quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Reynaldo Jardim: "5 Poemas"

BRILHOS

A palavra brilha
(repentina brilha)
onde repentina
fulgurante brilha?
Na boca do estômago,
na garganta seca,
no ar respirado,
na vulva, na teta.
Onde dá o bote
e sacode o guizo?
Na fronte, na mente,
lábios ou juízo?
É a castanhola?
Cascavel safada?
— Crótalo!
E a sua faca
já está cravada.



GUERRA NA GRUTA

— Vronsq! Artevesq berra entrando na gruta
— Escri! Responde o bárbaro do fundo
Quem pode soluçar no grascorundo
Grishar income dieritar-se em bruta

Vronsq de crisq ferra o matrimônio
Frinca o quetar enda o pirone
Salca o Critillo em cataloscópio
Frinca a gratera: entertelapo

Ongra! Vrens! Grisf! Vortobendo
Sim finilong sinfinilong sinfinilong

Ara de gretas fricat incortelura
A gresta fita e poduratavis
Gronsqu e Vronsq se derramara



RECEITUÁRIO

De que fel preparava
as porções que servia?
O papel que rasgava
era eu que escrevia?
De que erva era o chá
que o bule fervia?
De que águas o mar
que cortava de fria?
De que sal o tempero
que azedava o meu dia?
De que fogo o luar
que furioso latia?
De que medos a tarde
mastigava e mordia?
De que arte marcial
o furor apreendia?
De que livro infernal
as lições consumia?
De que bem, de que mal
se chorava, se ria?
De que torvo quintal
suas flores colhia?



DESAMORES

Quero me despojar
de tudo o que não tenho.
Limpar meus horizontes
de artes e de engenho.
Quero me desfazer
de tudo o que não tive.
A certeza certeira
de quem viveu não vive.
Quero me entristecer
de alegria e calma.
Olhar no espelho e ver
a cara de minha alma.
E quero dessofrer
o que nunca sofri.
O gosto do prazer:
sumo de sapoti.



MATERNAL

Ela se deita,
Diz que não se importa
E deixa a porta
Escancarada e nua
Ela projeta
Uma sombra torta,
Iluminada pela luz da rua.
A lua bate e ela
se comporta
Como se a lua fosse
Seu cachorro
que amestrado
Lhe beijasse a boca,
que sensitivo
Lhe aplacasse o choro.
E esse quarto
vira uma loucura
de bocas,de cachorro
de ternuras
de luas espalhadas
Água em chamas.
No incêndio dourado
de seus pêlos
queimam-se desvarios
e desvelos.
O mel de leite
Brota em suas mamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário