domingo, 31 de março de 2013

Artur de Azevedo: "Piedade Filial"


PIEDADE FILIAL 


O Brochado veio rapazito para o Rio de Janeiro e saltou aqui com o pé direito, porque arranjou logo emprego, e dois anos depois estava primeiro caixeiro, com magnífico ordenado e caderneta na Caixa Econômica.

Considerava-se feliz; só uma coisa o afligia: as saudades do pai, que deixara na aldeia.

Um dia em que, passando por uma loja da Rua do Ouvidor, viu exposto um retrato a óleo, lembrou-se de mandar pintar o do velho, a fim de pendurá-lo defronte da cama. Não podendo ter perto de si a pessoa, teria ao menos a imagem de seu pai!

O Brochado informou-se da residência do pintor e foi ter com ele.

- Vinha pedir-lhe que me pintasse o retrato de meu pai.

- Com todo o gosto.

- Mas não queria coisa que me custasse mais de trezentos mil-réis. ~ quanto posso pagar.

- Está dito! Esse não é o meu preço, é muito barato; mas como o senhor não pode pagar mais, paciência! Onde está o senhor seu pai?

- Em Portugal.

- Ah! está ausente? É pena, porque não gosto de fazer retratos senão diante dos respectivos modelos. Enfim, como não há remédio...

- Faz o retrato?

- Faço. Queira mandar-me a fotografia.

- Que fotografia?

- Do senhor seu pai.

- Não tenho.- Ah! não tem fotografia? Tem então um desenho?

- Que desenho?

- Um retrato qualquer do senhor seu pai.

- O retrato vai o senhor fazer-mo.

- Mas o senhor não tem outro, do qual eu possa copiar o meu?

-   Não,   senhor;   se   eu   tivesse   o   retrato   de   meu   pai,   não   lhe   encomendava   outro; bastava-me um!...

- O senhor supõe que eu seja um telefotógrafo?

- Um quê?

- Como quer o senhor que eu faça o retrato de uma pessoa que não conheço, que nunca vi, e que não está presente?

- Dar-lhe-ei todas as informações necessárias.

O pintor compreendeu então que espécie de homem tinha diante de si e logo pensou em não perder os trezentos mil-réis que estavam ganhos.

- Pois bem - disse ele - vamos às informações...

- Meu pai chama-se Francisco Brochado.

- O nome não é preciso.

- É viúvo.

- Adiante.
-   Tem   coisa   de   cinqüenta   anos.   É   alto,   magro,   barbado,   louro,   e   corta   cabelo   à
escovinha. Eu pareço-me com ele.

- É quanto basta - disse o pintor. - Daqui a três dias pode mandar buscar o retrato.

O Brochado Filho saiu, e no dia aprazado lá estava em casa do artista.

- Ali tem seu pai! - disse este apontando para um retrato que estava no cavalete.

O Brochado aproximou-se, teve um gesto de surpresa e levou muito tempo a olhar para a pintura.

Depois, as lágrimas começaram a deslizar-lhe pela face.

- Que tem o senhor?... Por que chora? - perguntou o pintor.

E o pobre diabo, com a voz embargada pelos soluços, exclamou:

- Como meu pai está mudado!...


---
Nota:
Texto-fonte: Arthur Azevedo: Contos Diversos. Data não identificada

Nenhum comentário:

Postar um comentário