  olhos e ouvidos, se, manso, manso e disfarçado quiser entrar conosco na  muito afamada e antiga taberna do velho Folco Taca, que nos fica bem perto,   logo ao sair da Sé, na rua que sobe para os Paços da Alcáçova, sete ou oito  portas acima dos Paços do Concelho.

A taberna de micer Folco Taca, genovês que viera a Portugal ainda impúbere, como pajem de armas de famoso almirante Lançarote Peçanha, e que havia  anos abandonara o serviço marítimo para se dar à mecânica, era a mais célebre  entre todas as de Lisboa, não só pelo luxo do seu adereço, e pela bondade dos  líquidos encerrados nas cubas monumentais que a pejavam, mas também  porque, num aposento mais retirado e interior, uma vasta banca de pinho e  muitos assentos rasos os escabelos ofereciam todo o cômodo aos tavolageiros  de profissão para perderem ou ganharam aí, em noites de jogo infrene, os  belos alfonsins e maravedis de ouro ou as estimadas dobras de D. Pedro I, o  qual, ao contrário dos seus antecessores e sucessores, julgara ser mais rico e  poderoso fazendo cunhar moeda de bom toque e peso do que roubando-lhe o  valor intrínseco e aumentando-lhe o nominal, segundo o costume de todos os  reis no começo do seu reinar.

Micer Folco soubera estender grossas névoas sobre os olhos do corregedor da  Corte e de todos os saiões, algozes e mais família da nobre raça dos aguazis  sobre a ilegalidade de semelhante estabelecimento industrial. O elixir que ele  empregara para produzir essa maravilhosa cegueira não sabemos nós qual  fosse; mas é certo que não se perdeu com a alquimia, porque se vê que ele  existe em mãos abençoadas, produzindo, ainda hoje, repetidos milagres, em  tudo análogos a este.

Era, pois, na taberna-tavolagem da Porta do Ferro, conhecida vulgarmente  por tal nome em consequência da vizinhança dessa porta da antiga cerca, onde  os ruídos vagos e incertos que sussurravam pelas ruas da cidade soavam mais  alta e distintamente, como em sorvedouro marinho as ondas, remoinhando e  precipitando-se, estrepitam no centro da voragem com mais soturno e  retumbante fragor. A vasta quadra da taberna estava apinhada de gente, que  trasbordava até o breve terreirinho da Sé, falando todos a um tempo, acesos,  ao que parecia, em violentas disputas, que às vezes eram interrompidas pelo  mais alto brado das pragas e blasfêmias, indício evidente de que o sucesso que  motivava aquela assuada ou tumulto era negócio que excitava vivamente a  cólera popular.

Já no fim do século décimo quarto era o povo, assim como hoje, colérico.  Então cóleras da puerícia; hoje aborrecimentos da velhice.

Se na rua o burburinho era tempestuoso e confuso, dentro da casa de micer  Folco a bulha podia chamar-se infernal. Para um dos lados, no meio de uma  espessa mó de populares, ouviam-se palavras ameaçadoras, sem que fosse  possível perceber contra qual ou quais indivíduos se acumulava tanta sanha.  ara outra parte, dentre o vozear de uma cerrada pinha de mulheres, cuja vida  de perdição se revelava nos seus coromens de pano de arrás, nos cintos  escuros, nas camisas e véus desadornados e lisos, rompiam risadas discordes e  esganiçadas, nas quais se manifestavam, profundamente impressos, o descaro  e a insolência daquelas desgraçadas. Em cima dos vufetes viam-se pichéis e  taças vazias, e debaixo de alguns deles corpos estirados, que simulariam  cadáveres, se os assobios e roncos, que, às vezes, sobressaíam através do ruído  daquele respeitável congresso, não provassem que esses honrados cidadãos,  suavemente embalados pelos vapores do vinho e do entusiasmo, tinham  adormecido na paz de uma boa consciência. Enfim, a composta e bem  reputada taberna do antigo companheiro de glória de micer Lançarote estava  visivelmente prostituída e nivelada com as mais imundas e vis baiucas de  Lisboa. O gigante popular tinha aí assentado a sua cúria feroz, e pela primeira  vez o  vício e a corrupção tinham transposto aqueles umbrais sem a sua  máscara de modéstia e gravidade. Sobre os farrapos do povo não têm cabida  os adornos do ouropel. É a única diferença moral que há entre ele e as classes  superiores que se creem melhores, porque no ginásio da civilização aprendem  desde a infância as destrezas e os mornos de compostura hipócrita.

O astro que parecia iluminar com a sua luz, aquecer com o seu calor aquele  turbilhão de planetas, o centro moral à roda do qual viravam todos aqueles  espíritos, era um homem que dava mostras de ter bem quarenta anos, alto,  magro, trigueiro, olhos encovados e cintilantes, cabelo negro e revolto, barba  grisalha e espessa. Encostado a um dos muitos bufetes que adornavam o  amplo aposento e rodeado de uma grossa pinha de populares de ambos os  sexos que o escutavam em respeitoso silêncio, a sua voz forte e sonora  sobressaía no ruído e só se confundia com alguma jura blasfema que se  disparava do meio das outras pinhas de povo ou com as modulações das  risadas que vibravam naquele ambiente denso e abafado, de certo modo  semelhante a clarão afogueado que sulcasse rapidamente as trevas úmidas e  profundas da cripta subterrânea de alguma igreja de sexto século.

De repente, dois cavaleiros, cuja graduação se conhecia pelos barretes de  veludo preto adornados de pluma ao lado, pelas calças de seda golpeadas e  pelos cintos de pele de gamo lavrados de prata, entraram na taberna e,  rompendo por entre o povo, que lhe alargava a passagem, chegaram ao pé do  homem alto e trigueiro. Traziam os capeirotes puxados para a cara, de modo  que nenhum dos circunstantes pôde conhecer quem eram. Bastantes desejos  passaram por muitos daqueles cérebros vinolentos de o indagar; mas a mesma  reflexão atou simultaneamente todas as mãos. Ao longo da coxa esquerda dos  embuçados via-se reluzir a espada, e no lado direito e apertado no cinto, que a  ponta erguida do capeirote deixava aparecer, escortinava-se o punhal. O  passaporte para virem assim aforrados era digno de consideração, e ainda que  entre a turba se achassem alguns homens de armas, principalmente besteiros,  quase todos estavam desarmados. Tinha seus riscos, portanto, o pôr-lhe o  visto popular.

Os dois desconhecidos falaram em segredo por alguns minutos ao homem  alto e magro, que, de vez em quando, meneava a cabeça, fazendo um gesto de  assentimento; depois romperam por entre a turba, que os examinava com uma  espécie de receio misturado de respeito, e foram sentar-se em dois dos  escabelos enfileirados ao correr da parede. Encostando os cotovelos num bufete, com as cabeças apertadas entre os punhos, ficaram imóveis e como  alheios ao sussurro que começava a levantar-se de novo à roda deles.

Este durou breves instantes; um psiu do homem alto e magro fez voltar todos  os olhos para aquela banda. Subindo a um escabelo, ele deu sinal com a mão  de que pretendia falar.

— Ouvi, ouvi! — bradaram alguns que pareciam os maiores daquela multidão desordenada.

Todos os pescoços se alongaram a um tempo, e viram-se muitas mãos calosas  erguerem-se encurvadas e formarem em volta das orelhas dos seus donos uma  espécie de anel acústico. O orador começou:

— Arraia-miúda!(*), tendes vós já elegido, entre vós outros, cidadãos bem  falantes e avisados para propor vossos embargos e razoados contra este  maldito e descomunal casamento de el-rei com a mulher de João Lourenço da  Cunha?

---------
[(*) Fernão Lopes dá a entender (Crônicas de D. João I, parte 1ª, cap. 44) que a palavra “arraia-miúda”  se começara a utilizar para denominar a população, no principio da revolta, a favor do mestre de Avis,  para os distinguir dos nobre, na sua maior parte a favor de D. Leonor e dos Castelhanos. Mas este título  chocarreiro já o tinha tomado para si o povo “miúdo” com muita seriedade e orgulho. Num documento de 1305 (Chancel de D. Dinis, liv. 3º das Doações, f. 42 v.) diz-se que “outorgavam certas coisas os  cavaleiros, juízes do concelho de Bragança e toda a arraia-miúda”] 
 ---------
— Todos à uma entendemos que deveis ser vós, mestre Fernão Vasques  — respondeu um velho, cuja calva polida reverberava os raios de uma das  lâmpadas pendentes do teto, e que parecia ser homem de conta entre os  populares. — Quem há aí entre a arraia-miúda mais discreto e aposto para tais  autos que vós? Quem com mais urgentes razões proporia nosso agravo e a  desonra e vilta de el-rei do que vós o fizestes hoje na mostra que demos ao  paço esta tarde?

— Alcácer, alcácer!, pelo nosso capitão Fernão Vasques — bradou  uníssona a chusma.

— Fico-vos obrigado, mestre Bartolomeu Chambão! — replicou Fernão  Vasques, sossegando o tumulto. — Pelo razoado de hoje terei em paga a  forca, se a adúltera chega a ser rainha: pelo de amanhã terei as mãos decepadas  em vida, se el-rei com as suas palavras mansas e enganosas souber apaziguar o  povo. E tende vós por averiguado, mestre Bartolomeu, que o carrasco sabe  apertar melhor o nó da corda na garganta que eu o ponto em peitilho de saio  ou em costura de redondel ou pelote, e que o cutelo do algoz entra mais rijo  no gasnete de um cristão que a vossa enxó numa aduela de pipa!

— Nanja enquanto na minha aljava houver armazém, e a garrucha da besta  me não estourar — exclamou um besteiro do conto, cambaleando e  erguendo-se debaixo de um bufete, para onde o tinham derribado certas  perturbações de entusiasmo político.

Amen, dico vobis! — gritou um beguino, cujas faces vermelhas e voz de  estertor brigavam com o hábito de grosseiro burel e com as desconformes  camândulas que lhe pendiam da cinta.

— Olé, Frei Roy Zambrana, fala linguagem cristenga, se queres vir nesse  bodo por nossa esteira — bradou um petintal de Alfama que, segundo  parecia, capitaneava um grande troço de pescadores, barqueiros e baleotes  daquele bairro, então quase exclusivamente povoado de semelhante gente.

— Digo por linguagem — acudiu o beguino — que ninguém como mestre  Fernão Vasques é homem de cordura e sages para amanhã falar a el-rei  aguçadamente sobre o feito do casamento de Leonor Teles, do mesmo modo  que ninguém leva vantagem ao petintal Airas Gil em ousadia para fugir às  galés de Castela e para doestar os bons servos da igreja.

Era alusão pessoal. Uma risada ruidosa e longa correspondeu à mordente  desforra de Frei Roy, que abaixou os olhos com certo modo hipocritamente  contrito, semelhante ao gato que, depois de dar a unhada, vem roçar-se  mansamente pela mão que ensanguentou.

Frei Roy era também, como Airas Gil, um ídolo popular, e a má vontade que  parecia haver entre o beguino e o petintal nascera da emulação; de uma dúvida  cruel sobre a altura relativa do trono de encruzilhada, do trono de lama e  farrapos em que cada um deles se sentava.

Se, pois, aquela multidão não estivesse persuadida da superioridade intelectual  do alfaiate Fernão Vasques, a opinião desses dois oráculos não lhe teria  deixado a menor dúvida sobre isso. Todavia, nas palavras de ambos havia um  pensamento escondido; pensamento de raízes que nascera num dia, e num dia  lançara profundas raízes nos corações de ambos. O marinheiro e o eremita  tinham pensado ao mesmo tempo que, lisonjeando esse homem mimoso do  vulgo, tirariam juntamente dois resultados: o de ganharem mais crédito entre  este e o de aplanarem a estrada da forca ao novo rei das turbas, erguido, havia  poucas horas, sobre os broquéis populares.

Mas que auto era esse de que o povo falava? Sabê-lo-emos remontando um   pouco mais alto.

O amor cego de el-rei D. Fernando pela mulher de João Lourenço da Cunha,  Da Leonor Teles, havia muito que era o pasto saboroso da maledicência do  povo, dos cálculos dos políticos e dos enredos dos fidalgos. Ligada por  parentesco com muitos dos principais cavaleiros de Portugal, Da Leonor,  ambiciosa dissimulada e corrompida, tinha empregado todas as artes do seu  engenho pronto e agudo em formar entre a nobreza uma parcialidade que lhe   fosse favorável. Quanto a el-rei, a paixão violenta em que este ardia lhe  assegurava a ela o completo domínio no seu coração. Mas as miras daquela  mulher, cuja alma era um abismo de cobiça, de desenfreamento, de altivez e  de ousadia, batiam mais alto do que na triste vanglória de ver aos seus pés um  rei bom, generoso e gentil. Através do amor de D. Fernando ela só enxergava  o refulgir da coroa, e o homem sumia-se nesse esplendor. O nome de rainha  misturava-se nos seus sonhos; era o significado de todas as suas palavras de  ternura, o resumo de todas as suas carícias, a ideia primordial de todas as suas  ideias. Leonor Teles não amava el-rei, como o provou o tempo; mas D.  Fernando cria no amor dela; e este príncipe, que seria um dos melhores  monarcas portugueses, e que a muitos respeitos o foi, deixou na história,  quase sempre superficial, um nome desonrado, por ter escrito esse nome na  horrível crônica da nossa Lucrécia Bórgia. Uma dificuldade, quase insuperável  para outra que não fosse D. Leonor, se interpunha entre ela e os seus  ambiciosos desígnios. Era casada! Um processo de divórcio por parentesco,  julgado por juízes afetos a D. Leonor ou que sabiam até alcançava a sua  vingança, a livrou desse tropeço. O seu marido, João Lourenço da Cunha,  aterrado, fugiu para Castela, e D. Fernando, casado, segundo se dizia, a ocultas  com ela, muito antes da época em que começa esta narrativa, viu enfim  satisfeito o seu amor insensato.

Aqueles dentre os nobres que ainda conservavam puras as tradições severas  dos antigos tempos indignavam-se pelo opróbrio da coroa e pelas   consequências que devia ter o repúdio da infanta de Castela, cujo casamento  com el-rei, ajustado e jurado, este desfizera com a leveza que se nota como  defeito principal no caráter de D. Fernando. Entre os que altamente  desaprovavam tais amores, o infante D. Dinis, o mais moço dos filhos de D.  Inês de Castro, e o velho Diogo Lopes Pacheco eram, segundo parece, os  cabeças da parcialidade contrária a D. Leonor: aquele pela altivez do seu  ânimo; este por gratidão a D. Henrique de Castela, em quem achara amparo e  abrigo no tempo dos seus infortúnios, e que o salvara da triste sorte de Álvaro  Gonçalves Coutinho e de Pêro Coelho, seus companheiros no patriótico  crime da morte de D. Inês.

O casamento de el-rei, ou verdadeiro ou falso, era ainda um rumor vago, uma  suspeita. Os nobres, porém, que o desaprovavam souberam transmitir ao  povo os próprios temores, e a agitação dos ânimos crescia à medida que os  amores de el-rei se tornavam mais públicos. D. Fernando tinha já revelado aos  seus conselheiros a resolução que tomara, e estes, posto que a princípio lhe  falassem com a liberdade que então se usava nos paços dos reis, vendo as suas  diligências baldadas, contentaram-se de condenar com o silêncio essa mal- aventurada resolução. O povo, porém, não se contentou com isso.

Conforme as ideias daquele tempo, além das considerações políticas,  semelhante consórcio era monstruoso aos olhos do vulgo, por um motivo de  religião, o qual ainda de maior peso seria hoje, como o será em todos os  tempos em que a moral social for mais respeitada do que o era naquela época.  

Tal consórcio constituía um verdadeiro adultério, e os filhos que dele  procedessem mal poderiam ser considerados como infantes de Portugal e, por  consequência, como fiadores da sucessão da Coroa.

A irritação dos ânimos, assoprada pela nobreza, tinha chegado ao seu auge, e a  cólera popular rebentara violenta na tarde que precedeu a noite em que  começa esta história.

Três mil homens se tinham dirigido tumultuariamente às portas do paço,  dando apenas tempo a que as cerrassem. A vozearia e o estrépido que fazia  aquela multidão desordenada assustou el-rei, que por um seu privado mandou  perguntar o que "lhes prazia e para que estavam assim reunidos". Então o  alfaiate Fernão Vasques, "capitão e procurador por eles", como lhe chama  Fernão Lopes, afeiou em termos violentos as intenções de el-rei liberalizando  a D. Leonor os títulos de má mulher e feiticeira e asseverando que o povo  nunca havia de consentir no seu casamento adúltero. A arenga rude e  veemente do alfaiate orador, acompanhada e vitoriada de gritas insolentes e  ameaçadoras do tropel que o seguia, moveu el-rei a responder com  agradecimento às injúrias, e a afirmar que nem D. Leonor era sua mulher, nem  o seria nunca, prometendo ir na manhã seguinte aclarar com eles este negócio  no Mosteiro de S. Domingos, para onde os emprazava. Com tais promessas,  pouco a pouco se aquietou o motim, e ao cair da noite o terreiro de a par S.  Martinho estava em completo silêncio. Como se, na solidão, el-rei quisesse  consultar consigo o que havia de dizer ao seu bom e fiel povo de Lisboa, as   vidraças coradas das esguias janelas dos paços reais, que vertiam quase todas  as noites o ruído e o esplendor dos saraus, cerradas nesta hora e caladas como  sepulcro, contrastavam com o reluzir dos fachos, com o estrépido das ruas,  com o rir das mulheres perdidas e dos homens embriagados, com o perpassar  contínuo dos magotes e pinhas de gente que se encontravam, uniam,  separavam, retrocediam, vacilavam, ficavam imóveis, aglomeravam-se para se  desfazer, desfaziam-se para se aglomerar de novo, sem vontade e sem  constrangimento, sem motivo e sem objeto, vulto inerte, movido ao acaso,  como as vagas do mar, tempestuoso e irrefletido como elas. Feroz na sua  cólera razoada, ferocíssimo no seu rir insensato, o vulgo passava, rei de um  dia. Esse ruído, essa vertigem que o agitava era o seu baile, a sua festa de  triunfo; e as estrelas de serena noite de Agosto, semelhantes a lâmpadas  pendentes de abóbada profunda, iluminavam o sarau popular, as salas do seu  folguedo, a praça e a encruzilhada. Era conjuntamente truanesco e terrível.

Na taberna de micer Folco (onde deixamos as personagens principais desta  história, para inserir, talvez fora de lugar, o prólogo ou introdução a ela) as  aclamações frenéticas dos populares tinham tornado indubitável que o  "propoedor" para o juntamento do dia seguinte devia ser o muito avisado e  sages mestre Fernão Vasques. Frei Roy era de todos os circunstantes o que  mais parecia ter a peito esta escolha, e o petintal Airas Gil ajudava-o  poderosamente com o ruído dos amplos pulmões dos galeotes de Alfama,  contraídos como em voga arrancada, vitoriando o seu capitão. O alfaiate não  pôde resistir, nem, porventura, tinha vontade disso, a tanta popularidade e, em  pé sobre o escabelo, com a cabeça levemente inclinada para o peito, numa  postura entre de resignação e de bem-aventurança, tremulava-lhe nos lábios  semi-abertos um sorriso que revelava uma parte dos mistérios do seu coração.  Enfim, quando a grita começou a serenar, Fernão Vasques ergueu a cabeça e  com aspeto grave deu sinal de que ainda pretendia falar.
  
Fez-se de novo silêncio.

— Seja, pois, como quereis — disse o alfaiate —, mas vede o grão risco a  que me ponho por vós outros. Falarei a el-rei com liberdade portuguesa;  proporei vosso agravo e a desonra e feio pecado da sua real senhoria: mas é  necessário que vós todos quantos aí sois estejais de alcateia e ao romper da  alva no alpendre de São Domingos. Dizem que a adúltera é mulher de grande  coração e ousados pensamentos; em Lisboa estão muitos cavaleiros seus  parentes e parciais. Besteiros deste concelho, que não vos esqueçam em casa  vossas bestas e aljavas! Peoada de Lisboa, levai vossas ascumas! Os tons e  engenhosos do castelo — acrescentou o alfaiate em voz mais baixa e hesitante  — não vos apoquentarão, ainda que el-rei o quisesse, porque o alcaide-mor  João Lourenço Bubal não é dos afeiçoados a Dona Leonor Teles. Santa Maria  e Sant'Iago sejam convosco! Alcácer, alcácer pela arraia-miúda! A repousar,  amigos!

— Alcácer, alcácer — respondeu a turbamulta.

— Morra a comborça! — gritou Airas Gil com voz de trovão.

— Morra a comborça! — repetiram os galeotes e as virtuosas matronas  dos coromens de arrás e cintos pretos que assistiam aquele conclave.

— Olha, Airas, que São Martinho fica perto, e contam que D. Leonor tem  ouvido subtil — disse Frei Roy ao petintal com um sorriso diabólico.

Dor de levadigas te consuma, echacorvos! — replicou o petintal. Quando eu  quero que me ouçam é que falo alto. Alcácer pela sua senhoria o bom rei D.  Fernando! Deus o livre de Castela e de feitiços!

O petintal emendava a mão como podia. E entre morras e alcáceres; entre  risadas e pragas; entre ameaças vãs e insultos inúteis, aquela vaga de povo  contida na taberna de micer Folco espraiou-se pelas ruas, derivou pelas  quelhas, vielas e becos, e embebeu-se pelas casinhas e choupanas que nessa  época jaziam, não raro, deitadas junto às raízes dos palácios na velha e  opulenta Lisboa.

Com os braços cruzados, o alfaiate contemplava aquela multidão, que  diminuía rapidamente, e cujo sussurro, alongando-se, era comparável ao  gemido do tufão que passa de noite pelas sarças da campina. Ainda ele tinha  os olhos fitos no portal por onde saíra o vulto indelineável chamado povo, e  já ninguém aí estava, salvo os dois cavaleiros, que se tinham conservado   imóveis na mesma postura que tinham tomado, e Frei Roy, que se estirara  sobre um dos bufetes e já roncava e assobiava, como em sono profundo.

Os dois cavaleiros ergueram-se e descobriram os rostos: a um ainda a barba  de homem não pungia nas faces; o outro, na alvura das melenas brancas, que  trazia caídas sobre os ombros à moda de Castela, e no rosto sulcado de rugas  certificava ser já bem larga a história da sua peregrinação na Terra.

O mancebo olhou para Fernão Vasques, que parecia absorto, e depois para o  velho, com um gesto de impaciência. Este olhou também para ele e sorriu-se.  Depois o ancião chamou o alfaiate em voz baixa, mas percetível.

Este, como se caísse em terra da altura dos seus pensamentos, estremeceu e,  saltando do escabelo, onde ainda se conservava em pé, encaminhou-se  rapidamente para os dois cavaleiros.

— Senhor infante, que a vossa mercê em perdoe e o senhor Diogo Lopes  Pacheco! À fé que, no meio deste arruído, quase me esquecera de que éreis  aqui. Estais desenganados pelos vossos olhos de que posso responder pelo  povo, e de que amanhã não faltarão em São Domingos?

— Na verdade — respondeu o mancebo — que tu governas mais nele que  o meu irmão, com ser rei! Veremos se amanhã te obedecem, como te  obedeceram hoje.

— És um notável capitão — acrescentou Diogo Lopes, rindo e batendo  no ombro do alfaiate.

— Se fosses capaz de reger assim em hoste uma bandeira de homens de  armas, merecerias a alcaidaria de um castelo.

— Que só entregaria, no alto e no baixo, irado e pagado, de noite ou de  dia, àquele que de mim tivesse preito e menagem.

— Bem dito! — interrompeu o velho Pacheco, no mesmo tom em que  começara. — Se te negarem, não será por não trazeres já bem estudadas as  palavras do preito. Tem a certeza de que hás de ir longe, Fernão Vasques;  muito longe! Assim eu a tivera de que não me será preciso coser à ponta do  punhal a boca de quem ousar dizer que o infante Dom Dinis e Diogo Lopes  Pacheco cruzaram esta noite a porta da taberna do genovês Folco Taca.

Quando estas últimas palavras, proferidas lentamente, saíram dos lábios do  que as proferia, os roncos e assobios do beguino que dormia foram mais  rápidos e trêmulos.

— Quem é aquele echacorvos? — prosseguiu Diogo Lopes, apontando  para Frei Roy, com gesto de desconfiança.

— É um dos nossos — respondeu o alfaiate —, um dos que mais têm  encarniçado a arraia-miúda contra a feiticeira adúltera. Na assuada desta tarde  foi dos que mais gritaram em frente dos Paços de El-Rei. Por este respondo  eu. Não ireis, senhor Diogo Lopes de lhe coser a boca à ponta do vosso  punhal.

— Responde por ti, honrado capitão de arraia-miúda — replicou o velho  cortesão. — Quem me responde por ele é o seu dormir profundo: quem me  responderia por ele, se, acordando, nos visse aqui, seria este ferro que trago na  cinta. Agora o que importa. Enquanto amanhã el-rei se demorar em São  Domingos, um troço da arraia-miúda e besteiros há de acometer o paço, e, ou  do terreiro ou rompendo pelos aposentos interiores, é necessário que uma  pedra perdida, um tiro em algum corredor escuro nos assegure que el-rei não  pode deixar de atender às súplicas dos seus leais vassalos e dos cidadãos de  Lisboa.

— Morta! — exclamou o infante, com um gesto de horror. — Não, não,  Diogo Lopes; não ensanguenteis os paços do meu irmão, como...

— Como ensanguentei os Paços de Santa Clara — atalhou Pacheco —,  dizei-o francamente; porque nem remorsos me ficaram cá dentro. Senhor  infante, vós esquecestes-vos disso, porque eu posso e valho com el-rei de  Castela! Senhor infante, a ambição tem que saltar muitas vezes por cima dos  vestígios de sangue! Vós passaste avante e não vistes os do sangue da vossa  mãe! Porque hesitareis, ao galgar os do sangue de Leonor Teles? Senhor,  infante, quem sobre por sendas íngremes e por despenhadeiros tem a certeza  de precipitar-se no fogo, se covardemente recua.

D. Dinis tinha-se tornado pálido como cera. Não respondeu nada: mas dos  olhos rebentaram-lhe duas lágrimas.

Fernão Vasques escutou a preleção política do velho matador de D. Inês de  Castro com religiosa atenção. E resolveu lá consigo não se deixar cair no fojo.

— Far-se-á como apontais — disse ele, falando com Diogo Lopes —,  mas, se os homens de armas e besteiros de João Lourenço Bubal descerem do  castelo...

— Não te disse, ainda há pouco, que João Lourenço ficaria quieto no meio  da revolta? Podes estar sossegado, que não te certifiquei disso para animares o  povo. E a realidade. Agora trata de dispor as coisas para que não seja um dia  inútil o dia de amanhã.

Pegando então na mão do infante, o feroz Pacheco saiu da taberna e tomou  com ele o caminho da alcáçova. Fernão Vasques ficou um pouco cismado:  depois saiu, dirigindo-se para a Porta do Ferro e repetindo em voz baixa:

— Não me precipitarei no fojo!

Passados alguns instantes de silêncio, Frei Roy levantou devagarinho a cabeça,  sentou-se no bufete e pôs-se a escutar: depois saltou para o chão, apagou a  lâmpada que ardia no meio da casa, abandonada por Folco Taca, logo que o  povo tumultuariamente a inundara, chegou à porta, escutou de novo alguns  momentos, manso e manso encaminhou-se para a torre da Sé da banda do   norte e, como um fantasma, desapareceu cosido com a negra e alta parede da  catedral.


II

O BEGUINO
  
Quem hoje passa pela cadeia da cidade de Lisboa, edifício imundo, miserável,  insalubre, que por si só bastara a servir de castigo a grandes crimes, ainda vê  na extremidade dele umas ruínas, uns entulhos amontoados, que separa da rua  uma parede de pouca altura, onde se abre uma janela gótica. Esta parede e esta  janela são tudo o que resta dos antigos Paços de a par S. Martinho, igreja que  também já desapareceu, sem deixar, sequer, por memória um pano de muro,  uma fresta de outro tempo. O Limoeiro é um dos monumentos de Lisboa  sobre que revoam mais tradições de remotas eras. Nenhuns paços dos nossos  reis da primeira e da segunda dinastia foram mais vezes habitados por eles.  Conhecidos sucessivamente pelos nomes de "Paços de El-Rei", "Paços dos  Infantes", "Paços da Moeda", "Paços do Limoeiro", a sua história vai sumir-se  nas trevas dos tempos. São da era mourisca? Fundaram-nos os primeiros reis  portugueses? Ignoramo-lo. E que muito, se a origem de Santa Maria Maior, da  venerando catedral de Lisboa, é um mistério! Se, transfigurada pelos  terramotos, pelos incêndios e pelos cônegos, nem no seu arquivo queimado,  nem nas suas rugas caiadas e douradas pode achar a certidão do seu  nascimento e dos anos da sua vida! Como as da igreja, as ruínas da monarquia  dormem em silêncio à roda de nós, e, envolto nos seus eternos farrapos, o   povo vive eterno em cima ou ao lado delas, e nem sequer indaga porque  jazem aí!

Na memorável noite em que se passaram os sucessos narrados no capítulo  antecedente, essa janela dos Paços de El-Rei era a única aberta em todo o  vasto edifício, mas calada e escura, como todas as outras. Só, de vez em  quando, quem para lá olhasse atento do meio do terreiro enxergaria o que  quer que fosse, alvacento, que ora se chegava à janela, ora se retraía. Mas o  silêncio que reinava naqueles sítios não era interrompido pelo menor ruído.  De repente, um vulto chegou debaixo da janela e bateu devagarinho as  palmas: a figura alvacenta chegou à janela, debruçou-se, disse algumas palavras  em voz baixa, retirou-se, tornou a voltar e pendurou uma escada de corda que  segurou por dentro. O vulto que chegara subiu rapidamente, e ambos  desapareceram através dos corredores e aposentos do paço.

Em um destes últimos, iluminado por tochas seguras por longos braços de  ferro chumbados nas paredes, passeava um homem de meia idade e gentil  presença. Os seus passos eram rápidos e incertos, e o seu aspeto carregado.  De vez em quando, parava e escutava a uma porta, cujo reposteiro se meneava  levemente; depois continuava a passear, parando, às vezes, com os braços  cruzados e como entregue a pensamentos dolorosos.

Por fim, o reposteiro ondeou de alto a baixo e franziu-se no meio; mão alva  de mulher o segurava. Esta entrou, e após ela um homem alto e robusto,   vestido de burel e cingido de cinto de esparto, de onde pendiam umas grossas  camândulas. A dama atravessou vagarosamente a sala e foi sentar-se num  estrado de altura de palmo, que corria ao longo de uma das paredes do  aposento. O homem que passeava sentou-se também, no único escabelo que  ali havia. Frei Roy, que o leitor já terá conhecido, ficou ao pé da porta por  onde entrara, com a cabeça baixa e em postura abeatada.

— Aproxima-te, beguino! — disse com voz tremula el-rei; porque era el-rei D. Fernando o homem que se sentara.

— Frei Roy deu uns poucos passos para diante.

— Que há de novo? — perguntou el-rei.

— O povo cada vez está mais alvorotado e jura falar rijamente amanhã a  vossa senhoria. Mas essa não é a pior nova que eu trago!

— Fala, fala, beguino! — acudiu el-rei, estendendo a mão convulsa para o  echacorvos.

— É que amanhã, enquanto vossa senhoria estiver em São Domingos, o  áco será acometido. Pretendem matar...

— Mentes, beguino! — gritou a dama, erguendo-se do estrado de um  salto, semelhante a tigre descoberto pelos caçadores nos matagais da Ásia. —  Mentes! Podem não me querer rainha: mas assassinar-me! Isso é impossível.  Amo muito o povo de Lisboa; tenho-lhe feito as mercês que posso, não me há   de odiar assim de morte. Os fidalgos podem persuadi-lo a opor-se ao nosso  casamento; mas nunca a pôr mãos violentas na pobre Leonor Teles.

— Provera a Deus que eu mentisse hoje. Seria a primeira vez na minha  vida — replicou o echacorvos, com ar contrito. — Mas ouvi com os meus  ouvidos a ordem para o feito e a promessa da execução, haverá três credos, na  taberna de Folco Taca.

— Miseráveis! — bradou, erguendo-se também, el-rei, a quem o risco da  sua amante restituíra por um momento a energia. — Miseráveis! Querem  sobre a cerviz o jugo de ferro do meu pai? Tê-lo-ão. Quem ousa ordenar tal  coisa?

— Diogo Lopes Pacheco, do vosso conselho, o disse ao alfaiate Fernão  Vasques, o coudel dos revoltosos, e o vosso irmão D. Diais estava, também,  com eles — respondeu Frei Roy.

O beguino era o espia mais sincero e imperturbável de todo o mundo.

— Velho assassino! — exclamou D. Fernando —, cobriste de luto eterno  o coração do pai: queres cobrir o do filho. E tu, Dinis, que eu amei tanto,  também entre os meus inimigos! Leonor, que faremos para te salvar?!  Aconselha-me tu, que quase que enlouqueci!

O pobre e irresoluto monarca cobriu o rosto com as mãos, arquejando  violentamente. D. Leonor, cujos olhos centelhantes, cujos lábios  esbranquiçados revelavam mais ódio que terror, lançou-lhe um olhar de  desprezo e, em tom de mofa, respondeu:

— Sim, senhor rei, na falta dos vossos leais conselheiros, posso eu, triste  mulher, dar-vos um bom conselho. Acordai vossos pajens, que vão pregar um  poste à porta destes paços, e mandai-me amarrar a ele, para que o vosso bom  povo de Lisboa possa despedaçar-me tranquilamente amanhã, sem profanar  os vossos aposentos reais. Será mais uma grande mercê que lhe fareis em  recompensa do seu amor à vossa pessoa, da sua obediência aos vossos  mandados.

— Leonor, Leonor, não me fales assim, que me matas! — gritou D.  Fernando deitando-se aos pés de D. Leonor e abraçando-a pelos joelhos com  um choro convulso. — Que te fiz eu para me tratares tão cruelmente?

— Dom Fernando, lembra-te bem do que te vou dizer! O povo ou se rege  com a espada do cavaleiro, ou ele vem colocar a ascuma do peão sobre o  trono real. Quem não sabe brandir o ferro cede; deixa-o reinar.

— Tens razão, Leonor! — disse D. Fernando, enxugando as lágrimas e  alçando a cara nobre e formosa, onde se pintava a indignação. — Serei filho  de Dom Pedro, o Cruel; serei sucessor do meu pai. Eu mesmo vou ao alcáçar  examinar os engenhos mais valentes que cubram o terreiro de São Martinho   de pedras, de virotões e de cadáveres: os montantes e as bestas dos homens de  armas e besteiros do meu alcaide-mor de Lisboa farão o resto. João Lourenço  Bubal será fiel ao seu rei. Se necessário for, com as minhas próprias mãos  ajudarei a pôr fogo à cidade, para que nem um revoltoso escape. Adeus,  Leonor: conta que serás vingada.

D. Fernando voltou-se rápido para a porte do aposento. Frei Roy estava  imóvel diante dele.

— João Lourenço Bubal — disse o espia, sem mudar de tom nem de gesto — é dos revoltosos. Ouvi-o da boca do próprio Diogo Lopes, que o certificou  a Fernão Vasques. Os trons do alcácer estão desaparelhados, e a maior parte  dos homens de armas e besteiros do alcaide-mor eram na taberna de Folco  Taca os mais furiosos contra a que eles chamam...

— Cala-te, beguino — gritou el-rei, empurrando-o com força e  procurando tapar-lhe a boca.

O echacorvos parou onde o impulso recebido o deixou parar e ficou outra fez  imóvel diante de D. Fernando, a quem este último golpe lançava de novo na  sua habitual perplexidade.

— ... a adúltera — prosseguiu Frei Roy acabando a frase, porque ainda a  devia, e era escrupuloso e pontual no desempenho do seu ministério.  

— Beguino! — atalhou D. Leonor, com voz trêmula de raiva —, melhor  fora que nunca essa palavra te houvesse passado pela boca; porque, talvez, um  dia ela seja fatal para os que a tiverem proferido.

— Mas que faremos?! — murmurou el-rei com gesto de indizível agonia.

— Havia ainda há pouco três expedientes — respondeu D. Leonor,  recobrando aparente serenidade —, combater, ceder, fugir. O primeiro é já  impossível; o segundo! ... Porque não o aceitas, Fernando? Prestes estou para  tudo. Não me verás mais, ainda que, longe de ti, por certo estalarei de dor.  Cede à força: os teus vassalos o querem; qué-lo o teu povo. Esquece-te para  sempre de mim!

— Esquecer-me de ti? Não te ver mais? Nunca! Obedecer à força? Quem  há aí que ouse dizer ao rei de Portugal: "Rei de Portugal, obedece à força"? Os  peões de Lisboa?! Porque sou manso na paz, não creem que a minha espada  no campo da batalha corte arneses, como a do melhor cavaleiro? Bons  escudeiros e homens de armas da minha hoste, por onde andais derramados?  Dormis por vossas honras e solares? O povo vos acordará, como me acordou  a mim; bramirá, como os lobos da serra, ao redor das vossas moradas; saltar-vos-á no meio dos vossos banquetes, por entre o ruído dos vossos folgares.  No ardor dos vossos amores, dir-vos-á: "Desamai!" Ele ousa já dizê-lo ao seu  rei e senhor... Oh, desgraçado de mim, desgraçado de mim!

— Não queres, pois, deixar-me entregue à minha estrela? — disse D.  Leonor, com voz entre de choro e de ternura, abraçando pelo pescoço o  pobre monarca e chegando a sua cara suave e pálida às faces afogueadas de D.  Fernando, que, numa espécie de delírio, olhava espantado para ela.

— Não, não! Viver contigo ou morrer contigo. Cairei do trono ou tu  subirás a ele.

Um sorriso quase imperceptível se espraiou pelo rosto de Leonor Teles, que,  recuando e tomando uma postura resoluta e ao mesmo tempo de resignação,  prosseguiu com voz lenta, mas firme:

— Então resta o fugir.

— Fugir! — exclamou el-rei. E só esta palavra era mais expressiva que  narração bem extensa dos atrozes martírios que o mal-aventurado curtia no  coração irresoluto, mas generoso, com a ideia de um feito, vil e covarde em  qualquer escudeiro, vilíssimo num rei de Portugal, num neto de Afonso IV.

El-rei olhou para ela um momento. Era sereno o seu rosto angélico,  semelhante ao de uma dessas virgens que se encontram nas iluminuras de  antigos códices, o segredo de cujos toques, perdido no fim do século décimo  quinto, a arte moderna a muito custo pôde fazer ressurgir. O mais esperto  fisionomista dificultosamente adivinharia a negrura de alma que se escondia  debaixo das puras e cândidas feições de D. Leonor, se não uniam entre os   sobrolhos, contraindo-se e deslizando-se rapidamente como as vesículas  peçonhentas das fauces de uma víbora.

— Seja, pois, assim! Fujamos — murmurou D. Fernando com o tom e  gesto com que o supliciado daria do alto do patíbulo o perdão ao algoz.

D. Leonor tirou do largo cinto com que apertava a airosa cintura uma bolsa de  ouropel e atirou com ela aos pés do beguino, que, de mãos cruzadas sobre o  peito e os olhos semi-abertos cravados na abóbada do aposento, parecia  extático e engolfado nos pensamentos sublimes do céu.

— Vinte dobras de Dom Pedro pelo teu soldo, beguino: vinte pelo teu  silêncio. O resto da recompensa tê-lo-ás um dia, se a adúltera atravessar  triunfadora o portal por onde vai sair fugitiva.

O rir afável de que estas palavras foram acompanhadas disseram correr um  calafrio pela medula espinal do echacorvos, cujas pernas vacilaram. Mas o  contato das quarenta dobras que uniu imediatamente ao peito debaixo do  escapulário lhe restituiu o vigor natural.

El-rei havia-se sentado, quase desfalecido, no escabelo único do aposento, e o  seu aspeto demudado infundia ao mesmo tempo terror e compaixão. Quando  o beguino levantou a bolsa, D. Fernando fitou nele os olhos e estendeu a mão  para o reposteiro, sem dizer palavra.

Frei Roy curvou a cabeça, cruzou de novo as mãos sobre o peito e, recuando  até à porta, desapareceu no corredor escuro por onde entrara.

Apenas os passos lentos e pesados do echacorvos deixaram de soar, D.  Leonor encaminhou-se para uma janela que dava para um vasto terrado e  afastou a cortina que servia durante o dia de mitigar a excessível luz do sol. A  noite ia no meio do seu curso, como o indicava o mortiço das tochas, que mal  iluminavam o aposento, e a Lua, já no minguante, começava a subir na  abóbada do firmamento, mergulhando no seu clarão sereno o brilho  esplêndido das estrelas. A janela estava aberta, e o escabelo de el-rei ficava  próximo e carairo: o luar batia de chapa no rosto belo e triste de D. Fernando,  que, embebido no seu amargurado pensar, parecia alheio ao que se passava à  roda dele e esquecido de que lhe restavam poucas horas para poder levar a  cabo a resolução que tomara. Leonor Teles, encostada ao mainel da janela,  pôs-se a olhar atentamente. A cidade dormia, e apenas o ladro de algum cão  cortava aquela espécie de zumbido que é como o respirar noturno de uma  grande povoação que repousa. Lá em baixo, uma faixa tremula, semelhante a  uma ponta de luz, cortava obliquamente o Tejo, de onde mais largo se curvava  pela margem esquerda. Os mastros de milhares de navios, emparelhados com  a cidade, desde Sacavém até o promontório onde campeava, fora dos  arrabaldes, o Mosteiro de S. Francisco, formavam uma espécie de floresta  lançada entre a cidade e a sua imensa baía. Desde o terrado para o qual dava a  janela até o rio, o bairro dos judeus, pendurado pela encosta íngreme e   fechado com traveses e cadeias nos topos das ruas, desenhava uma espécie de  triângulo, cuja base assentava sobre o lanço oriental da muralha mourisca, e  cujo vértice, voltado para ocidente, se coroava com a sinagoga, abrigada à  sombra do vulto disforme da catedral. Pouco distante do terrado, entre o  palácio e a judiaria, a claridade da Lua batia de chapa num terreiro irregular,  rodeado de mesquinhas e meio arruinadas casas, que pela maior parte  pareciam desabitadas. No meio dele, o que quer que era se erguia semelhante  ao arco de um portal romano. Parecia ser uma ruína, um fragmento de edifício  da antiga Olisipo, que esquecera ali aos terremotos, às guerras e aos incêndios,  e ao qual finalmente chegara a sua hora de desabafar, porque uma alta escada  de mão estava encostada à verga que assentava sobre os dois pilares laterais e  os unia, como se ali a tivessem porto para, em amanhecendo, os obreiros  poderem subir acima e derribarem-no em terra.

Era para esse vulto que D. Leonor se pusera a olhar atentamente.

Depois voltou o rosto para el-rei, que, com a cabeça baixa, os braços  estendidos e as mãos encurvadas sobre os joelhos, parecia vergar sobre o peso  da sua amargura: contemplou-o com um gesto de compaixão por alguns  momentos e, estendendo para ele os braços, exclamou:

— Fernando!

Havia no tom com que foi proferida esta única palavra um mundo de amor e  voluptuosidade; mas, no meio da brandura da voz de Leonor Teles, havia  também uma corda áspera; alguma coisa do rugir do tigre.

El-rei deu um estremeção, como se pelos membros lhe houvera coado uma  faísca elétrica; ergueu-se, e atirou-se a chorar aos braços de Leonor Teles.  

— Amanhã — disse ele com voz afogada — o rei mais desonrado da cristande serei eu: o cavaleiro mais vil das Espanhas será Dom Fernando de  Portugal. Que me resta? Só o teu amor; mais nada. Porque não me pedem  antes a coroa real, que para mim tem sido coroa de espinhos? Dera-a de boa  vontade. Oh, Leonor, Leonor!, serias a mulher mais perversa, se um dia me  atraiçoasses.

Um beijo da adúltera cortou as lástimas de el-rei. A formosura desta mulher  tinha um toque divino à claridade da lua. D. Fernando, embriagado de amor,  esqueceu-se de que poucas horas lhe restavam para fugir do seu povo  enganado e ludibriado por ele.

— Fernando! — prosseguiu D. Leonor —, jura-me ainda uma vez que  serás sempre meu, como eu serei sempre tua.

Dizendo isto, afastou-o brandamente de si.

— Juro-to uma e mil vezes pela fé de leal cavaleiro que até hoje fui. Juro-to  pelo céu que nos cobre. Juro-to pelos ossos do meu nobre e valente avô, que   ali dorme junto do altar-mor da Sé, debaixo das bandeiras infiéis que  conquistou no Salado. Juro-to por mais que tudo isso: juro-to pelo meu amor!

— Bem está, rei de Portugal! — atalhou D. Leonor. — Agora só uma  coisa me resta para te pedir. Não é favor; é justiça.

— Não me peças Lisboa, que essa sabe Deus se tornará a ser minha, rica,  povoada e feliz como eu a tornei, ou se repousarei ainda a cabeça nestes paços  dos meus antepassados, passando por cima das ruínas dela! Não me peças  Lisboa, que talvez amanhã deixe de um chamar seu rei: do resto de Portugal  pede-me o que quiseres.

— Quero que me dês as minhas arras: quero o preço do meu corpo,  conforme foro de Espanha.

— Vila Viçosa é alegre como um horto de flores, e Vila Viçosa dar-te-ei  eu. O Castela de Óbidos é forte e roqueiro, são numerosos e prestes para  defesa os seus engenhos, e o Castelo de Óbidos será teu. Sintra pendura-se  pela montanha entre lençóis de águas vivas, e respira o cheiro das ervas e  flores que crescem à sombra das penedias: podes ter pela tua a Sintra.  Alenquer é rica no meio das suas vinhas e pomares, e Alenquer te chamará  senhora.

— Guarda as tuas vilas, Dom Fernando, que eu não te peço em dote;  quero, apenas, uma promessa de coisa de bem pouca valia.  

— De muita ou de pouca, não me importa! Dar-te-ei o que me pedires.

D. Leonor estendeu a mão para a espécie de portada romana que se erguia  solitária no meio do terreiro deserto.

— É ali que tu me darás o preço do meu copo, se um dia a cerviz da  orgulhosa Lisboa se curvar debaixo do teu jogo real.

El-rei lançou um rápido volver de olhos para onde Leonor Teles tinha o braço  estendido, mas recuou horrorizado. O vulto que negrejava no meio do terreiro  era o patíbulo popular e peão: era a forca, tétrica, temerosa, maldita!

— Leonor, Leonor! — disse el-rei com som de voz cavo e débil —,  porque vens misturar pensamentos de sangue com pensamentos de amor?  Porque interpões um instrumento de morte e de afronta entre mim e ti?  Porque preferes o fruto do cadafalso às vilas e castelos de que te faço  senhora? Porque trocas a estola do clérigo que há de unir-nos pelo baraço  áspero do algoz?

— Rei de Portugal! — respondeu a mulher de João Lourenço da Cunha,  com um brado de furor —, ainda me perguntas porque o faço? Tu nunca  serás digno do cetro do teu pai! Queres saber porque junto pensamentos de  sangue a pensamentos de amor? É porque esses de quem eu o peço pediram  também o meu sangue. Queres saber porque interponho entre mim e ti um  instrumento de morte e de afronta? É porque o teu bom povo de Lisboa quis  também interpor entre nós a morte e saciar-me de afrontas. Queres que te   diga porque prefiro o fruto do cadafalso às vilas e castelos que me ofereces? É  porque para os ânimos generosos não há vender vinganças por ouro.  Vingança, rei de Portugal, te pede em dote a tua noiva! Jura-me que um dia os  teus vassalos que me perseguem serão também perseguidos, e que essa vil  plebe que cobre de injúrias e pragas o meu nome, porque te amo, o  amaldiçoem porque levo os seus caudilhos ao patíbulo. Este é o preço do meu  corpo. Sem esse preço, a neta de Dom Ordonho de Leão nunca será mulher  de Dom Fernando de Portugal.

E com um braço estendido para o lugar sem nome do suplício e com o outro  curvado, como quem afastava de si el-rei, esta mulher vingativa era sublime de  atrocidade.

— Tens razão, Leonor — disse por fim D. Fernando, depois de largo  silêncio, em que se afetos inconstantes do seu caráter volúvel mudaram  gradualmente. — Tens razão. A futura rainha de Portugal terá o seu  desagravo: as línguas que te ofenderam calar-se-ão para sempre; os corações  que te desejaram a morte deixarão de bater. No meu trono, até aqui de  mansidão e bondade, assentar-se-á a crueza. Com Judas, o traidor, seja eu  sepultado no Inferno, se faltar ao juramento que te faço de lavar em sangue a  tua e a minha injúria.

A estas palavras, o aspeto severo de D. Leonor Teles mudou-se num sorrir de  inexplicável doçura.

— Ah, como te hei de amar sempre! — murmurou ela. E estas palavras  caíam dos seus lábios meigos e suaves como o arrulhar de pomba amorosa.  Um beijo ardente, que sussurrou levado nas asas da brisa fresca da noite, selou  esse pacto de ódio e de extermínio.


III

UM BULHÃO E UMA AGULHA DE ALFAIATE 

O Sol, que havia mais de meia hora subira do Oriente, cingido da sua auréola  da vermelhidão, no meio da atmosfera turva e acinzentada de um dia dos fins  de Agosto, dava de chapa no rossio ou praça onde avultava o Mosteiro de S.  Domingos, rodeado de hortas oriente, e pelo de Valverde, ao norte. Já muitos  besteiros e peões armados de ascumas se derramavam ao longo da parede dos  paços de Lançarote Peçanha carairos ao mosteiro, descendo uns por entre as  vinhas de Almafala(*1), outros do arrabalde da Pedreira ou bairro do  Almirante(*2), outros da banda da alcáçova, outros, enfim, desembocando das  ruas estreitas e irregulares que iam dar à opulente e célebre Rua Nova (*3).

------------
[(*1) Hoje o Monte da Garça] 
[(*2) Hoje o bairro dentro da Rua Larga de S. Roque, Chiado, Rua do Ouro, Rossio e Calçada do Duque]
[(*3) Hoje Rua dos Capelistas]
------------

 Homens e mulheres apinhavam-se, aos dez e aos doze, no meio da praça, e às  bocas das ruas; falavam, meneavam-se, riam, chamavam-se uns aos outros. Às   vezes, aquela mó de gente, cujo vulto engrossava de minuto para minuto,  agitava-se como a superfície de um pego, passando o tufão. Incerta, vacilante,  informe, subitamente se configurava, alinhava-se e, semelhante a triângulo  enorme, a quadrela gigante desfechada de tom monstruoso, vibrava-se contra  a vasta alpendrada do mosteiro, cujas portas ainda estavam fechadas. Aí  hesitava, ondeava e retraía-se, como ressaltaria a folha cortadora de uma acha  de armas quando não pudesse romper as portas chapeadas de forte castelo.  Então aquela multidão tomava a forma de meia-luz, cujas pontas se  encurvavam pelos lados de Valverde e da Mouraria e vinham topar uma com  outra por baixo do bairro ladeirento da Pedreira, de onde, confundindo-se e  irradiando-se de novo, se espalhavam pela vastidão do terreiro. O povo, que  dorme às vezes por séculos, fora acometido de uma das suas raras insônias e  vivia essa possante vida da praça pública, em que de ordinário é ridículo e  feroz, mas em que não raro é sublime e terrível.

Era a manhã imediata à noite em que ocorreram os sucessos narrados   antecedentemente. O povo preparava-se para uma luta moral com o seu rei;  mas não se descuidara de vir prestes para uma luta física, se D. Fernando  quisesse apelas para esse último argumento. Era a primeira vez neste reinado  que a arraia-miúda dava mostras da sua força e reivindicava o direito de dizer  armada "não quero!" O elemento democrático erguia-se para influir  ativamente na monarquia; enxertava-se nela, como princípio político, a par da  aristocracia, que com a manopla de ferro arrojava a plebe contra o trono, sem   pensar que brevemente este, conhecendo assim a força popular, se valeria dela  para esmagar aqueles que ora sopravam os ânimos para a revolta e davam  nova existência ao vulgo.

A hora aprazada para a vinda de el-rei ainda não havia batido: mas o povo  orgulhoso da importância que subitamente se lhe dera, embevecido na ideia de  que obrigaria el-rei a quebrar os laços adulterinos que o uniam a Leonor Teles,  não media o tempo pelo curso do Sol, mas sim pelo fervor da sua  impaciência. Duas vezes se espalhava a voz de que D. Fernando chegara, e  duas vezes o povo correra para o alpendre do mosteiro. As portas da igreja  estavam, porém, fechadas, bem como a portaria e as estreitas e agudas frestas  do mosteiro gótico que, formado apenas de um pavimento térreo e humilde,  contrastava com a magnificência do templo, em cujas portadas profundas,  sobre os colunelos pontiagudos que sustinham os fechos e chaves da abóbada,  os animais monstruosos e híbridos, os centauros, os sátiros e os demônios,  avultados na pedra dos capitéis por entre as folhagens de carvalho e de lódão,  pareciam, com as visagens truanescas que nas faces mortas lhes imprimira o  escultor, escarnecerem da cólera popular, que, lenta como os estos do oceano,  começava a crescer e a trasbordar. Apenas, lá dentro, se ouviam de vez em  quando as harmonias saudosas do órgão e do cantochão monótono dos  frades, que ofereciam a Deus as preces matutinas. Era então que o povo  escutava: e retraía-se arrastado pelas blasfêmias e pragas que saíam de mil  bocas e que eram repelidas do santuário pelo sussurro dos cânticos que   reboavam dentro da igreja, e que transudavam por todos os poros do gigante  de pedra um murmúrio de paz, de resignação e de confiança em Deus.  

O povo, porém, era como os homens robustos do Gênesis: era ímpio, porque  era robusto.

O dia crescia, e crescia com ele a desconfiança. As notícias corriam  encontradas: ora se dizia que el-rei cedia aos desejos dos seus vassalos e dos  peões, e que viria anunciar ao povo a sua separação de Leonor Teles; ora, pelo  contrário, se asseverava que ele era firme em sustentar a resolução contrária.  Havia, até, quem asseverasse que na alcáçova e no terreiro de S. Martinho se  começavam a juntar homens de armas e besteiros. A cólera popular crescia,  porque a atiçava já o temor.

No meio de uma pilha de galeotes, carniceiros, pescadores, moleiros,  lagareiros e alfagemes, dois homens altercavam violentamente. Eram Airas Gil  e Frei Roy: objeto da disputa Fernão Vasques; arguente o petintal; defendeste  o beguino.

— Que não virá vos digo eu — gritava Airas Gil. — Disse-mo  Garciordonez, o mercador de panos que mora ao cabo da Rua Nova, aos  açougues, em frente das taracenas d’el-rei.

— Mentiu pela gorja, como um perro judeu — replicou Frei Roy. — Não  era Fernão Vasques homem que faltasse a este auto, tendo-o a arraia-miúda  elegido pelo seu propoedor.

— Medo ou dobras do paço podem tapar a boca aos mais ousados e fazê-los

dormir até desoras — retrucou o petintal.

— Que fazem falar as dobras do paço, seu eu — disse o beguino com riso  sardônico, lembrando-se do que nessa noite passara —: medo sabeis vós que  faz fugir; inveja sabemos nós todos que faz imaginar...

— Descaro e gargantoíce que faz mendigar — interrompeu Airas Gil,  vermelho de cólera, cerrando os punhos e descaindo para o echacorvos como  galé que vai aferrar outra em combate naval.

— E comunicado vos — murmurou Frei Roy, fazendo-se prestes para  resistir ao abalroar do petintal.

E o vulgacho que estava de roda ria e batia as palmas.

Nisto os gritos de alcácer!, alcácer!" reboaram para outro lado da praça: o  povo correu para lá. Os dois campeadores voltaram-se: era o alfaiate.

Sem dizer palavra, o beguino olhou com gesto de profundo desprezo para  Airas Gil e, tomando uma postura entre heroica e de inspirado, estendeu o  braço e o índex para o lugar onde passava Fernão Vasques. Depois, partiu  com a turbamulta que o rodeava, enquanto o petintal o seguia de longe lento e  cabisbaixo.

O alfaiate, cercado de outros cabeças do tumulto da véspera, encaminhou-se  para alpendrada de S. Domingos. Trazia vestida uma saia(*) de valencina  reforçada, calças de bifa, sapatos de pele de gamo, chapeirão de inglês com fita  de momperle e cinta de couro, tudo escuro, ao modo popular.

----------
[(*) Muitos dos trajes civis do século décimo quarto eram comuns a ambos os sexos, ou pelo menos tinham ambos comuns, como se pode verificar na lei de D. Afonso IV acerca dos trajes.]
 ---------

Com passos firmes subiu os degraus do alpendre. Dali, em pé, com os braços  cruzados, correu com os olhos a praça, onde entre o povo apinhado se fizera  repentino silêncio. Depois tirando o chapeirão, cortejou a turbamulta para um  e outro lado; os seus gestos e ademanes eram já os de um tribuno.

— Alcácer, alcácer pela arraia-miúda! Alcácer por el-rei Dom Fernando de  Portugal, se desfizer nosso torto e a sua vilta, senão!...

Esta exclamação de um alentado alfageme que estava pegado com a  balaustrada do alpendre foi repetida em grita confusa por milhares de bocas.

De repente, do lado da Rua de Gileanes, sentiu-se um tropear de carruagens,  que parecia correrem à rédea solta. Todos os olhos se voltaram para aquela  banda: muitos rostos empalideceram.

Uma voz de terror girou pelo meio das turbas. "São homens de armas de el- rei!" Aquele oceano de cabeças humanas redemoinhou, a estas palavras, e  começou a dividir-se como o mar Vermelho diante de Moisés. Num  momento viu-se uma larga faixa esbranquiçada cortar aquela superfície móvel  e escura: era ampla estrada que se abria por entre ela, desde a Rua de Gileanes  até S. Domingos. As paredes dessa estrada adelgaçavam-se rapidamente. Para  as bandas da Mouraria e da Pedreira, os becos e encruzilhadas apinhavam-se  de gente, e os reflexos dos ferros das ascumas populares, que erguidas  cintilavam ao sol, começaram a descer e a sumir-se, como as luzinhas das  bruxas em sítio brejoso aos primeiros assomos do alvorecer. Fernão Vasques  olhou em redor de si: estava só. Descorou, mas ficou imóvel.

Entretanto, o tropear aproximava-se cada vez com mais alto ruído. Os  besteiros do concelho postados ao longo dos Paços do Almirante eram,  talvez, os únicos em quem o terror não fizera profunda impressão: alguns já  tinham estendido sobre o braço da besta os virotes ervados e, revolvendo a  polé, faziam encurvar o arco para o tiro. Os besteiros de garrucha tinham já o  dente desta embebido na corda, prontos a desfechar ao primeiro refulgir dos  montantes nus dos cavaleiros e escudeiros reais. Do resto do povo, os  ousados eram os que recuavam; porque o maior número voltava as costas e  internava-se pelas azinhagas dos hortos de Valverde e das vinhas de Almafala  ou trepava pelas ruas escuras e malgradadas do bairro do Almirante.

Mas, no meio deste susto geral, aparecera um herói. Era Frei Roy. Ou fosse  imprudente confiança no cargo oculto que lhe dera D. Leonor, ou fosse  robustez de ânimo, ou fosse, finalmente, a persuasão de que o hábito de  beguino lhe serviria de broquel, longe de recuar ou titubear, correu para a  quina da rua de onde rompia o ruído e, mirando pela aresta do ângulo um  breve espaço, voltou-se para o povo e, curvando-se com as mãos nas ilhargas,  desatou em estrondosas gargalhadas.

Tudo ficou pasmado; mas, vendo e ouvindo o rir descompassado do  echacorvos, o povo começou a refluir para a praça. Aquelas risadas produziam  mais ânimo e entusiasmo que os "quarenta séculos vos contemplam" de  Napoleão na batalha das Pirâmides. Os amotinados recobraram num instante  toda a anterior energia.

Esta cera tinha sido rapidíssima: todavia, ainda grande parte dos populares  hesitava entre o ficar e o fugir, quando se reconheceu claramente a causa  daquele temor que apertara por algum tempo todos os corações. Era a Corte  que chegava.

Montados em mulas possantes, os oficiais da casa real, os ricos-homens,  conselheiros e juízes do Desembargo vinham assistir ao auto solene em que  da boca de el-rei a nação devia ouvir ou uma resolução conforme com os  desejos tanto da arraia-miúda como dos senhores e cavaleiros, ou a  confirmação de um casamento mal agourado por muitos nobres e por todos   os burgueses, e condenado, de não duvidoso modo, por estes últimos. No  meio das variadas cores dos trajos cortesões negrejavam as garnachas dos  letrados e clérigos do paço, e entre o reduzir dos esplêndidos arreios das  mulas alentadas e fogosas dos vassalos seculares, dos alcaides-mores e  senhores viam-se rojar os gualdrapas dos mestres em leis e degredos, dos  sabedores e letrados que constituíam o supremo tribunal da monarquia, a  cúria ou desembargo de el-rei.

A numerosa cavalgada atravessou o terreiro por entre o povo apinhado. Em  todos os rostos transluzia o receio acerca de qual seria o desfecho deste drama  terrível e imenso, em que entravam representantes de todas as classes sociais.

Entre os membros daquela lustrosa companhia distingui-a pelo seu porte  altivo o conde de Barcelos, D. João Afonso Telo, tio de D. Leonor, a quem  nos diplomas dessa época se dá por excelência o nome de "fiel conselheiro".  Quando os amores de el-rei com a sua sobrinha começaram, ele fizera, sincera  ou simuladamente, grandes diligências para desviar o monarca de levar avante  os seus intentos. D. Fernando persistia, todavia, neles, e então o conde,  juntamente com a infanta D. Beatriz e com D. Maria Teles, irmã de D.  Leonor, suscitara a ideia de a divorciar de João Lourenço da Cunha. O povo  sabia isto e, posto que houvesse estendido a sua má vontade a todos os  parentes de Leonor Teles, odiava principalmente o conde, como protetor  daqueles adúlteros amores. Foi, portanto, nele que se cravaram os olhos dos  populares, que, tendo-se em poucas horas elevado até à altura do trono,   ousavam, também, dar testemunho público do seu ódio contra o mais distinto  membro da fidalguia.

— Velha raposa, em que te pese, não será a adúltera rainha da boa terra de  Portugal! — gritava um carniceiro, voltando-se para uma velha que estava ao  pé dele, mas olhando de través para o conde, que perpassava.

— Leal conselheiro de barriguices, por quanto vendeste a honra do compadre Lourenço? — perguntava um alfageme, fingindo falar com um  vizinho, mas lançando também os olhos para D. João Afonso Telo.

— Que tendes vós com o lobo que empece ao lobo? — acudiu um  lagareiro calvo e curvado debaixo do peso dos anos. — Deixai-os morder uns  aos outros, que é sinal de Deys se amercear de nós.

— O que eles mereciam — interrompeu uma regateira — era serem  atagantados (açoitados) com boas tiras de couro cru.

— E ela, tia Dordia? — acrescentou um ferreiro. — Conheceis vós a  comborça? Às vezes a quisera eu: uma do alcaide no chumaço; outra do  coitado nas costas dela! (*)

----------- 
[(*) Segundo vários cadernos legais do nosso direito consuetudinário e municipal, em certos  casos aplicava-se às mulheres casadas a pena que reza o discurso do ferreiro. O alcaide vinha  a casa da criminosa, punha no chão um travesseiro, pegava numa vara e começava a bater   em cima dele, dando o compasso que o marido da culpada deveria coordenar enquanto batia  nas costas desta, pena que, com menos aparato, se aplicava também aos homens por muitos e  diferentes delitos.]
------------ 

— É costume, ergo direita a pena — notou um procurador, que  gravemente contemplava aquele espetáculo e que até ali guardara silêncio.

Estas injúrias, que, como o fogo de um pelotão, se disparavam ao longo das  extensas e fundas fileiras dos populares, iam ferir os ouvidos do conde de  Barcelos, que, fingindo não lhes dar atenção, empalidecia e corava  sucessivamente e mordia os beiços de cólera.

De vez em quando, o vociferar afrontoso da gentalha era afogado no ruído de  risadas descompostas, mais insolentes cem vezes que as injúrias; porque no rir  do vulgo há o que quer que seja tão cruel e insultuoso, que faz dar em terra o  maior coração e o ânimo mais robusto.

Entre os parciais de D. Leonor que vinham naquela comitiva viam-se, porém,  muitos fidalgos e letrados que ou eram pessoalmente seus inimigos ou, pelo  menos, desaprovavam alta e francamente a sua união com el-rei. Diogo Lopes  Pacheco era o principal entre eles, e o povo, ao vê-lo passar, saudou-o com  um murmúrio que foi como a recompensa do velho pelas desventuras da sua  vida, desventuras que devera a um caso análogo, a morte de D. Inês de  Castro.

Quando os fidalgos, cavaleiros e letrados da casa e conselho de el-rei se  apearam junto aos degraus do alpendre do mosteiro, o alfaiate, que viera  misturar-se com o povo logo que desembocaram na praça, subiu após eles e  esperou que se sentassem no extenso banco de castanho que corria ao longo  da alpendrada. Depois voltou-se para a multidão apinhada em redor:

— Se el-rei ainda não é presente — disse em voz inteligível e firme — aí  tendes para ouvir vossos agravamentos os senhores do seu conselho:  porventura que eles poderão dar-vos resposta em nome da sua senhoria, e ele  virá depois confirmar o seu dito.

— Senhor Fernão Vasques, sois o nossos propoedor: a vós toca falar —  replicou um do povo.

— Assim o queremos! Assim o queremos! — bradou a turbamulta.

O alfaiate voltou-se então para os cortesãos, conselheiros e letrados do  Desembargo de el-rei e disse:

— Senhores, a mim deram carrego estas gentes que aqui estão juntas de  dizer algumas coisas a el-rei nosso senhor que entendem pela sua honra e  serviço; e porque é direito escrito que, sendo as partes principais presentes, o  ofício de procurador deve cessar no que elas bem souberem dizer, vós outros  que sois principais partes neste feito, e a que isto mais tange que a nós, devíeis  dizer isto, e eu não: porém, não embargando que assim seja, eu direi aquilo de   que me deram carrego, pois vós outros em elo não quereis pôr mão,  mostrando que vos doeis pouco da honra e do serviço de el-rei...

— Cala-te, vilão! — bradou, erguendo-se, o conde de Barcelos, com voz  afogada da cólera, que já não podia conter —, se não queres que seja eu quem  te faça resfolgar sangue, em vez de injúrias, por essa boca sandia.

O velho Pacheco pôs-se também em pé, exclamando:

— Conde de Barcelos, lembrai-vos de que os burgueses têm por costume  antigo o direito de dizerem aos reis seus agravamentos, de se queixarem e de  os repreenderem. Nós somos menos que os reis.

Fernão Vasques tinha-se entretanto voltado para o povo apinhado ao redor  do alpendre, com o rosto enfiado, mas era de indignação, e tinha feito um  sinal com a cabeça. No mesmo instante o povo abrira uma larga clareira, e  quando os fidalgos e conselheiros, atentos para o conde e para Diogo Lopes,  voltaram os olhos para o rossio, ao tropear da multidão, um semicírculo de  mais de quinhentos besteiros e peões armados fazia uma grossa parede em  frente dos populares.

Fernão Vasques encaminhou-se então para D. João Afonso Telo e, com a  mão trêmula de raiva, segurando-o por um braço, disse-lhe:

— Senhor conde, vós sois que doestais os honrados burgueses desta leal  cidade na minha pessoas; porque eu nada fiz, senão repetir em voz alta o que   cada um e todos me ordenaram repetisse. O que propus não é meu. Eis seus  autores! Pelo que a mim toca, senhor conde, não receio vossas ameaças.  Quando o nobre despe o gibão de ferro para vestir o de tela, não sei eu se este  é mais forte que o do peão e se, também, a sua boca não pode golfar sangue,  como a de um pobre vilão.

D. João forcejava por desasir-se do alfaiate, procurando levar a mão à cinta,  onde tinha o punhal; mas Fernão Vasques era mais forçoso, e o conde já tinha  entrado na idade em que costuma minguar a robustez do homem. Não pôde  chegar com a mão ao cinto.

— Conde de Barcelos — prosseguiu o alfaiate, com um sorriso —, não  recorrais a esse argumento; porque eu também estou habituado a lidar com  ferros azerados, ainda que mais delgados e curtos que o vosso bulhão.

Estas últimas palavras, ditas em tom de escárnio, mal foram ouvidas: a grita na  praça era já espantosa; ares, produziam aquele rouco e grande brado da fúria  abismando-se por cavernas imensas.

Os fidalgos e letrados tinham rodeado os dois contendores: os parciais de D.  Leonor, o conde; os outros, cujo número era muito maior, o alfaiate. E tanto  estes como aqueles trabalhavam em apaziguá-los, posto que todos os ânimos  estivessem quase tão irritados como os dos dois contendores.

Finalmente, o conde cedeu. O aspeto da multidão, que se agitava furiosa,  contribuiu, porventura, mais para isso que todas as razões e rogativas dos   fidalgos e cavaleiros, atônitos com o espetáculos da ousadia popular: desta  ousadia que, menoscabando as ameaças do primeiro entre os nobres, era mais  incrível que a da véspera, a qual apenas se atrevera ao trono.

Que fazia, porém, o nosso beguino no meio destes prelúdios de uma eminente  assuada? É o que o leitor verá no seguinte capítulo.  


IV

MIL DOBRAS, PÉ-TERRA E TREZENTAS BARBUDAS 

Mal Fernão Vasques travara do braço do conde de Barcelos, e a grita popular  começara a atroar a praça, Frei Roy, escoando-se ao longo da parede do  mosteiro, dobrara a quina que voltava para a Corredoura(*) e, seguindo seu  caminho por vielas torcidas e desertas, chegara à Porta do Ferro, de onde,  atravessando o contíguo e mal-assombrado terreirinho que os raios do sol  apenas iluminavam poucas horas do dia, embargados, ao nascer, pelos  agigantados campanários da catedral e, ao declinar, pelos panos e torres da  muralha mourisca, chegara esbaforido a S. Martinho.   

-----------
[(*) A Corredoura era uma rua que, passando ao sopé do Castelo e por detrás de S. Domingos, dava  passagem do centro da cidade para a zona de Valverde, hoje Salitre]
-----------

 A porta do paço estava fechada, mas a da igreja estava aberta. Entrou. Ao lado  direito uma escada de caracol descia da tribuna real para a capela-mor, e a  tribuna comunicava com o palácio por um passadiço que atravessava a rua. O  beguino olhou ao redor de si e escutou um momento: ninguém estava na  igreja. Subindo rapidamente a escada, Frei Roy atravessou o passadiço e   encaminhou-se, sem hesitar no meio dos corredores e escadas interiores, para  uma passagem escura. No fim dela havia uma porta fechada. O monge  vagabundo parou e escutou de novo. Dentro altercavam três pessoas: Frei  Roy bateu devagarinho três vezes, e pôs-se outra vez a escutar.

Ouviram-se uns passos lentos que se aproximavam da porta, e uma voz  esganiçada e colérica perguntou:

— Quem está aí?

— Eu — respondeu o beguino.

— Quem é eu? — replicou a voz.

— Honrado Dom Judas, é Frei Roy Zambrana, indigno servo de Deus,  que pretende falar a el-rei ou à muito excelente senhora Dona Leonor, para  negócio de vulto.

— Abre, Dom Judas, abre! — disse outra voz, que pelo metal parecia  feminina e que soou do lado oposto do aposento.

A porta rodou nos gonzos, e o echacorvos entrou.

Era o lugar onde Frei Roy se achava uma quadra pequena, iluminada  escassamente por uma fresta esguia e engradada de grossos varões de ferro, a  qual dava para uma espécie de saguão, ainda mais acanhado que o aposento. A  abóbada deste era de pedra; de pedra as paredes e o pavimento: ao redor  viam-se por único adereço muitas arcas chapeadas de ferro. O monge entrara   na casa das arcas da Coroa — do "recábedo do regno". As duas personagens  que ali estavam, afora a que abrira a porta, eram D. Fernando e D. Leonor.  El-rei, de pé, curvado sobre uma das arcas, com a cara firmada sobre o braço  esquerdo, folheava um desconforme volume de folhas de pergaminho, cujas  guardas eram duas alentadas tábuas de castanho, forradas exteriormente de  couro cru de boi, ainda com pêlo. D. Leonor, também em pé por detrás de el-rei, olhava atentamente para as páginas do livro. O que abrira a porta era o  tesoureiro-mor, D. Judas, grande afeiçoado de D. Leonor e valido de el-rei. O  judeu apenas voltara a ponderosa chave, sem volver sequer os olhos para o  recém-chegado, tornara imediatamente para o pé da arca a que el-rei estava  encostado e prosseguira a veemente conversação cujos últimos  ecos Frei Roy ouvira ao aproximar-se...

— Mil dobras pé-terra e trezentas barbudas são todo o dinheiro que o  vosso fiel tesoureiro vos pode apurar neste momento, respigando, como a  pobre Rute, no campo do vosso tesouro, ceifado e bem ceifado (aqui o judeu  suspirou) por aqueles que, talvez, menos leais vos sejam. Jurar-vos-ei sobre a  toura, se o quereis, que não fica no meu poder uma pojeia.

El-rei não o escutava. Apenas Frei Roy entrara, D. Leonor havia-se  encaminhado para o echacorvos e, lançando-lhe um olhar escrutador,  perguntava com visível ansiedade:

— Beguino, a que voltaste aqui?

— A cumprir com a minha obrigação, apesar de vós me terdes dado  ontem por quite e livre. Vim a dizer-vos que, a estas horas, talvez tenha já  corrido sangue no rossio de Lisboa, e que é espantoso o tumulto dos  populares contra os do conselho e contra os senhores e fidalgos da casa e valia  de el-rei.

Fora à palavra "sangue" que D. Fernando havia cessado de atender à voz  esganiçada do tesoureiro-mor, que continuava em tom de lamentação:

— Bem sabeis, senhor, que tenho empobrecido no vosso serviço e que  hoje sou um dos mais mesquinhos e miseráveis entre os filhos de Israel.  Aonde irei eu buscar dois mil maravedis velhos de Além-Douro, que são, em  moeda vossa, trezentos e noventa mil soldos?

— Sangue, dizes tu, beguino? — exclamou el-rei. — Oh, que é muito! A  quem se atreveram assim esses populares malditos?

— Eu próprio vi o nobre conde de Barcelos travar-se com Fernão  Vasques; muito grande número de besteiros e peões armados de ascumas  rodeavam já o alpendre de São Domingos, e os clamores de "morram os  traidores" atroavam a praça.

— Que me deem o meu arnês brunido, a minha capelina de camal e o meu  estoque francês — gritou D. Fernando, escumando de cólera. — Eu irei a São  Domingos e salvarei os ricos-homens de Portugal ou acabarei ao pé deles.  Pajens!, onde está o meu donzel de armas?

— O teu donzel de armas, rei Dom Fernando — interrompeu com voz  pausada e firme D. Leonor —, segue com os outros pajens caminho de  Santarém, montado no teu cavalo de batalha. Aqui, só tens a mula do teu  corpo para seguires jornada.

— Mas o conde de Barcelos! O meu leal conselheiro, deixá-lo-ei  despedaçar pelos peões desta cidade abominável? Lembra-te de que é teu tio;  que foi o teu protetor, quando o braço de Dom Fernando ainda se não  erguera para te coroar rainha.

— Rei de Portugal, és tu que deves lembrar-te dele, quando o dia da  vingança chegar. Então cumprirá que os traidores e vis te vejam montado no  teu ginete de guerra. Hoje não podes senão deixar entregue à sua sorte o  nobre Dom João Afonso e os senhores que são com ele; mas não te esqueça  que, se o seu sangue correr, todo o sangue que derramares para o vingar será  pouco, como serão poucas todas as lágrimas que eu verterei sem consolação  sobre os seus veneráveis restos. Combateres? Ajudado por quem, numa  cidade revolta? Os homens de armas do teu castelo quebraram seu preito e  tumultuam na praça: muitos dos teus ricos-homens estão conjurados contra ti:  teu próprio irmão o está. Partir!, partir! Há quantas horas sabes tu que a última  esperança está no partir breve? Porque, depois de tantas hesitações, ainda  hesitar uma vez? Asseguremos ao menos a vingança, se não pudermos salvar  aqueles que, leais ao seu senhor, se foram expor à fúria da vilanagem para  esconder nossa fuga... fuga; que é o seu nome!

O furor e o despeito revelavam-se nas faces e nos lábios esbranquiçados da  adúltera, e a aflição e o temor comprimidos atraiçoavam-se numa lágrima que  lhe rolou insensivelmente dos olhos. Era uma das raríssimas que derramara na  sua vida.

El-rei tinha escutado imóvel. Desacostumado de ter vontade própria, desde  que (como dizia o povo) esta mulher o enfeitiçara, ainda mais uma vez cedeu  da sua resolução, se não de homem cordato, ao menos de valoroso, e  respondeu em voz sumida:

— Partamos. E seja feita a vontade de Deus!

— Amen! — murmurou o echacorvos.

— Beguino — interrompeu D. Leonor, voltando-se para Frei Roy —,  corre já no rossio de São Domingos e diz em voz bem alta aos populares  amotinados que me viste partir com el-rei caminho de Santarém. Talvez assim  o conde seja salvo, porque a fúria desses vis sandeus se voltará contra mim.  Dizei-lo, que dirás a verdade: quando lá houveres chegado o meu palafrém  terá transposto as Portas da Cruz. Guardai-vos, mesquinhos, que ele a torne a  passar com a sua dona. Echacorvos!, esse dia será aquele em que a "adúltera"  pague todas as suas dívidas.

Frei Roy sentiu pela medula dorsal o mesmo calafrio que sentira na noite  antecedente; porque o olhar que Leonor Teles cravou nele era diabólico, e a  palavra "adúltera", proferida por ela, soava como um dobrar de campa e vinha   como envolta num hálito de sepulcro: o beguino arrependeu-se, desta vez  muito seriamente, de ter sido tão miúdo e exato na "parte oficial", que  apresentara na véspera. Calou-se, todavia, e saiu com o seu ademão do  costume, cabeça baixa e mãos cruzadas no peito.

Os três ficaram outra vez sós.

— Dom Judas, meu bom Dom Judas — disse el-rei com gesto de aflição  —, não entendo estas embrulhadas letras mouriscas da tua aritmética. Estou  certo de que não deves ao tesouro real uma única mealha e de que nas arcas  do haver não existe senão o que tu dizes: mas, decerto, não queres que um rei  de Portugal caminhe pelo seu reino como romeiro mendigo. Ao menos os  dois mil maravedis de ouro...

— Ai — suspirou o tesoureiro-mor —, juro a vossa real senhoria que me é  impossível achar agora outra quantia maior que a de mil dobras pé-terra e  trezentas barbudas.

— Fernando — atalhou Leonor Teles —, ordena aos moços do monte  que aí ficaram que enfreiem as mulas: devemos partir já. É tão meu afeiçoado  Dom Judas que, com duas palavras, eu obterei o que tu não pudeste obter  com tantas rogativas.

Ela sorriu alternativamente com um sorriso angélico para el-rei e para o  tesoureiro-mor. D. Fernando obedeceu e, levantando o reposteiro que  encobria uma porta em frente àquela por onde entrara o beguino,   desapareceu. O tesoureiro ia a falar; mas ficou com a boca semi-aberta, o  rosto pálido e como petrificado, vendo-se a sós com D. Leonor. Era que já a  conhecia havia largos tempos.

— Dom Judas — disse esta em tom mavioso —, tu hás de fazer serviço a  el-rei para esta jornada. Darás os dois mil maravedis velhos.

— Não posso! — respondeu D. Judas com voz tremula e afogada.

— Judeu! — replicou D. Leonor, apontando para um cofre pequeno que  estava no canto mais escuro do aposento, coberto de três altos de pó —, o  que está naquela arca?

O tesoureiro-mor, depois de hesitar por momentos, balbuciou estas palavras:

— Nada... ou, a falar verdade... quase nada. Bem sabeis que, dantes,  guardava ali algumas mealhas que me sobravam da minha quantia; mas há  muito que nem essas poucas mealhas me restam.

— Vejamos, todavia — disse D. Leonor, cujo aspeto se carregava.

— Misericórdia! — bradou D. Judas com indizível agonia. Mas,  reportando-se, por um destes arrojos que os grandes perigos inspiram,  procurou disfarçar o seu susto, continuando com riso contrafeito:

— Misericórdia, digo; porque fora mais fácil achar entre os amotinados do  rossio um homem leal ao seu rei, do que eu lembrar-me agora do lugar onde  terei a chave de uma arca há tanto tempo inútil e vazia.

— Perro infiel! Eu te vou recordar quem pode dizer onde a havemos de  achar.

— Estais hoje, muito excelente senhora, merencória e irosa — replicou o  tesoureiro-mor, trabalhando por dar às suas palavras o tom da galantaria, mas,  visivelmente, cada vez mais enfiado e trêmulo. — Assim chamais perro infiel  ao vosso leal servidor, por causa de uma chave inútil que se perdeu? Todavia,  dizei quem sabe dela, que eu a irei procurar.

— Generoso e leal tesoureiro! — interrompeu D. Leonor, imitando o tom  das palavras do judeu, como quem gracejava —, não te dês a esse trabalho,  pela tua vida. Quem pode fazê-la aparecer é um velho cão descrido que mora  na comuna de Santarém. Eu sei de um remédio que lhe restituirá à língua a  presteza de uma língua de mancebo de vinte anos. O seu nome é Issachar.  Conhece-lo?

— Alta e poderosa senhora, vós falais do meu pobre pai! — respondeu o  tesoureiro-mor, redobrando-lhe a palidez. — Mas tratemos agora do que  importa. Com mil e quinhentos dobras pé-terra e trezentas barbudas, que eu  disse ao meu senhor el-rei estarem prestes...

D. Leonor lançou para o judeu um olhar de escárnio e prosseguiu:

— Do que importa é que eu trato. Sabes tu, meu querido Dom Judas, que,  sejam as tuas dobras mil ou quinhentas, amanhã, a estas horas, eu Dona  Leonor Teles, a rainha de Portugal. estarei em Santarém? Ouviste já dizer que,   em não sei qual das torres do alcácer, há um excelente potro, capaz de  desconjuntar num instante os membros do mais robusto vilão? Veio-me agora  à ideia de que o velho Issachar, amarrado a ele, deve ser gracioso; porque,  tendo vivido muito, constrangido a falar, há de contar coisas incríveis, quanto  mais dizer onde está uma chave cujo paradouro ele não pode ignorar. Não  achas tu, também, que é folgança e desporto digno de qualquer rainha o ver  como estouram os ossos carunchosos de um perro de noventa anos?

Um suor fio manou da cara de D. Judas, cujas pernas vacilantes se esquivavam  a sustê-lo. Quando D. Leonor acabou de fazer as suas atrozes perguntas o  judeu tinha caído de joelhos aos pés dela.

— Por mercê, senhora — exclamou ele, em transe horroroso de angústia  —, mandai-me açoutar como o mais vil servo mouro: mandai-me rasgar as  carnes com os mais atrozes tormentos; mas perdoai ao meu velho pai, que  não tem culpa da pobreza do seu filho. Se eu tivera ou pudera alcançar mais  que as duas mil dobras e as quinhentas barbudas que ofereci ao meu senhor  el-rei...

— Judeu atalhou D. Leonor —, tu deves saber três coisas: a primeira é que  os tratos do potro são intoleráveis; a segunda é que eu costumo cumprir as  minhas promessas; a terceira é que, se, neste momento de aperto, eu teu  pudesse aplicar o remédio, não o guardaria para a ossada bolorenta de um  lebréu desdentado.

— Vendido cem vezes — prosseguiu o tesoureiro-mor, lavado em  lágrimas e procurando abraçá-la pelos joelhos — eu não poderia apresentar  neste momento mais que a soma já dita de duas mil e quinhentas dobras e  quinhentas barbudas, ainda que a vossa mercê me mandasse assar vivo.

— És um louco, Dom Judas! — interrompeu D. Leonor, afastando de si o  judeu, com um gesto de brandura. — Por uma miséria de pouco mais de  quinhentos pés — terras, consentirás que Issachar, que o teu pai, honrado  velho!, pragueje, nas ânsias do potro, contra o Deus de Abraão, de Jacob e de  Moisés?

O tesoureiro-mor conservou-se por alguns momentos calado e na postura em  que estava. Depois, passando o braço de revés pelos olhos, enxugou as  lágrimas e ergueu-se. A resolução que tomara era a de um desesperado que vai  suicidar-se.

— Aqui estarão, senhora — murmurou ele —, os dois mil maravedis  quando os quiserdes. Procurarei obtê-los; mas ficarei perdido. Agora podeis  dar ordem à vossa partida.

— Adeus, meu muito honrado Dom Judas — disse D. Leonor,  sorrindo.— Não perderás nada em ter cedido aos meus rogos.

Dito isto, saiu pela mesma porta por onde saída el-rei.

O judeu estendeu os braços, com os punhos cerrados, para o reposteiro, que  ainda ondeava, e levou-os depois à cabeça, de onde trouxe uma boa porção de  melenas grisalhas. Feito isto, tirou da aljubeta uma chave, abriu o cofre  pequeno e pulverulento, sacou para fora um saquitel pesado, selado e  numerado, e os dois mil maravedis rolaram sobre o grande livro, que ainda  estava aberto sobre uma das arcas. Contou-os quatro vezes, empilhou-os aos  centos e, como se as forças se lhe tivessem exaurido no espantoso combate  que se passava na sua alma, atirou-se de bruços sobre a pequena arca e,  abraçado com ela, desatou a chorar.

Meu pobre tesouro, junto com tanto trabalho! — exclamou por fim, entre  soluços. — Guardei-te neste cofre com medo de te ver roubado, e os  salteadores vim encontrá-los aqui! Mas que se livrem de eu tornar a receber os  direitos reais das mãos dos mordomos. Os meus ricos dois mil maravedis de  bom ouro, não voltareis sozinhos quando vos tornardes a juntar com os  vossos abandonados companheiros!

Esta ideia pareceu consolar de alguma modo D. Judas. Levantou-se, tornou a  contar os dois mil maravedis: desconfiou de que havia engano, e que eram  dois mil e um: tornou-os a contar, e, quando el-rei entrou no aposento, já  prestes para cavalgar, tinha o bom do judeu obtido a certeza de que não dava  uma pojeia de mais da soma que lhe fora requerida em nome do potro da  torre de Santarém.

— Oh — exclamou el-rei, lançando os olhos para cima do desalmado  fólio, sobre cujas páginas amareladas estava empilhado o dinheiro —, temos  os dois mil maravedis?!

— Saiba vossa real senhoria que, felizmente, tinha no meu poder uma  soma pertencente a Jeroboão Abarbanel, o mercador da Porta do Mar, soma  de que não me lembrava: ao vasculhar as arcas, dei com ela; a quantia está  completa, e o honrado mercador não levará, por certo, mais de cinco por  cento ao mês, enquanto os avençais da vossa senhoria não vierem entregar no  tesouro o produto dos direitos reais vencidos. Então pagar-lhe-ei, até à última  mealha, a quantia e os seus lucros, se a vossa senhoria não ordena o contrário.

— Faz o que entenderes, Dom Judas — respondeu el-rei, que não o  ouvira, atento a meter numa ampla bolsa de argempel, que trazia pendente do  cinto, os dois mil maravedis. — Tudo fio de ti, honrado e leal servidor.

E, recolhendo os maravedis, saiu. O judeu ficou só.

— No Inferno ardas tu, com Datã, Coré e Abirão, maldito nazareno!... —  murmurou ele. — Porém não antes de eu haver colhido os dois... quero dizer,  os três mil e duzentos maravedis que me tiraste com tanta consciência quanta  pode ter a alma tisnada de um cristão.

Feita esta jaculatória ao Deus de Israel, D. Judas aferrolhou interiormente a  porta do reposteiro, atravessou o aposento, saiu pela porta em frente, que  também aferrolhou, e a bulha dos seus passos, que se alongavam, soou através   dos corredores por onde passara Frei Roy, até que, por aquela parte do  palácio, tudo caiu em completo silêncio.


V

MESTRE BARTOLOMEU CHAMBÃO
  
Frei Roy, saindo da casa das arcas, atravessara os corredores vizinhos: mas,  em vez de seguir o que dava para o passadiço de S. Martinho, tomara por uma  escadinha escura aberta no topo da estreita passagem anterior a esse  passadiço. Esta escadinha descia para o átrio do paço. O beguino, habituado,  pelo seu ministério, a entrar na morada real às horas mortas e a sair nas menos  frequentadas, sabia por diuturna experiência que a porta principal devia estar  aberta, mas ainda erma, ao mesmo tempo que a igreja, por onde entrara, já  começaria a povoar-se de fiéis, porque, como é fácil de supor, as igrejas eram  naquela época mais frequentadas do que hoje. Desceu, pois, com passo firme,  resolvido a encaminhar-se ao rossio e a espalhar entre os amotinados a notícia  da partida de el-rei.

Mas embargou-lhe os passos dificuldade imprevista. Ou fosse que os  acontecimentos da véspera obrigassem a maiores cautelas, não havendo ainda  então exército permanente, nem guardas pagas para defensão da pessoa real,  cuja melhor proteção estava na própria espada, ou fosse por qualquer outro  motivo, a porta ainda se não abrira. O beguino hesitou sobre se devia  retroceder para sair pela igreja, se esperar. As considerações que o tinham  movido a seguir este caminho obrigaram-no a ficar. Metido no estreito e   escuro vão da escada, o echacorvos assemelhava-se, envolto nas suas roupas  de burel e reluzindo-lhe os olhos à meia luz que dava o pátio interior, a um  moderno funcionário, que hoje, nesses mesmos paços e em desvão igual,  talvez no mesmo sítio, mostra aos que entram o rosto banhado na hediondez  da sua alma, esperando que a vindicta pública o convide a algum banquete de  carne humana, e, no esperar atroz, rodeia com as garras os ferros do seu covil,  como o tigre cativo. O espia era ali, por assim dizer, uma "preexistência", uma  "harmonia preestabelecida" do algoz.

Passara obra de meia hora, e o beguino começava a impacientar-se muito  seriamente quando sentiu pés de carruagem no pátio interior do edifício. Daí a  pouco, um donzel, trazendo na mão uma desconforme chave e as rédeas de  valente mula enfiadas no braço, chegou à porta e começou a abri-la. Era um  dos donzéis de el-rei. Costumado a disfarçar a sua frequente entrada no paço  sob a capa da mendicidade, e habituado a estender a mão à espera de alguns  soldos que devotadamente lhe atiravam senhores, cavaleiros e escudeiros, ao  que ele retribuía com alonga lenda das suas orações em aleijado latim. Frei  Roy era aceito a quase todos os moradores da casa de el-rei, que respeitavam a  sua aparente santidade. Por isso, saindo do seu desvão, encaminhou-se para a  porta.

A madre Santa Maria vos guarde de mau olhado, de feitiços e de ligamentos  — disse ele, chegando-se ao donzel e fazendo sobressair esta última palavra.  

— Vós aqui, Frei Rou, por estas horas? — replicou o donzel, voltando-se  admirado.

— Que quereis! — disse o beguino. — Quando ontem os malditos  burgueses acometeram os paços reais com a sua grita e revolta, estava eu aqui.  Ai que medo tive! Escondi-me naquela desvão, e quando se fecharam as  portas achei-me encurralado cá dentro, como um emparedado no seu nicho.  A minha profissão de paz e de religião não me consentia passar por meio de  homens possuídos do espírito de cólera e inspirados por Belzebu, nem o susto  me deixava ânimo desafogado para ir roçar o burel do meu santo hábito pelos  trajos empestados dos filhos de Belial. Também a humildade e mortificação  cristã se opunham a que eu subisse a pedir gasalhado a algum de vós outros,  os moradores da casa do nosso senhor el-rei. Assim, louvando a Deus por me  conceder uma noite de padecimento, ali me deixei ficar sobre as lajes úmidas,  sobre as duras e agudas arestas dos degraus daquela escada. Agora, que a  revolta é finda, consolado com as dores que me traspassam os ossos e  confiado na providência de Jesus Cristo, vou-me ao meu giro diário, para ver  se obtenho da caridade dos devotos a pitança usual com que possa matar a  fome de vinte e quatro horas, pela qual dou louvores ao justo juiz, que reina  eternamente nos altos céus.

O beguino revirou benignamente os olhos e fez uma visagem entre aflita e  resignada, levando ao mesmo tempo a mão ao joelho, como se ali sentisse dor  agudíssima.

— Venerável Frei Roy! — atalhou o donzel, com as lágrimas nos olhos —,  se tivésseis procurado o aposento dos donzéis, nós vos daríamos, ao menos,  um almadraque para repousar e repartiríamos convosco da nossa ceia. Mas o  mal está feito, e o pior é que para hoje não vos posso oferecer abrigo. Vós  credes, santo homem que a revolta é finda, e nunca ela esteve mais acesa. A  sua senhoria vai partir já da cidade...

— Santa Maria vale! Santo nome de Jesus! Acorrei-nos, Virgem bendita! —  interrompeu Frei Roy. — Pois os populares teimam na sua assuada, e el-rei  deixa-nos aos coitados de nós, humildes religiosos e cidadãos pacíficos,  entregues ao furor dos peões?

— E que remédio, bom Frei Roy?! — replicou tristemente o donzel. —  Sem cavaleiros, escudeiros e besteiros não se faz guerra, nem se desfazem  assuadas, e nada disto tem el-rei. Agora vou eu ao rossio de São Domingos  avisar os senhores do conselho, os privados e fidalgos que lá estão, que sigam  caminho de Santarém, sob pena de incorrerem em caso de traição, se ficarem  em Lisboa: por sinal que el-rei me recomendou procurasse avisar primeiro que  ninguém sua mercê o infante Dom Dinis.

— No rossio de São Domingos, dizeis vós? — disse o beguino,  arregalando os olhos. — Confesso que vos não entendo.

Durante este diálogo o donzel tinha acabado de destrancar a porta do paço,  cavalgado na mula que trazia a rédea e saído ao terreiro seguido de Frei Roy,   que coxeava, estorcia-se e suspirava dolorosamente de vez em quando. Passo  a passo e sofreando a mula, caminho da Sé, o pajem narrou ao beguino todas  as particularidades sucedidas aquela manhã, as quais Frei Roy sabia melhor do  que ele. Chegados em frente dos Paços do Concelho, o pajem tomou pelo  sopé da alcáçova e Frei Roy pela Porta do Ferro não sem terem primeiro saído  da bolsa do donzel para a manga do beguino alguns pilares, e da boca deste  para os ouvidos daquele alguns latinórios pios devidamente escorchados.  

Apenas passara o largo da Sé e transpusera a velha e soturna Porta do Ferro,  Frei Roy tinha-se achado perfeitamente são do seu violento reumatismo.  Ligeiro como galgo, desceu por entre as antigas trecenas reais, e em menos de  três credos estava no pelourinho. Aí viu coisa que o fez parar.

Um homem vestido de valencina, e coberta a cabeça com um grande feltro,  arengava a um troço de besteiros e peões armados de lanças ou ascumas, de  almárcovas ou cutelos: tinha nas mãos um desconforme montante e na cinta  uma espada curta. A turba ora o escutava atentamente, ora prorrompia em  gritos confusos e estrondosos. Frei Roy chegou-se. O homem do feltro amplo  era o mestre tanoeiro Bartolomeu Chambão, que, entusiasmado, prosseguia o  seu veemente discurso, sem reparar no beguino:

— Já vo-lo disse: daqui ninguém bole pé antes de el-rei nosso senhor sair  para São Domingos. Nada de bulha fora de sazão, que lá estão os esculcas.  Daremos mostra ao poço quando aí for só a adúltera. Se, como ontem, nos   fecharem as portas, isso é outro caso. É preciso que isto se desfaça. A cobra  peçonhenta deve sair da toca. Não digo que então não seja possível esmagar-se-lhe a cabeça... Num brandir de ascuma... Mas cautela, não haja sangue!...  Pelo menos de inocentes... Leais e esforçados cidadãos desta muito leal cida...  Safa, bruto!

Esta peroração inesperada com que mestre Bartolomeu interrompera o seu  discurso, que se ia elevar ao ápice da eloquência, procedera de lhe ter descido  a grossa e espaçosa mão do echacorvos sobre o ombro, que lhe vergara, como  se houvessem descarregado em cima dele uma aduela de cuba. A Frei Roy  ocorrera uma ideia abençoada, a de comunicar a mestre Bartolomeu a nova  que D. Leonor lhe recomendara espalhasse entre os amotinados; a nova da  sua partida de Lisboa com el-rei. O mendicante sabia que o tanoeiro era de  bofes lavados, e que, dentro de meia hora não só a ser visto no rossio pelo  donzel, de quem naquele instante se afastara, mas também a achar-se  envolvido em qualquer desordem que semelhante notícia pudesse produzir,  atenta a irritação dos ânimos. Além disso, a lembrança do arrepio dorsal que  as últimas palavras de D. Leonor lhe tinham causado fazia-lhe quase desejar  que o tanoeiro, encarregado (segundo percebera do fim da sua arenga) da  comissão que, na taberna de Folco Taca, Diogo Lopes incumbira a Fernão  Vasques, pudesse ainda desempenhá-la, atalhando a fuga de D. Leonor. Estas  considerações, que lhe tinham passado rapidamente pelo espírito, e o ver que  mestre Bartolomeu não levava jeito de concluir moveram-no a falar ao   tanoeiro, que só o sentira quando ele lhe descarregara sobre o ombro a  ponderosa, mas amigável, palmada.

— Com mil e quinhentos satanases! — exclamou mestre Bartolomeu,  voltando-se e vendo ao pé de si o beguino. — Sabia que a mão da Santa  Madre Igreja era pesada; mas não pensava que o fosse tanto! Que me quereis,  Frei Roy?

— Dizer-vos que podeis mandar sair vossos esculcas da sua atalaia; porque  poderiam chegar a curtir o Inverno aí, antes de verem el-rei chegar e passar  para São Domingos.

— Frei Roy — replicou o tanoeiro, fazendo-se vermelho de cólera —,  para interromper-me com uma das vossas bufonarias, não valia a pena de me  aleijardes este ombro!

— Tomai como quiserdes as minhas palavras; chamai-me o que vos  aprouver, bufão ou mentiroso, mas a verdade é que não será hoje que os  populares falarão com el-rei.

— Pois quê, morreu dos feitiços da adúltera ou tornou-o invisível algum  encantador seu amigo?!

— Nem uma coisa, nem outra: mas, com estes olhos de grande pecador  (aqui o echacorvos fez o gesto habitual de cruzar as mãos sobre o peito) eu o  vi sair para a banda da Porta da Cruz...

— Frei Roy, olhai que estes honrados cidadãos vos escutam e que o auto é  muito grave para gastar truanices.

— Já disse, mestre Bartolomeu, que falo verdade. Pelo bento cercilho do  santo padre vos juro que, hoje, el-rei não dormirá em Lisboa, segundo o jeito  que lhe vejo. Ele cavalgava uma possante mula de caminho; noutra ia uma  dona coberta com um longo véu: seguiam-no donzéis, falcoeiros e moços de  monte. Ao passar, ainda lhe ouvi estas palavras: Olhai aqueles vilãos traidores  como se juntavam: certamente prender-me quiseram, se lá fora!" Não pude  perceber mais nada. Que mais, porém, é preciso? Deixastes fugir a preia: agora  catai-lhe o rasto.

— Traidor é ele, que nos há mentido, como um pagão! — bradou o  tanoeiro, sopesando o montante. — Mas que se guarde de outra vez trazer a  Lisboa a adúltera! Rainha ou barregã, arrancar-lhe-emos os olhos. A arraia-miúda foi escarnida; mas não o será em vão. Que dizeis vós outros, honrados  burgueses?

— Escarnidos, escarnidos! — respondeu com grande grito o tropel. —  Mas, à fé, que nunca a adúltera será rainha de Portugal. Morra a comborça!

E no meio do alarido, as pontas das lanças e os largos ferros das almárcovas  agitadas nos ares cintilavam aos raios do sol oriental, como vasto brasido.

— A São Domingos! — gritou mestre Bartolomeu. — Vamos, rapazes: já  que não fazemos aqui nada, ao menos que o povo não seja por mais tempo  burlado!

E, pondo o montante às costas, mestre Bartolomeu tomou por uma das ruas  que davam para a banda de Frei Roy, que procurava retê-lo, ponderando que  ainda poderia alcançar el-rei e fazê-lo retroceder. O tanoeiro, porém, não tinha  valor para afrontar-se face a face com D. Fernando, e por isso fingiu não  ouvir o beguino, que dentro de alguns minutos se achou só no meio do  terreiro calado e deserto.

Entretanto, junto a S. Domingos, se bem que a rixa começada entre os nobres  partidários de D. Leonor e Fernão Vasques se houvesse desvanecido, a  agitação dos populares, cujo número crescia continuamente, não tinha  diminuído. Encostado a um dos pilares do alpendre, o alfaiate, ora lançava os  olhos de revés para os senhores da Corte e conselho, que, esperando por el-rei, passeavam de um para outro lado, ora os espraiava por aquele mar de  vultos humanos, que ele sabia poder agitar ou tornar imóveis com uma  palavra ou com um simples aceno. Semelhante à hora que precede a procela,  em que apenas se veem correr na atmosfera abafada os castelos encontrados  de nuvens densas e negras, e se ouve o estourar dos trovões roufenhos e  prolongados, aquela hora que então passava era espantosa e ameaçadora de  estragos, sobretudo quando, após um rugido terrível do tigre popular, se fazia  na praça, apinhada de gente, um silêncio ainda mais temeroso e tétrico.
  
Foi numa destas interrupções do motim que um pajem, saindo ao galope do  lado da Corredora, veio apear-se junto do alpendre e, tirando da cinta um  pergaminho aberto, o entregou ao infante D. Dinis.

Este fitou os olhos na escritura, descorou subitamente e passou o pergaminho  a Diogo Lopes, dizendo-lhe ao mesmo tempo em voz baixa:

— Estamos perdidos!

Diogo Lopes leu o conteúdo daquele escrito fatal e, no mesmo tom,  respondeu ao infante:

— O caminho de salvação que nos resta é o de Santarém. Obediência e  circunspeção!

O pergaminho passou rapidamente de mão em mão: os fidalgos, letrados e  cavaleiros fizeram um círculo no meio do alpendre: e, depois de o haverem  lido, fitaram uns nos outros olhos desassossegados. Todos receavam falar. O  manhoso Pacheco foi o primeiro que se atreveu a isso, aproveitando  habilmente a hesitação dos outros fidalgos e conselheiros.

— Vistes a ordem de el-rei. Como um dos mais velhos entre vós, direi  meu parecer. Embora o risco seja grande, achando-nos cercados de povo  armado e furioso, o nosso dever é pôr a vida por obedecer ao nosso senhor  el-rei.

— Mas — atalhou o doutor Gil d'Ocem, que por muito letrado e  prudente, era ouvido como oráculo pelos cortesãos —, o caso é grave: o  povo, se nos vir retirar, enviar-se-á a nós; se lhe dizemos o motivo da nossa  partida, é capaz de desconcertos maiores que os já cometidos. A sua senhoria  não devera ter-nos emprazado para este auto, se a sua intenção era não dar  resposta aos populares.

Visivelmente, o doutor em leis e degredos" estava tomado de medo, no que  não levava vantagem à maior parte dos outros membros do conselho real.

O conde de Barcelos guardava silêncio. Não podia conceber como D. Leonor o não avisara a tempo, e por isso preocupava-o a indignação, ignorando que a  resolução da fuga fora tomada muito tarde. Na véspera ela aconselhara a el-rei  que cedesse a tudo quanto o povo quisesse; porque, dissolvido o tumulto, fácil  era chamar à Corte os senhores e cavaleiros de mais confiança, acompanhados  de gente de guerra, com que seria sopitado qualquer motim, se os populares  ousassem opor-se aceitara o conselho, que, se não era o mais leal, era, ao  menos, o mais seguro; mas as revelações do echacorvos, que o conde  ignorava, tinham mudado, como o leitor viu, a situação do negócio.

A reflexão de Gil d'Ocem estava em todas as cabeças e por isso os cortesãos  ficaram outra vez em silêncio, como buscando um expediente para sair  daquele dificultoso passo. A incerteza, o despeito, o receito pintavam-se nos  rostos demudados de muitos.

E as vagas do oceano que ameaçava tragá-los encapelavam-se aos pés deles: o  povo, vendo os fidalgos erguidos, calados e em círculo, apinhava-se, cada vez  mais basto, ao redor da alpendrada. Isto fazia crescer o temor, e o temor  perturbara demais os ânimos para não poderem achar um expediente  acertado.

Era por isso que esperava o astuto Pacheco.

— De um lado a cólera do povo: do outro os mandados de el-rei — disse,  apertando com a mão a cara, o velho conselheiro de Afonso IV. — Resta-nos  só um arbítrio.

— Dizei, dizei! — clamaram a um tempo todos, à exceção do conde de  Barcelos, que fitou nele os olhos desconfiados.

— É necessário que anunciemos a nova da partida de el-rei e que sejamos  os primeiros a afear este procedimento: é necessário que vamos adiante da  indignação dos peões. Depois, dir-lhes-emos que, burlando como eles, nada  fazemos aqui. Então afastar-nos-emos sem custo e sairemos da cidade como  pudermos, na certeza de que não serei eu o último, apesar de velho, que cruze  as portas da Alcáçova de Santarém.

— Mas quem há de falar no nosso nome? — perguntou Gil d'Ocem.

— No vosso, mestre Gil das Leis! — interrompeu o conde de Barcelos. —  Nem o receito das afrontas de alguns milhares de sandeus nem o da própria   morte me obrigariam a cuspir maldições sobre o nome daquele a quem uma  vez jurei preito e leal menagem.

— Vitam impendere vero nemo tenetur replicou Gil d'Ocem —, ou, como  quem o dissesse por linguagem, ninguém é obrigado a deixar-se matar por  amor da verdade ou do seu preito. Vós fazei o que vos aprouver.

À autoridade de um texto latino, trazido assim a ponto por tão insigne doutor,  não havia resistir. Os fidalgos e conselheiros aprovaram, unanimemente, o  alvitre de Diogo Lopes.

— Mas quem há de falar ao povo? — insistiu o mestre em leis, que não  parecia excessivamente inclinado a incumbir-se dessa gloriosa tarefa.

— Eu, se assim o quiserdes — replicou imediatamente Diogo Lopes.

O manhoso cortesão vira claramente que a partida de el-rei transtornava todos  os seus desenhos: todavia calculara num momento como, sem suscitar a  indignação de Fernão Vasques, e por consequência alguma revelação perigosa,  podia salvar-se e ao infante. Logo que el-rei se esquivara à influência do povo,  de cuja ousadia o velho esperava tudo, o casamento de D. Leonor era  inevitável, e ainda supondo, o que não era de esperar, que o tumulto fosse  avante, e que Lisboa se rebelasse claramente contra D. Fernando, o resultado  favorável a el-rei, senhor do resto de Portugal, que ao povo, desprovido  naquela conjuntura dos principais meios com que poderia sustentar uma luta  intestina. Assim, o alvitre que oferecera para a salvação dos cortesãos era só  para se haver se salvar a si, conservando ao mesmo tempo a afeição dos  cabeças da revolta, sem que o meio que para isso devia empregar o fizesse  decair da graça de D. Fernando.

Para os cálculos de Diogo Lopes faltara, porém, um elemento: era a delação  do beguino, e era justamente esta falta que os destruía todos. Assim é a  política.

O "sacrifício" de Diogo Lopes foi geralmente recebido com aprovação e  agradecimento. Então ele, saindo do círculo, aproximou-se 'de Fernão  Vasques, que, de vez em quando, volvia os olhos inquietos para a pinha dos  fidalgos e cavaleiros.

— Falhou a traça — disse o velho cortesão em voz sumida ao alfaiate. —  El-rei acaba de sair da cidade.

Fernão Vasques recuou, e pôs-se a olhar espantado para Diogo Lopes, como quem não acreditava o que ouvia.

— O que vos digo é a verdade — continuou Pacheco. — Mas não  afrouxar! El-rei de Castela é por nós, e bom número de fidalgos portugueses o  são também. Mas: são por nós a maior parte dos que ora aqui vedes presentes.  Conservai o bom ânimo do povo, fiai o resto de mim e... de quem vós sabeis.  

Ao pronunciar estas palavras, Diogo Lopes lançou de relance os olhos para D.  Dinis.

— Mas el-rei tomará por mulher, Dona Leonor — acudiu o alfaiate  aterrado — , voltará a Lisboa com os seus cavaleiros e homens de armas, e,  então, coitados de nós!

— Não temais: o matrimônio adúltero será condenado pelo papa. Vós já  tereis ouvido contar o que sucedeu a el-rei Dom Sancho: a Dom Fernando  pode suceder o mesmo. Também os fidalgos de Portugal têm homens de  armas. Podeis estar certos de que não vos abandonaremos. Agora resta uma  coisa. Coube-me a mim dar esta triste nova aos bons e leais burgueses, que tão  ousadamente se opuseram à desonra da sua terra e do seu rei, e eu devo ser  ouvido por eles. Mandai-lhes que façam silêncio.

Fernão Vasques obedeceu: o ruído dos populares, que não descontinuara  durante esta cena, acalmou a um aceno do alfaiate.

Diogo Lopes fez então um largo discurso, com o qual não cansaremos os  leitores, e cujo assunto fácil é de adivinhar. Misturando amargas repreensões  contra D. Fernando com lisonjas aos populares, procurou persuadi-los, posto  que indiretamente, de que toda a fidalguia estava cheia de indignação. Aludiu à  resistência por armas que el-rei podia encontrar entre os ricos-homens de  Portugal contra o seu casamento, e, no caso de vir este a cabo, a probabilidade  de ser anulado pelas censuras da Igreja. Enfim, sem nunca lhes dizer  claramente que insistissem na revolta e tratassem, se fosse preciso, de  defender a cidade contra o poder real, suscitou todas as ideias que podiam   levar os populares a este excesso. Faltava o ponto dificultoso: o da partida dos  fidalgos. Pacheco soube com a mesma ambiguidade dar esperança aos peões  de que se encaminhavam para as suas alcaidarias e honras, com o louvável  intento de se aperceberem em socorro dos burgueses de Lisboa, e com tal arte  o fez que os senhores e cavaleiros que se achavam em S. Domingos, sem  excetuar o próprio conde de Barcelos, não viram nas suas palavras senão uma  feliz inspiração para os salvar da cólera da arraia-miúda.

Durante aquela larga arenga, esta guardara silêncio, interrompido a espaços  por um desses burburinhos que são como os anúncios das erupções do vulcão  popular. Pacheco, enfim, concluiu: mas o espetáculo que tinha diante de si fê-lo ficar imóvel por alguns momentos, e estes foram terríveis. Aqueles  centenares de olhos avermelhados, cintilantes de furor, cravados nele e nos  outros fidalgos; aquelas bocas semi-abertas, prestes a prorromper em brados  de morte, eram como um pesadelo diabólico, como uma vertigem de loucura.  Os populares pareciam ainda escutá-lo, e não puderam acreditar a deslealdade  de D. Fernando de Portugal.

Os fidalgos aproveitaram esse instante de torpor moral que precedia a procela.  Desceram da alpendrada e, montando nas suas possantes mulas,  encaminharam-se vagarosamente para a banda da Corredora. No meio da  cavalgada, e rodeado dos cavaleiros mais benquistos do povo, ia o conde de  Barcelos, e Diogo Lopes com os seus pajens fechava o séquito. Se houvessem  atravessado a praça, o conde teria corrido grande risco; porque, ao dobrar o   ângulo do mosteiro, já os doestos grosseiros e violentos voavam contra ele do  meio do povo apinhado, e, até, dois virotes de besta pareceu sibilarem por  cima da sua cabeça. Mas, apertando os acicates, os cavaleiros seguiram ao  longo da Corredora, enquanto Diogo Lopes, vitoriado pelas turbas, a quem com sorrisos retribuía aquelas mostras de afeto, obstava a que as ondas  populares rodeassem o diminuto número de cortesãos, alguns dos quais  tinham fundados motivos para recear a irritação desses animais ferozes,  exaltados pela fuga de el-rei.

A cavalgada havia desaparecido, quando um troço de besteiros e peões  desembocou do lado da Rua Nova. Eram mestre Bartolomeu e a sua gente,  que vinham confirmar a nova dada por Diogo Lopes Pacheco.

Mas as palavras que Frei Roy dissera ter ouvido proferir a el-rei, lançadas entre  os amotinados como um facho sobre montão de lenha por onde lavra há  muito fogo oculto, levaram o tumulto a ponto medonho. As afrontas, que até  aí quase só se encaminhavam contra Leonor Teles e os seus parentes,  voltaram-se contra D. Fernando. As maldições, as pragas, os nomes de traidor  e covarde juntavam-se às mais violentas ameaças. Uns juravam que nunca  mais ele entraria em Lisboa; outros propunham que se lançasse fogo aos  paços reais. Debalde Fernão Vasques trabalhava por aquietá-los; nem já  escutavam o seu ídolo. Furiosos, espalhavam-se pelas ruas, que atroavam com  gritos, brandindo as armas; e por certo que, se neste momento D. Fernando  lhes tivesse aparecido, não teriam, talvez, respeitado a vida do filho do seu tão  querido D. Pedro I, o mais popular de todos os nossos reis, chamados da  primeira dinastia.

Este motim sem objeto, sem resistência, e sem resultado, acalmou nesse  mesmo dia. Ao anoitecer, a cidade tinha caído no seu habitual silêncio, e,  pouco a pouco, os fidalgos e cavaleiros, atravessando as Portas da Cruz,  seguiam caminho de Santarém. O sistema militar dos antigos partos dera a  vitória a el-rei: ele vencera fugindo!

O povo adormeceu: os cabeças da revolta estavam irremediavelmente  perdidos.


VI

UMA BARREGÃ RAINHA
  
O Douro é bem carregado e triste! A sua corrente rápida, como que  angustiada pelos agudos e escarpados rochedos que a comprimem, volve  águas turvas e mal-assombradas. Nas suas ribas fragosas raras vezes podeis  saudar um sol puro ao romper da alvorada, porque o rio cobre-se durante a  noite com o seu manto de névoas, e, através desse manto, a atmosfera  embaciada faz cair sobre a vossa cabeça os raios do sol semimortos, quase  como um frio reflexo de lua ou como a luz sem calor de tocha distante. É  depois de alto dia que esse ambiente, semelhante ao que rodeava os guerreiros  de Ossian, vos desoprime os pulmões, onde muitas vezes tem depositado já  os germes da morte. Então, se, trepando a um pináculo das ribas, espraiais os  olhos para a banda do sertão, lá vedes uma como serpente imensa e alvacenta,  que se enrosca por entre as montanhas, e cujo colo está por baixo dos vossos  pés. É o nevoeiro que se acama e dissolve sobre as águas que o geraram. O  horizonte, até aí turvo, limitado, indistinto, expande-se ao longe: recortam-nos  os cimos franjados das montanhas, que parecem engastadas na cortina azul do  céu, e a terra, a perder de vista, afigura-se-nos como um mar de verdura  violentamente agitado; porque em desenhar as paisagens do Douro a natureza   empregou um pincel semelhante ao de Miguel Ângelo: foi robusta, solene e  profunda.

Como sobre um circo convertido em naumaquia, o Porto ergue-se em  anfiteatro sobre o esteiro do Douro e reclina-se no seu leito de granito.  Guardador de três províncias e tendo nas mãos as chaves dos haveres delas, o  seu aspeto é severo e altivo, como o de mordomo de casa abastada. Mas não o  julgueis antes de o tratar familiarmente. Não façais cabedal de certo modo  áspero e rude que lhe haveis de notar; trazei-o à prova, e achar-lhe-eis um  coração bom, generoso e leal. Rudeza e virtude são muitas vezes  companheiras; e entre nós, degenerados netos do velho Portugal, talvez seja  ele quem guarda ainda maior porção da desbaratada herança do antigo caráter  português no que tinha bom, que era muito, e no que tinha mau, que não  passava de algumas demasias de orgulho.

Nos fins do século décimo quarto, o Porto ia ainda longe da sorte que o  aguardava. O fermento da sua futura grandeza estava no caráter dos seus  filhos, na sua situação e nas mudanças políticas e industriais que depois  sobrevieram em Portugal. Posto que nobre e lembrado como origem do nome  desta linhagem portuguesa, os seus destinos eram humildes, comparados com  os da teocrática Braga, com os da cavaleirosa Coimbra, com os de Santarém, a  cortesã, com os de Évora, a romana e monumental, com os de Lisboa, a  mercadora, guerreira e turbulenta. Quem o visse, coroado da sua catedral,  semiárabe, semigótica, em vez de alcácer ameiado; sotoposto, em vez de o ser   a uma torre de menagem, aos dois campanários lisos, quadrangulares e  maciços, tão diferentes dos campanários dos outros povos cristãos, talvez  porque entre nós os arquitetos árabes quiseram deixar as almádemas das  mesquitas estampadas, como ferrete da antiga servidão, na face do templo dos  nazarenos; quem assim visse o "burgo" episcopal do Porto, pendurado à roda  da igreja e defendido, antes por anátemas sacerdotais que por engenhos de  guerra, mal pensaria que desse burgo submisso nasceria um empório de  comércio, onde, dentro de cinco séculos, mais que em nenhuma outra  povoação do Reino, a classe, então fraca e não definida, a que chamavam  burgueses, teria a consciência da sua força e dos seus direitos e daria a  Portugal exemplos singulares de amor tenaz de independência e de liberdade.  

A populosa e vasta cidade do Porto, que hoje se estende por mais de uma  légua, desde o Seminário até além de Miragaia ou, antes, até à Foz, pela  margem direita do rio, entranhando-se amplamente para o sertão, mostrava  ainda nos fins do século décimo quarto os elementos distintos de que se  compôs. Ao oriente, o "burgo do bispo", edificado pelo pendor do monte da  Sé, vinha morre nas hortas que cobriam todo o vale onde hoje estão lançadas  a Praça de D. Pedro e as Ruas das Flores e de S. João e que o separavam dos  Mosteiros de S. Domingos e de S. Francisco. Do poente, a povoação de  Miragaia, assentada ao redor da Ermida de S. Pedro, trepava já para o lado do  Olival e vinha entestar pelo norte com o couto de Cedofeita e pelo oriente  com a vila ou burgo episcopal. A Igreja, o Município e a Monarquia, entre   esses limites pelejaram por séculos as suas batalhas de predomínio, até que  triunfou a Coroa. Então a linha que dividia as três povoações desapareceu  rapidamente debaixo dos fundamentos dos templos e dos palácios. O Porto  constituiu-se a exemplo da unidade monárquica.

Era neste burgo eclesiástico, nesta cidade nascente, que por formoso dia de  Janeiro da era de César de 1410 (1372) se viam varridas e cobertas de  espadanas e flores as estreitas e tortuosas ruas que pela encosta do monte  guiavam ao burgo primitivo fundado ou restaurado pelos Gascões, se não  mentem memórias remotas. Na Rua do Souto, já assim chamada, talvez pela  vizinhança de algum bosque de castanheiros, como principal entrada da  povoação, andavam as danças judengas e folias mouriscas com músicas e  trebelhos ou ogos, por entre o povo vestido de festa, o que era indício  evidente de que se esperava el-rei, cuja vinda a qualquer povoação era o único  motivo legal para fazer dançar e foliar judeus e mouros, que, decerto, não  folgavam nada com estes forçados e dispendiosos sinais de contentamento  público.

Com efeito, uma numerosa e esplêndida cavalgada vinha da banda do bailado  de Leça. El-rei D. Fernando juntara em Santarém os seus ricos-homens e  conselheiros e, amestrado por Leonor Teles na arte de dissimular, recebera  com todas as mostras de boa-vontade o infante D. Dinis e Diogo Lopes  Pacheco, ao qual, para maior disfarce, não escasseara mercês. Depois, em  folgares e caçadas vagueara pelo Reino com D. Leonor, até que em Eixo   fizera um como manifesto da resolução que tomara de a receber por mulher,  o que neste dia cumprira na antiga igreja daquela célebre comenda dos  Hospitaleiros. Era, pois, para celebrar esse matrimônio adúltero, agourado  pelas  aldições populares, que o bispo D. Afonso, menos escrupuloso que o  povo de Lisboa acerca de adultérios, vestia de festa o seu muito canônico  burgo. (*)

----------- 
[(*) Este bispo D. Afonso era ainda o mesmo a quem el-rei D. Pedro, dizem, quisera açoitar pela sua  própria mão em consequência de ele haver cometido adultério (ato trivialíssimo no clero daquele tempo) com  a mulher de um honrado cidadão. Uma história miudamente narrada por Fernão Lopes na crônica daquele  rei.]
----------- 

A cavalgada que se vira descer ao longo do vale já atravessava o rio da vila  pela ponte do Souto e encaminhava-se para uma antiga porta da povoação  primitiva, porta conhecida ainda hoje, como então, pelo nome de Vandoma.  Ao lado direito de el-rei ia D. Leonor, a rainha de Portugal: ele montando  num cavalo de guerra; ela num palafrém branco, levado de rédea desde a  entrada da ponte pelo infante D. João, que familiarmente falava e ria com a  formosa cavaleira. Da banda esquerda, o bispo D. Afonso, curvado e  enfraquecido pela velhice, oscilava e fazia cortesias involuntárias a cada  passada da mansíssima e veneranda mula episcopal. Junto ao velho prelado, o  infante D. Dinis caminhava em silêncio, e no aspeto melancólico do mancebo   divisava-se quão profunda tristeza lhe consumia o coração, vendo-se como  atado ao carro triunfal da mulher que pouco a pouco se convertera na sua  irreconciliável inimiga. Após estas principais personagens, via-se uma grande  multidão de cavaleiros, clérigos, cortesãos, conselheiros, juízes da Corte;  companhia esplêndida, por entre a qual brilhava o ouro, a prata e as variadas  cores dos trajos de festa, que sobressaíam no chão negro das vestiduras  roçagantes dos magistrados e clérigos. Adiante de el-rei, as danças dos mouros  e judeus volteavam rápidas, ao som da viola ou alaúde árabe, das trombetas e  das soalhas. Segundo o antigo uso, seguiam-se às danças coros de donzelas  burguesas, que celebravam com os seus cantos o amor e ventura dos noivos.

Mas esse canto tinha o quer que era triste na toada. Triste era, também, o  aspeto dos populares, que, sem um só grito de regozijo, se apinhavam para ver  passar aquele préstito real. Mil olhos se cravavam no infante D. Dinis, cujo  rosto melancólico revelava que os seus pensamentos eram acordes com os do  povo, que por toda a parte não via neste consórcio senão um crime e uma  fonte de desventuras. Os cortesãos, porém, fingiam não perceber o que se  passava à roda deles e pareciam trasbordar de alegria. Muitos eram daqueles  que mais contrários tinham sido aos amores de el-rei, mas, que, vendo, enfim,  D. Leonor rainha, voltavam-se para o sol que nascia e calculavam já quantas  terras e que soma de direitos reais lhes poderia render da parte de um rei  pródigo a sua mudança de opinião.

Entre estes não se via o tenaz e astuto Pacheco. Habituado ao trato da Corte  por largos anos, experimentado em todos os enredos dos paços, hábil em  traduzir sorrisos e gestos, palavras avulsas e discursos fingidos, não tardara em  perceber que as mercês e agrados de el-rei e de D. Leonor encobriam intentos  de irrevogável vingança. Conhecendo que a sedição popular fora inútil e que,  ainda renovada com mais fúria, não poderia resistir às armas de D. Fernando,  havia-se afastado da Corte e, posto que só nos fins desse ano ele passasse a  servir o seu antigo protetor e amigo, D. Henrique de Castela, buscara  entretanto esquivar-se ao ódio da nova rainha, conservando ao mesmo tempo  a boa opinião entre o vulgo.

Abandonado assim do seu guia, o infante D. Dinis sofrera resignado um  sucesso que não podia embargar; mas, digno filho de D. Pedro, conservara  intacta a sua má vontade a D. Leonor. Desamparado dos seus parciais, vendo,  se não traída, ao menos quase morta e inativa a aliança de Pacheco, e, para  maior desalento, seu irmão mais velho, o infante D. João, ligado com essa  mulher, da qual este príncipe mal pensava então lhe viria a última ruína; no  meio de tantos desenganos, o infante, a princípio tímido e irresoluto, sentira  crescer a ousadia com os perigos; sentira girar-lhe nas veias o sangue paterno.  Obrigado a seguir a Corte, nunca D. Leonor achara um sorriso nos seus  lábios; nunca o vira conter diante dela um só sinal de desprezo. Assim, a  cólera de el-rei contra seu irmão havia chegado ao maior auge, e os cálculos de  fria e paciente vingança estavam resolvidos no ânimo de Leonor Teles.  

A cavalgada tinha subido a encosta, atravessado a Porta de Vandoma, que em  parte ainda subsiste, e passado em frente da Sé, junto da qual se dilatavam os  paços episcopais. Aí as danças e folias pararam e fizeram por um momento  silêncio. Então o infante D. João, tomando nos braços a formosa rainha,  apeou-se do palafrém, e, após ela, el-rei saltou ligeiro do seu fogoso e  agigantando ginete. Dentro em pouco toda a comitiva tinha desaparecido no  profundo portal dos paços, e os donzéis conduziam os elegantes cavalos, as  mulas inquietas e os mansos palafréns para as vastas e bem providas  cavalariças do muito devoto e poderoso prelado da antiga Festabole. (o Porto,  nome segundo a divisão dos bispados atribuída ao rei Godo Vamba)

O aposento principal dos paços, quadra vasta e grandiosa, estava de antemão  ornado para receber os hóspedes reais do velho bispo D. Afonso. Um trono  com dois assentos de espaldas indicava que a ele ia subir, também, uma  rainha. D. Leonor entrou seguida das cuvilheiras e donzelas da sua câmara; el-rei de todos os principais cavaleiros. Viam-se entre estes o alferes-mor Airas  Gomes da Silva, ancião venerável, que fora aio do rei, quando infante, o  orgulhoso mordomo-mor D. João Afonso Telo, Gil Vasques de Resende, aio  do infante D. Dinis, o prior da Ordem do Hospital, Álvaro Gonçalves Pereira,  e muitos outros fidalgos que ou seguiam a Corte ou tinham vindo assistir às  bodas reais.

Guiada por D. Fernando, Leonor Teles subiu com passo firme os degraus do  trono. Como o navegante, que, afrontando temporais desfeitos por mares   incógnitos e aprocelados e chegando ao porto longínquo, quase que não crê  pisar a terra dos seus desejos, assim esta mulher ambiciosa e audaz parecia  duvidar da realidade da sua elevação. A alma sorria-lhe a mil esperanças; a vida  trasbordava nela. ao seu lado um rei, aos seus pés um reino! Era mais que  embriaguez; era delírio. Ela sentia um novo afeto, um como desejo de perdão  aos seus inimigos! Tremeu de si mesma e, convocando todas as forças do  coração, salvou a sua ferocidade hipócrita, que parecia querer abandoná-la.  Era severo o seu aspeto quando esses pensamentos estranhos lhe passaram  pelo espírito; mas o sorriso tornou a espraiar-se-lhe no rosto quando o  instinto de tigre pôde fazê-la triunfar desse momento em que a generosidade  costuma acometer com violência as almas vingativas e ferozes, o momento em  que se realiza a suma ventura por largo tempo sonhada.

Do alto do trono e em pé, D. Fernando estendeu a mão: o tropel de cortesãos  e cavaleiros, de donas e donzelas formaram aos lados da espaçosa sala fileiras  esplêndidas, imóveis e silenciosas: e el-rei volveu olhar lentos para um e outro  lado e disse:

— Ricos-homens, infanções e cavaleiros de Portugal, um dos mais nobres  sacramentos que Deus neste mundo ordenou foi o matrimônio: como para os  outros homens, para os reis se instituiu ele; porque por ele as coroas se  perpetuam na linhagem real. É por isso que eu desposei hoje a muito ilustre  Dona Leonor, filha de Dom Afonso Telo, descendente dos antigos reis e  ligada com os mais nobres de entre vós pelo divido do sangue. Assim, a rainha   de Portugal será mais um laço que vos una a mim como parentes, que de hoje  avante sois meus. Leais, como tendes sido ao vosso rei pelo preito que lhe  fizestes, muito mais o sereis por este novo título. Em que pês a traidores,  Dona Leonor Teles é minha mulher! Fidalgos portugueses, beijai a mão à  vossa rainha.

O velho alferes-mor, Airas Gomes, aproximou-se então do trono, à voz do  seu moço pupilo; ajoelhou e beijou à mão a D. Leonor; mas o olhar que  lançou para el-rei era como o de pedagogo que de mau humor se acomoda ao  capricho infantil de um príncipe. Ao volver de olhos do ancião, D. Fernando  corou e voltou o rosto.

O infante D. João, porém, dobrando o joelho aos pés da formosa rainha,  parecia trasbordar de alegria. Contemplando-o, Leonor Teles deixou assomar  aos lábios um daqueles ambíguos e quase imperceptíveis sorrisos que, vindos  dela, sempre tinham uma significação profunda. Porventura que no infante D.  João ela já não via mais que o precursor da humilhação de D. Dinis, do seu  capital inimigo.

Após o infante, os fidalgos vieram sucessivamente curvar-se ante D. Leonor.  Boa parte deles era como capitães vencidos seguindo ao capitólio um  triunfador romano. Podia com efeito dizer-se que, mau grado desses que se  rojavam aos seus pés, ela conquistara o trono.

Toda a comprida fileira de nobres oficiais da Coroa tinha passado e ajoelhado  no estrado real. Faltava um; e era este, que, menosprezando tantas caras  ilustres por valor ou ciência, por fidalguia ou riqueza, inclinadas perante ela, a  mulher orgulhosa e implacável esperava pensando no momento em que o  mancebo ainda impúbere, sem renome, sem poderio, célebre só pelo seu  berço e pelo desgraçado drama da morte de D. Inês, viesse tributar  homenagem à que representava uma papel análogo ao daquela desventurada,  salvo na sinceridade do amor e na inocência da vida.

Mas esse para quem D. Leonor mais de uma vez volvera rapidamente os  olhos considerava com os braços cruzados aquele espetáculo em perfeita  imobilidade, de que unicamente saíra quando Gil Vasques de Resende, que  estava ao seu lado, se afastara, caminhando para os degraus do estrado. O  mancebo apertara a mão do idoso aio, trêmula da idade, com a mão ainda  mais trêmula de cólera. Na conta de pai o tinha; venerava-o como filho, e a  ideia de o ver prostituir os seus cabelos brancos aos pés de uma adúltera o  levara a esse movimento involuntário; involuntário, porque ele naquela
postura e naquela hora não fazia senão coligir todas as forças da alma para  salvar a honra do nome dos seus avós, do nome dos reis portugueses,  esquecida por um dos seus irmãos e, talvez, mercadejada por outro em troco  de valimento infame. O velho entendeu o que significava este convulso  apertar de mão: duas lágrimas lhe caíram pelas faces; mas obedeceu a el-rei.   Só faltava D. Dinis, que continuara a ficar imóvel. Houve um momento de  silêncio sepulcral na vasta sala, e este silêncio era para todos indefinido, mas  terrível.

D. Fernando pôs-se a olhar fito para seu irmão, enleado, ao que parecia, em  pensar profundo.

Dentro de pouco, poder-se-ia crer que todos os fidalgos que povoavam aquela  vasta quadra estavam convertidos em pedra semelhante à das colunas góticas  que sustinham as voltas pontiagudas do teto, se não fosse o respirar ansiado e  rápido que lhes fazia ranger sobre os peitos e ombros os seus ricos briais.(*)

---------
[(*) O brial era uma espécie de camisola que os cavaleiros vestiam sobre as armas e por cima da qual  apertavam o cinto da espada.]
----------

 Os lábios de el-rei tremeram, como a superfície do mar encrespada pela leve e  repentina aragem que precede imediatamente o tufão. Depois, entreabrindo-os, com os dentes cerrados, murmurou:

— Infante Dom Dinis, beijai a mão à vossa rainha.  

Foi um só o volver de todos os olhos para o moço infante: o sussurro das  respirações cessara.

D. Dinis não respondeu; encaminhou-se para o meio do aposento: parou em frente do trono e, olhando em redor de si, perguntou com sorriso de amargo  escárnio:

— Onde está aqui a rainha de Portugal?

— Infante Dom Dinis! — disse el-rei, cujo rosto o furor mal reprimido  demudara. — Sofredor e bom irmão tenho sido por largo tempo: não queirais  que seja hoje só juiz inflexível do filho querido daquele que também me  gerou! Infante Dom Dinis!, beijai a mão da muito nobre e virtuosa Dona  Leonor Teles, como fez vosso irmãos mais velho, de quem deveríeis haver  vergonha.

— Nunca um neto de Dom Afonso do Salado — replicou o infante, com  aparente tranquilidade — beijará a mão da que el-rei seu irmão e senhor que  chamar rainha. Nunca Dom Dinis de Portugal beijará a mão da mulher de  João Lourenço da Cunha. Primeiro ela descerá desse trono e virá ajoelhar aos  meus pés; que de reis venho eu, não ela.

— De joelhos, dom traidor! — gritou D. Fernando, pondo-se em pé e  descendo dois degraus do estrado. — De joelhos, vil parceiro de revés  sandeus! Se a taberna de Folco Taca vos ouviu fazer preito infame aos peões  de Lisboa, quebrar-lo-eis diante do vosso rei: quebra-lo-eis, que vo-lo digo eu!  

D. Dinis viu então que todos os seus passos estavam descobertos: achava-se,  por isso, à borda de um abismo. Hesitou um momento; mas lembrou-se de  que era neto do herói do Salado e precipitou-se na voragem.  

— Vil é a mulher barregã e adúltera, e essa é ambas as coisas. Traidor seria  um rei de Portugal que assentasse o adultério no trono, e vós o fizestes, rei  desonrado e maldito do vosso Deus e do vosso povo! Quem neste lugar é o  vil e o traidor?

O infante, acabando de proferir estas palavras, abaixou a cabeça e deixou  descair os braços. Ele bem sabia que se seguia o morrer.

Apenas el-rei se levantara, D. Leonor, cujas faces se tinham tingido da  amarelidão da morte, tinha-se erguido também. Naquele rosto, semelhante ao  de uma estátua de sepulcro, apenas se conhecia o viver no profundar, cada vez  maior, das duas rugas frontais que se lhe vinham juntar entre os sobrolhos.

Ouvindo as derradeiras e fulminantes palavras de D. Dinis, el-rei soltara um  destes rugidos de desesperação e cólera humanas que nem o rugido da mais  brava fera pode igualar; grito de ventríloquo, que é como o estridor de todas  as fibras do coração que se despedaçam a um tempo; gemido como o do  rodado ao primeiro giro do instrumento do suplício: rugido, grito, gemido,  conglobados num só hiato, fundidos num som único pela raiva, pelo ódio,  pela angústia — brado que só terá eco pleno no bramido que há de soltar o  réprobo quando no derradeiro juízo o julgador dos mundos lhe disser: "Para ti  as penas eternas."

O brado de D. Fernando fizera tremer os mais esforçados cavaleiros que se  achavam presentes: o movimento que o seguiu fez gelar o sangue em todas as  veias.

Como um relâmpago ele tinha arrancado da cinta o agudo bulhão e, com os  olhos desvairados, encaminhava-se para o meio da sala, onde seu irmão o  esperava imóvel, com a mão sobre o peito, como se dissesse: "Aqui!"

Mas D. Fernando não pôde oferecer nas aras do adultério um fratricídio; uma  barreira se tinha levantado aos seus pés. Era um velho de cara calva e de  longas melenas brancas e desbastadas pelos anos: era aquele que lhe fora mais  que pai e que ele respeitava mais que a memória deste; era o seu alferes-mor, o  venerável Airas Gomes, que, ajoelhado, lhe clamava com vozes truncadas de  soluços e lágrimas:

— Senhor!, que é vosso irmão!

— É um covarde traidor, que deve morrer! Irmão!? Mentes, velho! Ele já o  não é!

À palavra "mentes!" um relâmpado de vermelhidão passou pelas faces cavadas  do antigo cavaleiro: abaixou os olhos e correu-os pela espada. Fora esta a  primeira vez que ela ficara na bainha depois de tão funda afronta. Mas aquele   era o momento dos grandes sacrifícios. Airas Gomes replicou, alimpando as  lágrimas:

— Nunca vos menti, senhor, nem quando éreis na puerícia, nem depois  que sois meu rei. Sabei-lo. Criminoso ou inocente, Dom Dinis é filho do meu  bom senhor Dom Pedro. ao vosso pai servi com lealdade; por vós já me  andou arriscada a vida. Hoje tendes por defensores todos os cavaleiros de  Portugal, ele é que não tem, talvez, um só. Senhor rei, ficai certo de que, para  assassinar vosso irmão, vos é mister passar por cima do cadáver do vosso  segundo pai.

Atalhado assim o primeiro ímpeto, o caráter do moço monarca revelou-se  inteiro neste momento. Comoveu-o a postura do venerando ancião, que pela  primeira vez via aos seus pés, e, com a irresolução pintada nos olhos, fitou-os  em Leonor Teles.

Por uma reflexão instantânea, a hiena previra que o sangue derramado pelo  fratricida não cairia somente sobre a cabeça deste, mas também sobre a dela.  Naquele rosto, então semelhante ao de uma estátua, D. Fernando não pôde  ler a sentença do infante, bem que lá no fundo do coração ela estivesse escrita  com sangue.

Entretanto os cortesãos, que no furor rompente de el-rei tinham ficado  estupefatos e quietos, vendo-o vacilar, rodearam o infante. O velho Gil  Vasques de Resende, que ia interpor-se, também, entre D. Dinis e el-rei,   quando este arrancara o punhal, parara ao ver a heroica resolução do alferes-mor; mas, ao hesitar de D. Fernando, correra a abraçar-se com o seu pupilo,  que, no meio de tantos ânimos agitados por paixões diversas, era quem  unicamente parecia tranquilo e alheio ao terror que se pintava em todos os  rostos.

Finalmente, el-rei meteu vagarosamente o punhal no cinto e, com voz  pausada, mas tremula e presa, disse:  

— Que esse mal-aventurado sai de ante mim.

O tom em que estas poucas palavras foram proferidas fez vergar o ânimo de  D. Dinis, cujo coração, antes disso, parecera de bronze. Os olhos arrasaram-se-lhe de água. Sentira que, até então, era uma cólera cega, repentina,  insensata, que o ameaçava: agora, porém, no modo e na expressão de D.  Fernando vira claramente que era um amor de irmão que expirava.

Com a cabeça pendida em cima do ombro de Gil Vasques de Resende, saiu do  aposento.

Era, talvez, o velho o único amigo que lhe restava no mundo.

D. Leonor levou ambas as mãos ao rosto, e via-se-lhe arquejar o colo  formoso, agitado por mal contido suspiro.

"Coração compadecido e generoso!", pensou lá consigo o alferes-mor, que  havia pouco a tratara de perto pela primeira vez.

"Hora maldita e negra, em que perdi metade da minha tão espera vingança",  pensava Leonor Teles, e o choro rebentou-lhe com violência.

— Não te aflijas, Leonor — disse D. Fernando, apertando-a ao peito. —  Que nunca mais eu o veja, e viva, se puder, em paz!

Mas as lágrimas correram ainda com mais abundância e amargura.

O resto daquele dia foi triste: triste o banquete e o sarau. A atmosfera em que respirava a nova rainha tinha o que quer que fosse pesado e mortal, que  resfriava todos os corações.

À meia-noite, por um claro luar de céu limpo de Inverno, uma barca subia  com dificuldade a corrente rápida do Douro: à popa viam-se reluzir, nas  toucas e mantos negros de dois cavaleiros que aí iam sentados, as orlas e  bordaduras de ouro e prata: um dos remeiros cantava uma cantiga  melancólica, a que respondia o companheiro, e dizia assim: 

"Mortos me são padre e madre:
Eu tamanho fiquei.
Irmãos meus mal me quiseram.
Eu mal não lhes quererei.

 Vou-me correr esse mundo;
Sabe Deus se o correrei!
A alma deixo-a cá presa;
O corpo só levarei.

 De meus avós nos solares
Nasci: dois dias passei:
Meus irmãos, nada vos tenho
Senão o nome que herdei."

 Esta cantiga, cuja toada monótona repercutia nos rochedos aprumados das margens, foi interrompida por doloroso suspiro. Um dos cavaleiros o dera.

Os remeiros calaram-se: arrancaram da voga com mais ânsia e, depois, continuaram:

"Se fui rico, ora sou pobre;
Choro hoje, se já folguei;
Vilas troquei por desvios;
Muito fui: nada serei.

Sem padre, madre ou irmãos
A quem me socorrerei?
A ti, meu Senhor Jesus:
Senhor Jesus, me acorrei!" 

Um gemido mais angustiado, que saiu envolto em soluços, cortou de novo a  cantiga: era do mesmo que já a interrompera. O seu companheiro bradou aos  barqueiros, com a voz tremula e cansada de um ancião:

— Calai-vos aí com as vossas trovas malditas!

Os remeiros vogaram em silêncio; mas pensaram lá consigo que muito  danadas deviam ser as almas de cavaleiros que assim maldiziam tão devoto  trovar.

Repararam, porém, que, dos dois desconhecidos, o que suspirava e gemera  lançara os braços ao pescoço do que falara, e que este, afagando-o, lhe dizia:

— Quando todos, senhor, vos abandonarem não vos abandonarei eu; que  o devo ao amor com que vos criei e à esclarecida e santa memória do vosso  virtuoso pai.

Então os barqueiros, bem que rudes, desconfiaram de que podia muito bem  ser que não fossem duas almas danadas aquelas, mas sim mal-aventuradas.  


VII

JURAMENTO, PAGAMENTO
  
Passara mais de um ano depois do casamento de el-rei. Este casamento, que  explicava o repúdio da infanta de Castela, não bastara, em verdade, para  acender a guerra entre D. Henrique e D. Fernando, estando já de algum modo  previsto nos capítulos adicionais do Tratado de Alcoutim. Mas, como se o  desgosto que semelhante ofensa devia gerar no ânimo do rei castelhano não  fosse assaz forte para servir de fermente a futuras guerras, D. Fernando  suscitara novos motivos de sérias desavenças, que não particularizaremos aqui,  por não virem ao nosso intento. Baste saber-se que, depois de inúteis  mensagens e queixas, D. Henrique de Castela, entrando subitamente em  Portugal e tomando muitas terras fortificadas, atravessara rapidamente a Beira,  passara junto aos muros de Coimbra, onde se achava D. Leonor Teles, e,  vindo oferecer batalha a el-rei D. Fernando, que estava em Santarém e que  não aceitou o combate, se encaminhara para Lisboa, cujos habitantes  desapercebidos apenas tivera tempo de se acolherem aos antigos muros do  tempo de D. Afonso III, de cujas torres e adarves viram os Castelhanos  saquearem e queimarem o bairro mais povoado e rico da cidade, o Arrabalde,  sem lhes poderem pôr obstáculo. No meio deste apertado cerco,  desamparados de el-rei, que apenas lhes enviara alguns dos seus cavaleiros, os   moradores de Lisboa não tinham desanimado. Com vária fortuna, tinham  resistido aos cometimentos dos Castelhanos e, o que mais duro era de sofrer,  à fome, à sede e, até, ao receio de traições dos seus naturais. Finalmente, D.  Fernando fizera uma paz vergonhosa, depois de ter suscitado uma injusta  guerra, e Lisboa viu afastar dos seus muros o exército de el-rei de Castela, que  a tivera sitiada durante quase dois meses.

Era nos fins de Mio de 1373, pela volta da tarde de um formoso dia de  Primavera. O ar estava tépido e o céu limpo. Pelos campos e vales via-se  verdejar a relva; a madressilva e as rosas bravias, enredadas pelos valados,  embalsamavam a atmosfera. Mas estes eram os únicos sinais que, nos  arredores de Lisboa, revelavam aquela estação suave no seu clima suavíssimo.  Tudo o mais contrastava horrivelmente com eles. Os extensos e bastos  olivedos e azinhais que nessas eras a rodeavam jaziam aqui e ali por terra,  como se por lá tivesse passado fouce gigante meneada por braço de ferro.  Pelos outeirinhos, coroados pouco havia de vinhas frondosas, viam-se  espalhadas as videiras cobertas de folhas ressecadas antes de tempo ou  enegrecidas pelo fogo, assemelhando-se a gândara coberta de urzes que foi  desbravada por fins do Outono. As vastas hortas que se derramavam por  Valverde, trilhadas pelos pés dos cavalos, estavam incultas e abandonadas.  Mas, sobre este mal-assombrado e triste chão do painel, mais melancólica e  aflitiva avultava ainda a figura principal, a cidade.

O populoso bairro chamado o Arrabalde, onde, dantes, era contínuo o ruído  discorde de trato imenso, achava-se convertido em montão de ruínas. Para os  lados do sul e poente, não se viam, desde os antigos muros (cujo perímetro  pouco mais abrangia do que o castelo e o bairro a que hoje damos geralmente  o nome de Alfama), senão edifícios queimados, ruas entulhadas, praças  desfeitas, vestígios de sangue, peças de armadura aboladas ou falsadas,  hastilhas e ferros partidos de virotes, de lanças e de espadas, e, aqui e acolá,  cadáveres fétidos, não só de cavalos, mas também de homens, cujas carnes,  meio devoradas pelos cães ou pelo tempo, lhes deixavam branquejar as  ossadas. Sobre os entulhos apareciam como fantasmas os servos mouros,  revolvendo as pedras derrocadas, em busca de alguma preciosidade que  tivesse escapado às chamas e ao inimigo; e junto às paredes negras da sinagoga  os mercadores judeus, olhando para o seu bairro assolado, depenavam as  barbas à roda dos rabis, que recitavam em tom de choro os versículos  hebraicos dos trenos.

Por meio deste vasto quadro de assolação rompia uma numerosa companhia  de cavaleiros e damas, de donas e escudeiros, de donzelas e pajens brilhante  cavalgada que descia da banda de Santo Antão para S. Domingos e tomava  pela Corredoura para a Porta do Ferro. A formosura e o luxo das mulheres, as  figuras atléticas e os rostos varonis dos cavaleiros, o brunido das armas, o  loução dos trajos, o rico dos arreios, tudo, enfim, dava clara mostra de que  naquela cavalgada vinha a mais nobre gente de Portugal. Os risos das damas,   os ditos galantes e agudos dos fidalgos, o rinchar alegre dos corcéis briosos e  dos delicados palafréns, as doudices dos donzéis, que, ora correndo à rédea  solta, ora sofreando os cavalos, ao perpassar pelas mulas pacíficas dos  cortesãos letrados, os faziam vacilar e debruçar sobre os arções, o bater das  asas dos nebris e gerifaltes empoleirados nos punhos dos falcoeiros, o latir dos  galgos e alãos, que, atrelados, forcejavam por se atirarem acima daqueles  centenares de habitações derrocadas, de onde saía de vez em quando uma  exalação de carniça: esse rir, este folgar, este ruído de contentamento, este  matiz de reflexos metálicos, de cores variegadas, passando, como turbilhão,  através daquele silêncio sepulcral, parecia rasgar o véu de tristeza que cobria a  vasta área da cidade destruída e revocá-la a uma nova existência.

Mas o povo, apesar disso, continuava a estar triste.

A cavalgada chegou ao terreiro da Sé. Um engenho de arremessar pedras  estava assentado no meio dele, e os grossos madeiros de que era construído  viam-se ainda manchados de rastos de sangue. Uma dama que vinha na frente  da comitiva parou: um cavaleiro de boa idade e gentil-homem, que caminhava  ao seu lado, parou também. A dama apontou para o engenho, disse algumas  palavras ao cavaleiro e, depois, desatou a rir.

Era ela a muito nobre e virtuosa rainha D Leonor: ele o muito excelente e  esclarecido rei D. Fernando de Portugal.

D. Leonor tinha razão para rir.

Durante o cerco de Lisboa, uma voz, verdadeira ou falsa, se espalhara de que  vários moradores da cidade estavam preitejados com el-rei de Castela para lhe  abrirem uma das portas. Dava força a tais suspeitas o acharem-se no campo  castelhano Diogo Lopes Pacheco e D. Dinis, que com ele se tinham juntado  na sua entrada em Portugal, e as desconfianças recaíam naturalmente sobre  aqueles que, dois anos antes, tinham seguido o partido contrário a D. Leonor,  de que o infante e o velho privado de D. Afonso IV eram cabeças. Assim a  popularidade dos parciais de D. Dinis tinha diminuído consideravelmente,  porque o povo, em vez de atribuir a sua ruína a causas remotas, às paixões  insensatas de D. Leonor e à imprudência de el-rei, só nas sugestões de Diogo  Lopes e do infante via agora a origem de todos os males presentes, e o ódio  que contra os dois havia concebido se estendera a todos os que cria serem- lhes afeiçoados.

Apenas, portanto, se divulgou a notícia da intentada traição, o povo furioso  correu às moradas daqueles que, como fica dito, lhe eram mais suspeitos.  Seguiu-se uma festa de canibais, festa de vulgacho em qualquer tempo e lugar  que ele reine. Aqueles que não puderam provar de modo inegável a sua  inocência foram metidos aos mais cruéis tormentos, onde nenhum se  confessou culpado. Um desgraçado, contra o qual eram mais veementes as  desconfianças, foi arrastado pelas ruas e feito depois em pedaços: "outro —  diz o cronista — tomaram e prozaram na funda d'um engenho, que estava armado ante  a porte da see; e quando desfechou lançou-o em cima dessa igreja entre duas torres dos sinos   que ha, e quando cahio acharomno vivo; e tomaromno outra vez e pozeromno na funda do  engenho, e deitouho contra o mar, omde elles desejavom, e assi acabou sua vida".

Era por isso que Da Leonor olhava para o engenho e se rira. O próprio povo  tinha pagado uma parte das arras do seu casamento.

A noite descera entretanto. A cavalgada parou no terreiro de S. Martinho, e à  luz de muitas tochas parte daquela multidão escoou-se, pouco a pouco, por  diversas ruas, enquanto outra parte subia à sala principal ou se derramava  pelos aposentos dos paços, cujo silêncio de quase dois anos, depois da fuga de  el-rei com Da Leonor Teles, era a primeira vez interrompido pelo ruído de  uma corte numerosa, mas bem diferente da antiga. A rainha havia quase  exclusivamente chamado a ela os seus parentes ou aqueles fidalgos que lhe  tinham dado provas não equívocas de sincera afeição e substituíra à  severidade antiga do paço todo o brilho de luxo insensato e, o que mais era, a  dissolução dos costumes, que quase sempre acompanha esse luxo. Depois de  uma ceia esplêndida como o devia ser nesta corte voluntária, apenas ficara na  câmara real D. Fernando e a sua mulher, o conde de Barcelos, D. João, D.  Gonçalo Teles, irmão de D. Leonor, e um donzel da rinha, filho bastardo de  outro bastardo, do prior do Hospital Álvaro Gonçalves Pereira, donzel que ela  mais que nenhum estimava. Estas personagens achavam-se reunidas no  mesmo aposento onde, dois anos antes, o beguino Frei Roy viera revelar à  então amante de D. Fernando os intentos dos seus inimigos. Era deste  aposento que ela saíra fugitiva e amaldiçoada do povo. Mas era aí, também,  que D. Leonor vinha depois de tantos sustos, de tantas dificuldades vencidas,  de tanto sangue derramado pela sua causa, repousar triunfadora, segura já na  cara a coroa real. Tudo estava do mesmo modo, salvo as personagens, que,  em parte, eram diversas e em diversa situação.

El-rei, habitualmente alegre, sentara-se triste na cadeira de espaldas, único  móvel do aposento, e encostara a cabeça sobre o punho cerrado: D. Leonor,  posto que naturalmente loquaz (ousada e faladora), sentada no estrado em frente  de D. Fernando, conservava-se, também, em silêncio: em pé, um pouco atrás  da cadeira de el-rei, o donzel querido de D. Leonor, com os olhos fitos nela,  esperava atento as determinações da sua senhora: ao longo da sala o conde de  Barcelos e D. Gonçalo Teles passeavam lentamente, conversando em voz  submissa e pausada.

Mas a taciturnidade de cada uma das duas personagens principais tinha bem  diferentes motivos.

A imagem da sua capital destruída havia-se embebido na alma de el-rei, como  remorso cruel. Pelas sugestões do seu tio adotivo, consentira que D. Henrique  viesse livremente destruir a opulenta Lisboa. Ele, neto de Afonso IV, rejeitara  os socorros dos seus valorosos vassalos, que, ao esvoaçar dos pendões  inimigos, de toda a parte tinham corrido, lança em punho, para combaterem  debaixo da signa real: ele, cavaleiro, fora vil instrumento de vingança covarde:  ele, rei de Portugal, fora o destruidor do seu povo: ele, português, recebera o   nome de fraco de um castelhano, sem que ousasse desmentir a afronta! Estas  ideias, que o tinham assaltado ao atravessar as ruínas dos arrabaldes, tomavam  vulto e força na solidão e no silêncio. O pobre monarca, bom, mas  excessivamente brando e irresoluto, tinha sobra razão de estar triste. A Lua,  que começava a subir, dava de chapa, através da janela oriental do aposento,  no rosto de D. Fernando, como dois anos antes, quase a essa hora, lhe  iluminara, também, as faces demudadas de aflição. Este lugar, esta luz e esta  hora eram para ele funestos!

Nesse momento, passos mais rápidos e mais pesados que os dos dois fidalgos  começaram a soar na sala contígua: quem quer que era passeava também.

Dos olhos de D. Fernando saíam dois tênues reflexos; eram os raios da luz  que os espelhavam em duas lágrimas.

A rainha, levantando-se então, disse ao donzel:

— Nun'Álvares Pereira, vede quem está nessa sala.

Nun'Álvares abriu a porta e, alongando a cabeça, voltou imediatamente e  disse:

— O corregedor da Corte.

Os dois fidalgos pararam na extremidade do aposento, calaram-se e  conservaram-se imóveis.

A rainha fez sinal com a mão a Nun'Álvares para que esperasse: o donzel  ficou à porte sem pestanejar.

D. Leonor encaminhou-se então para el-rei, que, embebido no seu profundo pensar, não vira, nem ouvira o que se fazia ou dizia. Curvando-se e firmando  o cotovelo no braço da cadeira de el-rei, encostou a cabeça sobre o ombro  dele, com a face unida à sua.

— Que tens tu, Fernando? — perguntou ela, com essa inflexão de voz  meiga que só sabem lábios de esposa que muito ama, mas com que também  soubera atinar esta mulher sublime de hipocrisia.

— Nada! ... nada! — respondeu el-rei, lançando-lhe o braço em redor do  pescoço e apertando a face incendiada àquele rosto de anjo, que dissimulava  um coração de demônio.

Os dois ténues reflexos da lua tinham esmorecido nos olhos de D. Fernando:  o hálito de Leonor Teles queimara as lágrimas da compaixão e do remorso.

— Enganas-me ou enganas-te a ti próprio, Fernando! — replicou a rainha.  — Tu és infeliz, e eu sei porque o és. Aborreces já a pobre Leonor Teles.

O tom com que estas palavras foram proferidas era capaz de partir um  coração de mármore.

— Enlouqueceste, Leonor? — exclamou el-rei. — Aborrecer-te? Sem ti,  este mundo fora para mim saudade, a coroa martírio, a vida maldição de   Deus. Como nos primeiros dias dos nossos amores, no leito da morte amar- te-ei ainda. Glória, riqueza, poderio, tudo te sacrifiquei; não me pesa. Mil  vezes que tu o queiras to sacrificarei de novo.

— Ah, provera a Deus que o teu amor fosse metade do que dizes: fosse  metade do meu!

— Busca, inventa, aponta-me algum modo de provar o que te digo, e verás  se as minhas palavras são sinceras!

— Há um, rei de Portugal! — replicou Leonor Teles, em cujos olhos  cintilava o contentamento.

Dizendo isto, ela se afastara de el-rei. O seu aspeto tomou subitamente a  expressão grave e severa de uma rainha. A um gesto que fez, Nun'Álvares  ergueu o reposteiro, e o corregedor da Corte entrou. Trazia na mão um  pergaminho aberto. Chegou ao pé de Leonor Teles, ajoelhou e entregou-lho.

A rainha pegou nele e apresentou-o a el-rei: o donzel trouxe uma das tochas  que estavam nos ângulos do aposento e colocou-se à esquerda da cadeira de  D. Fernando.

— A prova do que dissestes, rei de Portugal, está em estampardes no fim desse pergaminho o vosso selo de puridade.

D. Fernando recebeu o pergaminho e começou a ler: a cada uma das extensas  linhas, que o obrigavam a descrever com a cara uma curva, o tremor das mãos   tornava-se-lhe mais violento e as contrações do rosto mais profundas. Antes  de acabar de ler, atirou o pergaminho ao chão e, com voz terrível, exclamou,  cravando os olhos reluzentes em Leonor Teles:

— Mulher, que me pedes tu?

— Justiça e as minhas arras.

Era a primeira vez que el-rei ousava resistir à vontade de Leonor Teles. Ela  ainda não o cria. Habituada a ser obedecida pelo pobre monarca, estas últimas  palavras foram proferidas com a insolência de uma resolução incontrastável.

— Justiça? Contra quem a pedes? Contra cadáveres e moribundos. As tuas  arras? Tiveste em dote as mais formosas vilas dos meus senhorios: tiveste o  que mais desejavas, as arras de sangue e ruínas. Para te contentar, deixei  Lisboa entregue ao furor de inimigos; para te contentar, fui vil e fraco; para te  contentar, dos patíbulos já têm pendido sobejos cadáveres.(*) E, ainda não  satisfeita, pretendes que, antes de dormir uma única noite na minha capital  assolada, confirme uma sentença de morte! Leonor!, tu eras digna de seres  filha do meu implacável pai!

------------
[(*)Os tumultos contra o casamento de D. Fernando não se limitaram a Lisboa. Pelas doações dos bens dos credores mortos ou decepados, conhece-se que houve confrontos e depois  vinganças em Santarém, Leiria, Abrantes e outras partes.] 
-------------

D. Leonor repelira o olhar, entre colérico e tímido de D. Fernando, que mal  acreditava a própria audácia, com um olhar em que se misturava a indignação  e o desprezo. Ela ouviu as suas palavras sem mudar de aspeto; mas, apenas el- rei acabou, encaminhou-se para a janela onde batia o luar e estendeu a mão  para o céu:

— Há dois anos, senhor rei, que neste aposento, a estas mesmas horas, um  cavaleiro jurava a uma dama, de quem pretendia quanto mulher pode ceder a  desejos de homem, que a amaria sempre; jurava-o pelo céu, pelos ossos dos  seus avós, pela sua fé de cavaleiro — e o cavaleiro mentiu. As bocas de  homens vis vomitavam contra essa mulher e a essa mesma hora os nomes de  adúltera, de barregã, de prostituta; e pediam a sua morte. O cavaleiro sabia que  tais afrontas escrevem-se para sempre na cara de quem as recebe, se o sangue  de quem as proferiu não as lava um dia. O cavaleiro ofereceu a sua alma aos  demônios, se não as lavasse com sangue — e esse cavaleiro blasfemou e  mentiu. Senhor rei, diante do céu que ele invocou, perto dos ossos dos seus  avós, pelos quais jurou, à luz da lua, que o iluminava, dir-vos-ei: aquele  cavaleiro foi perjuro, blasfemo, desleal e covarde, e eu a sua vítima. É contra  ele que ora vos peço justiça. Rei de Portugal, justiça!

Esta última palavra restrugiu horrivelmente pelo aposento. El rei, que, durante  o discurso de D. Leonor, se erguera pouco a pouco, fascinado pelo seu gesto  diabólico e pelo seu olhar fulminante, caiu outra vez, arquejando, sobre a  cadeira. O desgraçado cobriu a cada com ambas as mãos e, depois de um  momento de silêncio, murmurou:

— Mas como punir aqueles que, talvez, são cadáveres? A guerra e a fúria  popular os puniram!

D. Leonor triunfara.

— Nem todos! — prosseguiu a astuta e sanguinária pantera, acometendo o  último entrincheiramento em que D. Fernando, já debalde, procurava  defender-se. — Os seus mais vis inimigos ainda respiram e, porventura, ainda  sonham vingança. Corregedor da Corte, lede os nomes escritos na vossa  sentença.

O corregedor da Corte levantou o pergaminho, afastando-o dos olhos e  interpondo a mão aberta entre estes e a tocha que Nun'Álvares segurava;  tossiu duas vezes, inclinou para trás a cabeça e, com o tom cheio e solene de  um mestre em degredos, leu:

— Item: Fernão Vasques, peou, alfaiate, cabeça e provedor dos susoditos  reveis.

Aqui abriu o peitilho da garnacha, tirou a sua ementa particular e leu a  seguinte cota:

Vivo: muy malferido dhuua ffrechada com herva(*) no ffecto do meirinho-moor,  quando hos da çidade llevarom os castellãos de vencida até mêa rrua nova.

----------- 
[(*) Naquele século o uso de ervas para envenenar as armas de tiro ou de arremesso era vulgaríssimo nos  combates.] 
-----------

Lida esta observação, o corregedor continuou a ler sucessivamente os nomes  dos réus e as respetivas cotas.

— Item: Stevom Martins Bexigosso, mercador, peom, capitão dhuu corpo dos ssusodictos rreveis. — Fizia a ementa: — Morto de ssua door naturall.

"Item: Bertholameu Martijs, ourives, peom, dizidor de pallavras de desacatamento contra  ssua rreal ssenhoria e de grão ssamdiçe e desavergonhamento. — Dizia a ementa: — Morto  dhuua pedrada dhuu engenho dos imiguos.

"Item: Joham Lobeira, escudeiro, homem darmas, acostado do alcayde moor que ffoy do  castello desta lyal cidade, capitão dos beesteiros que fforam a Ssam domingos. — Dizia a  cota: — Foi cativo dhos castellãos: dado em reendiçom e a boõ rrequado na pryssom  Dalcaçova.

"Item: Bertholameu Chambão, peom, tanoeiro, cabeça da beesteria do concelho, deputado  pera ffazer vilta e affronta a ssua rreal ssenhoria ha muy excellente e muy vertuosa de   gramdes vertudes, rrainha dona llyanor. — Rezava a ementa: — Morto dhuua lançada aa  porta dho fferro.

"Item: Ayras Gil, petintal, capitão dos rreveis, gualiotes, arraizes e pesquadores Dalfama.  — Dizia a cota: — Ffogido com os castellãos.

"Item: Fr. Roy, dalcunha Zambrana, biguino, ffolliom, jograll de sseu officio, bevedo,  assoalhador de pallavras e dictos devedados, scuita dhos rreveis. — Notava a ementa: —
Enssandeçeu na pryssom ao lleer da sentença.

Pobre Frei Roy! Vendo-se condenado à morte, desesperado, revelara o que  tinha sido na sedição — um espia de Leonor Teles. A cota da ementa fora  tudo o que tirara das suas revelações. O corregedor, homem agudo, como o  melhor mestre em leis ou em degredos, deduzira das suas palavras que o  beguino endoudecera, Frei Roy trocara as ideias. Tinha sido espia, mas dos  sediciosos.

Levantado o cerco de Lisboa, o corregedor da Corte fora o primeiro presente  que a nova rainha enviara à cidade. Àquele perspicaz e diligente magistrado  poucos dias tinham bastado para preparar um sarau digno dela, uma sentença  de morte. A prova da sua perspicácia e diligência estava em ter já no caminho  da forca os desgraçados cuja sentença vinha trazer à confirmação real. Numa  execução noturna não havia a recear tumultos populares, e a brevidade que a  rainha lhe recomendara neste negócio lhe fazia crer que não seria desagradável  a sua real senhoria a imediata execução dos réus.

Quando acabou a leitura, el-rei tirou da bolsa que trazia no cinto o selo de  camafeu e, sem dizer palavra, entregou-o ao corregedor. Este pegou na tocha  de Nun'Álvares, deixou cair alguns pingos de cera no fundo do pergaminho,  assentou-lhe em cima um fragmento de papel que tirara da ementa e cravou  neste o selo. As armas de el-rei ficaram aí estampadas. O corregedor fizera  isto com a prontidão e asseio com que o mais hábil algoz enforcaria o seu  próximo.

Depois o honesto magistrado entregou o selo a el-rei, cujo tremor nervoso se  renovara durante a fatal cerimônia. Ao pegar-lhe, o pobre monarca deixou-o  cair no chão. O selo foi rolando e parou aos pés de D. Leonor Teles. Ela  empalideceu. Porquê? Talvez se lhe figurou uma cabeça humana que rolava  diante dela.

O corregedor fez uma profunda vénia e perguntou em voz sumida à rainha:

— Quando, senhora?

No mesmo tom, D. Leonor respondeu:

— Já.

O destro e ativo corregedor tinha dado no vinte. O "já" da rainha seria mais  "já" do que ela própria pensava.

O corregedor saiu.

A um aceno de D. Leonor, o donzel meteu a tocha no anel de ferro embebido  na parede de onde a tinha tirado e encaminhou-se para junto da porta. Ali  ficou de braços cruzados, olhos no chão, e imóvel como estátua. Desde este  dia, o formoso donzel odiou do fundo da alma a sua muito nobre senhora,  aquela que lhe cingira a espada. O generoso Nun'Álvares conhecera que  debaixo desse rosto suave se escondia um instinto de besta-fera.

Os dois fidalgos continuaram a passear de um para outro lado, conversando  em voz baixa, e como alheios à cena que ali se passava.

El-rei tomara a primeira postura em que estava, com o cotovelo firmado no  braço da cadeira, e a cabeça encostada no punho; mas os seus olhos,  revolvendo-se-lhe nas órbitas, incertos e espantados, exprimiam a dolorosa  alienação daquela alma tímida, atormentada por mil afetos opostos.

Ouvia-se apenas o cicio dos dois que conversavam. E, por largo espaço,  aquele murmúrio e o respirar alto e convulso de D. Fernando foram o único  ruído que interrompeu o silêncio do vasto aposento.

El-rei, com a mão esquerda pendente sobre os joelhos, deixava-se ir ao som  das ideias tenebrosas que lhe ofuscavam o espírito e que, protraídas, o  levariam bem próximo das raias de completa loucura. A imagem de Leonor  Teles aparecia-lhe como composto monstruoso de vulto de anjo e de olhar de  demônio. Um amor infinito arrastava-o para essa imagem; o horror afastava-o  dela. Via-a como um simulacro das virgens que, na infância, imaginava, ao  ouvir ler ao bom do seu aio Airas Gomes as lendas dos mártires; mas logo  pensava ouvi-la dar risada infernal, passando por cima das ruínas da cidade  deserta. O patíbulo e os delírios amorosos; o cheiro do sangue e o hálito dos  banquetes, misturavam-se-lhe no senso íntimo: e o pobre monarca, nos seus  desvarios, perdera a consciência do lugar, da hora e da situação em que se  achava naquele terrível momento.

Mas um beijo ardente, dado nessa mão que tinha estendida, e lágrimas ainda  mais ardentes, que a regavam, foram como faísca elétrica, revocando-o à razão  e à realidade da vida.

A comoção indizível e misteriosa que sentira fez-lhe abaixar os olhos: a rainha  estava aos seus pés; era ela quem lhe cobria a mão de beijos e lha regava de  lágrimas.

D. Fernando afastou-a suavemente de si: ela levantou o rosto celeste  orvalhado de lágrimas; era, de feito, a imagem de uma das mártires que ele via  no seu imaginar de infância. D. Leonor ergueu as mãos suplicantes, com um  gesto de profunda angústia: então, era mais formosa que elas.

— Ah! — murmurou el-rei —, porque é o teu coração implacável, ou  porque te amei eu tanto?!

— Desgraçada de mim! — acudiu D. Leonor entre soluços. 0 O teu amor  era como o íris do céu: era a minha paz, a minha alegria, a minha esperança;   mas desvaneceu-se e passou; a vida de Leonor Teles desvanecer-se-á e passará  com ele!

— É porque sabes que esse amor não pode perecer; que esse amor é como  um fado escrito lá em cima — interrompeu D. Fernando —, que tu me fazes  tingir as mãos de sangue, para satisfazer as tuas cruéis vinganças: é porque  sabes que esgoto sempre o cálix das ignomínias quando as tuas mãos mo  apresentam, que me sacias de desonra. Terás, acaso, algum dia piedade  daquele que fizeste teu servo, e que não pode esquivar-se a ser tua vítima?

— Aí, quanto és injusto, Fernando, e quão mal me conheces! — exclamou  Leonor Teles, limpando as lágrimas. — Foi a tua dignidade real, e a tua justiça,  o teu nome que eu quis salvar da tua própria brandura. Aos mesquinhos que  me ofenderam perdoei de todo o coração; mas tu, que eras rei e juiz, não o  podias fazer.

Se o nome do teu virtuoso pai ainda hoje lembra a todos com veneração e  amor, é porque teu pai foi implacável contra os criminosos, e aquilo em que  pões a desonra e a ignomínia é a coroa de glória imortal que cera o seu nome.  Se as minhas palavras te constrangeram a escolher entre a confirmação dessa  fatal sentença e a deslealdade e a blasfêmia, que não cabem em coração e  lábios de cavaleiro, foi por te salvar de ti mesmo. Se crês que nisto fui culpada,  diz-me só "Leonor, já te não amo!", e eu ficarei punida; porque nessas   palavras estará escrita a minha sentença de morte! Possas tu depois perdoar-me e proferir sobre a campa da pobre Leonor uma expressão de piedade!

As lágrimas e os soluços parecia não a deixarem prosseguir. Reclinou a cabeça  sobre os joelhos de el-rei, apertando-lhe a mão entre as suas com um  movimento convulso.

Formosa, querida, humilhada aos seus pés, como resistiria o pobre monarca?  Unindo a face àquela cara divina, só lhe disse: "Oh, Leonor, Leonor!", e as  suas lágrimas misturavam-se com as dela.

Durante esta luta da dor e da hipocrisia, em que como sempre acontece, a  última triunfava, o conde de Barcelos e D. Gonçalo Teles tinham-se  encostado à janela fatal que dava para o rio e que, também, dominava grande  porção do arrabalde ocidental da cidade. O espetáculo da noite era de  melancólica magnificência.

A Lua caminhava nos céus limpos de nuvens, e pela face da terra nem  suspirava uma aragem. A claridade do luar refrangia-se nas águas, mas  esmorecia batendo na povoação, na qual não achava, além dos antigos muros,  uma parede branqueada, uma pedra alva, onde espelhar-se, ou um sussurro de  festa acorde com as suas harmonias. O incêndio e o ferro tinham passado por  lá, e Lisboa era um caos de ruínas, um cemitério sem lápides. Apenas, no  extremo do seu, dantes, mais rico e povoado arrabalde, amarelejava, polido  pelo tempo, o gótico Mosteiro de S. Francisco, junto da sua irmã mais velha, a   Igreja dos Mártires. No vale que ficava no meio a luz de cima embebia-se  inutilmente na povoação que jazia extinta. A bela Lua de Maio, tão fagueira  para   esta cidade querida, assemelhava-se à leoa que, voltando ao antro, acha o  seu cachorrinho morto. A pobre fera ameiga-o como se fosse vivo, e vendo-o  quieto, indiferente e frio, não crê, e vai e volta muitas vezes, renovando os  seus inúteis afagos. Lisboa era um cadáver, e a Lua passava e sorria-lhe ainda!

Mas, no meio daquele chão irregular, negro, calado, viam-se, aqui e acolá,  luzinhas que se meneavam de um para outro lado, ao que parecia, sem rumo  certo. Era que os frades de S. Francisco e de S. Domingos faziam procurar  por entre os entulhos as relíquias dos mortos, para lhes darem sepultura cristã.  Neste piedoso trabalho, que seguiam sem descontinuar havia muito tempo,  eram acompanhados por alguns do povo, que, para se esforçarem, cantavam  uma cantiga pia, cujas coplas, bem que interrompidas, vinham, com triste  som, bater de vez em quando nos ouvidos dos dois cavaleiros. Rezavam as  coplas:

"De amigos e inimigos,
Que aí são deitados,
Levemos os ossos
Ao chão dos finados.
Ave Maria!
Santa Maria!

 Madre gloriosa,  
Dessa alta ventura
Demovei os olhos  
À nossa tristura.
Ave Maria!  
Santa Maria!
  
Ao bento Jesus,
E ao padre eternal  
Pedi que perdoe  
A quem morreu mal.  
Ave Maria!  
Santa Maria!"

Esta longínqua toada perdeu-se no som de outra bem diversa, que se levantou  mais perto dos dois cavaleiros. Uma voz esganiçada dava o seguinte pregão:  

— ... Justiça que manda fazer el-rei em Fernão Vasques, João Lobeira e  Frei Roy: que morram na forca, sendo ao primeiro as mãos decepadas em  vida.

Os cavaleiros abaixaram os olhos para o lugar de onde subira a voz: era no  terreiro próximo: os três padecentes e o algoz, cercados de alguns besteiros,  aproximavam-se do cadafalso: vários vultos negros fechavam o préstito:  daquela pinha partira a voz do pregoeiro.

Este pregão, dado a horas mortas e numa praça deserta, parecia um escárnio.  Mas o corregedor da Corte era afamado jurisconsulto, e nós temos ouvido a  alguns que na execução das leis as formas são tudo. Assim piamente o cremos.

Duas se tinham, porém, esquecido: os desgraçados morriam, como aqueles  que o salteador assassina na estrada, pela alta noite, e sem um sacerdote que os  consolasse na extrema agonia.

O algoz empurrou brutalmente um dos padecentes para uma espécie de  marco escuro que estava ao pé do patíbulo. Daí a nada, os cavaleiros viram  reluzir duas vezes um ferro: ouviram sucessivamente dois golpes, dados como  em vão, seguindo-se a cada um deles um grito de terrível angústia.  

O conde de Barcelos quis rir-se, mas a risada gelou-se-lhe na garganta, e, como Gonçalo Teles, recuou involuntariamente.

O grito que restrugira chegara aos ouvidos de el-rei.

— Que bradar de homem que matam é este? — perguntou ele.

— Justiça da sua senhoria que se executa — respondeu o conde, que neste  momento retrocedia da janela.

— Oh, desgraçados!, tão breve! — disse el-rei, passando a mão pela cara,  de onde manava o suor da aflição e do terror. Olhando então para Leonor  Teles, acrescentou:

— Até à derradeira mealha estão pagas vossas arras, rainha de Portugal!  Que mais pretendeis de mim?

E deixou pender a cabeça sobre o peito.

D. Leonor não respondeu.

D. Gonçalo Teles aproximou-se então da cadeira de D. Fernando e curvou  um joelho em terra.

El-rei levantou os olhos e perguntou-lhe:

— Que me quereis?

— Senhor — respondeu o honrado e nobre cavaleiro —, se a vossa  senhoria consentisse neste momento em ouvir a súplica de um dos seus mais  leais vassalos! ... — Falai — replicou D. Fernando.

— João de Lobeira acaba de receber o prêmio da sua traição — prosseguiu  D. Gonçalo. — O desleal escudeiro possuía avultados bens, que ficam  pertencendo à coroa real. Por vossa muita piedade, podeis fazer mercê deles  ao seu filho Vasco de Lobeira; mas o pobre moço ensandeceu há tempos!  Tresleu com livros de cavalarias, e tão varrido está que não fala em al, senão  num que anda imaginando e a que pós o nome Amadis. Para um mesquinho  parvo e sandeu pouco basta, e a vossa real senhoria bem sabe que a minha  escassa quantia mal chega...

— Calai-vos, calai-vos; que isso é negro e vil — bradou el-rei, redobrando- lhe o horror que tinha pintado no rosto. — Deixai ao menos que a sua alma  chegue perante o trono de Deus!

— Apenas cinquenta maravedis! — murmurou D. Gonçalo, erguendo-se,  e abaixando os olhos, aflito com a lembrança da sua extrema pobreza.

Seis de Junho da era de César de 1411 (1373), num dos andares da torre do  castelo, o veador da chancelaria, Álvaro Pires, passeando de um para outro  lado, ditava a um mancebo, vestido de garnacha preta, o qual tinha diante de si  tinteiro, penas e folhas avulsas de pergaminho, a seguinte nota:  

Item. Pera se spreuer a ffolhas cento e vinte-oyto do llivro prymeyro da Cançelaria Delrrey  nosso senhor: — Doaçom dos bees de rraiz e moviis de Joham Lobeira, confisquado e morto  por treedor contra ho serviço de ssua real senhoria, ao muy nobre D. Gonçalo Tellez, per ho  muyto divedo que cõ elrrey ha, e polos muytos serviços que del tee reeçebido e ao deante espera  de rreçeber.

E o povo? ... Oh, este, sim! Nitrava-se agradecido e bom no meio de tantas  infâmias e crimes.

Os populares que, na manhã imediata àquela horrível noite dos fins de Maio,  passavam pelo terreiro maldito onde pendiam da forca os três cadáveres,  meneavam a cabeça e seguindo avante, diziam:

"Boa e prestes foi a justiça de el-rei nos traidores. Alcácer pela sua senhoria."

D. Fernando guardou até à Primavera de 73 a vingança contra os populares de  Lisboa e de outras terras que no ano de 71 se tinham amotinado por causa do  seu casamento. Vê-se isto dos documentos registados na sua chancelaria e  citados por Frei Manuel dos Santos. Quem atentamente tiver estudado o  caráter atroz e dissimulado de Leonor Teles, tão bem pintado por Fernão  Lopes, e os fatos que provam a sua influência sem limites no ânimo daquele  príncipe, não poderá esquivar-se a veementes suspeitas sobre os motivos que,  num romance, nós danos como reais, porque aí é lícito fazê-lo, da, aliás  inexplicável, inação com que D. Fernando não quis opor-se à vinda de el-rei  de Castela sobre Lisboa, vinda que reduziu os seus moradores aos mais   espantosos apuros e que converteu a cidade, por assim dizer, num montão de  ruínas. Daqueles documentos resulta que, depois de tirada toda a força aos  habitantes de Lisboa pela guerra de Castela, em que se viram quase sós e  abandonados, el-rei viera, sobre as ruínas da maior e melhor parte dela,  satisfazer os ódios de D. Leonor; porque, levantando o cerco em Março de 73,  achamos el-rei em Lisboa (aonde não volta desde a sua fuga no Outono de 71)  durante alguns dias de Maio, e em Santarém e outros lugares nos meses  seguintes, fazendo mercês dos bens dos cidadãos mortos, decepados ou  fugidos, do que se pode concluir que então foram executados ou banidos, não  sendo de crer que a cobiça cortesã tivesse esperado muitos dias sem prear  estes sanguinolentos despojos. O casamento de Leonor Teles e as  consequências dele são o primeiro ato do drama terrível, da Ilíada scelerum  da sua vida política. Foi este primeiro ato que nós procuramos dispor na tela  do romance histórico. Todo o drama daria, nessa forma da arte, uma terrível  "crônica". Desde esta conjuntura até ser arrastada em ferros para Castela, por  aqueles mesmos que chamara a assolar o seu país, a Lucrécia Bórgia  portuguesa é, na história dessa época, uma espécie de fantasma diabólico, que  aparece onde quer que haja um feito de traições, de sangue ou de atrocidade.


---
Nota:
Alexandre Herculano: "Lendas e Narrativas" (1851) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário