sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Iba Mendes: "Um australopithecus no meu quintal"

UM AUSTRALOPITHECUS NO MEU QUINTAL

Tinha acabado de me levantar e, como diria Bandeira, tomado o café que eu mesmo preparei. Abrir e a porta, e, surpresa! Um australopithecus sentado sobre um velho muro na mesma posição do “Pensador” de Auguste Rodin.
"E agora?" ponderei: "Telefonar para a polícia ou contatar um darwinista especializado nesse tipo de bicho?"
Não era a primeira vez que via um australopithecus. Quando tinha cinco anos e morava no meio do mato, me lembro de ter visto um ser igualzinho a esse, com a diferença de que o outro não estava assim tão introspectivo.
"Não, não irei acionar a polícia. Talvez seja o caso de convidá-lo para tomar café e, quem sabe, saborear mais tarde um bom churrasco ao som de “a Conquest of Paradise”. Os australopithecus devem ter um gosto muito especial por churrasco. Porém, e se ele, no seu instinto ainda animalesco arremessar contra mim suas garras afiadas? Meu Deus!"
Um turbilhão de ideias aflorou minha mente confusa. Embora temeroso e apreensivo, pus-me em sua direção, na expectativa de que fosse, se não o próprio neandertal, ao menos seu ancestral mais próximo.
- Bom dia, senhor australopithecus, falei com voz embargada pela satisfação inesperada de topar com a figura de quem estudei nos livros da minha juventude.
Ele permanecia estático e extático, assim tão excêntrico quanto os velhos filósofos. Insistir:
- Bom dia, senhor australopithecus! Encarando-o ergui minha mão para cumprimentá-lo. Ele, porém, não se mostrava disposto a monólogos ou cortesias. "Que fazer?", pensei aflito.
Neste instante um pardal que disputava com os pombos os restos de um pão sobrevoou-lhe:
- A vida do homem é como a sombra de um pássaro que nos sobrevoa, balbuciou introspectivamente.
Fiquei atônito. Estava bem diante de um australopithecus filósofo!
Perguntei-lhe então se tinha lido isso no Talmude ou se havia extraído sua sábia ponderação de algum dos antigos filósofos gregos. A partir daí entramos no mundo dos livros, e muitos nomes foram citados. Estranhamente, porém, em nenhum momento ele fez menção de Charles Darwin e de seu “A Origem das Espécies”. Curioso, indaguei-lhe:
- E Charles Darwin, o que tens a dizer deste eminente filósofo?
 Neste instante ele ergue-se e caminha na direção do vento, desaparecendo em seguida como um zumbi numa noite de sexta-feira.

São Paulo, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário