sábado, 23 de março de 2013

Eça de Queirós: "Um Poeta Lírico"


UM POETA LÍRICO 

Aqui está, simplesmente, sem frases e sem ornatos, a história triste do poeta  Korriscosso. De todos os poetas líricos de que tenho notícia, é êste, certamente, o mais  infeliz. Conheci-o em Londres, no hotel de Charing-Cross, uma madrugada regelada de  dezembro. Tinha eu chegado do continente, prostrado por duas horas de Canal da  Mancha... Ah! que mar! E era só uma brisa fresca de Noroeste: mas ali, no tombadilho,  sob uma capa de oleado de que um marujo me tinha coberto, como se cobre um corpo  morto, fustigado da neve e da vaga, oprimido por aquela treva tumultuosa que o paquete  ia rompendo aos roncos e aos encontrões—parecia-me um tufão dos mares da  China...

Apenas entrei no hotel, gelado e estremunhado, corri ao vasto fogão do perístilo, e ali  fiquei, saturando-me daquela paz quente em que a sala estava adormecida, com os olhos  beatamente postos na boa brasa escarlate... E foi então que vi aquela figura esguia e  longa, já de casaca e gravata branca, que do outro lado da chaminé, de pé, com a  taciturna tristeza duma cegonha que cisma, olhava também os carvões ardentes, com  um guardanapo no braço. Mas o porteiro tinha rolado a minha bagagem, e eu fui  inscrever-me ao bureau. A guarda-livros, tesa e loura, com um perfil antiquado de  medalha safada, pousou o seu crochet ao lado da sua chávena de chá, acariciou com um  gesto doce os dois bandós louros, assentou corretamente o meu nome, de dedinho no ar, fazendo rebrilhar um diamante, e eu ia subir a vasta escadaria,—quando a figura  magra e fatal se dobrou num ângulo, e murmurou-me num inglês silabado:

—Já está servido o almoço das sete...

Mas eu não queria o almoço das sete. Fui dormir.

Mais tarde, já repousado, fresco do banho, quando desci ao restaurante para o lunch,  avistei logo, plantado melancolicamente ao pé da larga janela, o indivíduo esguio e  triste. A sala estava deserta numa luz parda; os fogões flamejavam; e fora, no silêncio  do domingo, nas ruas mudas, a neve caía sem cessar dum céu amarelento e baço.  Eu via apenas as costas do homem; mas havia na sua linha magra e um pouco dobrada  uma expressão tão evidente de desalento, que me interessei por aquela figura. O cabelo  comprido, de tenor, caído sobre a gola da casaca, era, manifestamente, dum meridional;  e toda a sua magreza friorenta se encolhia ao aspecto daqueles telhados cobertos de  neve, na sensação daquele silêncio lívido... Chamei-o. Quando ele se voltou, a sua  fisionomia, que apenas entrevira na véspera, impressionou-me: era um carão longo e  triste, muito moreno, de nariz judaico e uma barba curta e frisada, uma barba de Cristo  em estampa romântica; a testa era destas que, em boa literatura, se chama, creio eu,  fronte; era larga e era lustrosa. Tinha o olhar encovado e vago, com uma indecisão de  sonho nadando num fluido enternecido... E que magreza! quando andava, a calça curta  torcia-se em torno da canela como pregas de bandeira em torno dum mastro: a casaca  tinha dobras de túnica ampla; as duas abas compridas e agudas eram desgraçadamente  grotescas. Recebeu a ordem do meu almoço, sem me olhar, num tédio resignado:  arrastou-se para o comptoir onde o maître de hotel lia a Bíblia, passou a mão pela testa  com um gesto errante e dolente, e disse-lhe numa voz surda:

—Número 307. Duas costeletas. Chá...

O maître de hotel afastou a Bíblia, inscreveu o menu—e eu acomodei-me à mesa, e abri  o volume de Tennyson que trouxera para almoçar comigo—porque, creio que lhes disse,  era domingo, dia sem jornais e sem pão fresco. Fora continuava a nevar sobre a cidade  muda. A uma mesa distante, um velho cor de tijolo e todo branco de cabelo e de suíças,  que acabara de almoçar, dormitava de mãos no ventre, boca aberta, e luneta na ponta do  nariz. E o único som vinha da rua, uma voz gemente que a neve abafava mais, uma voz  pedinte que à esquina defronte garganteava um salmo... Um domingo de Londres.

Foi o magro que me trouxe o almoço—e apenas ele se aproximou, com o serviço do  chá, eu senti logo que aquele volume de Tennyson nas minhas mãos o tinha interessado  e impressionado: foi um olhar rápido, gulosamente fixado na página aberta, um  estremecimento quase imperceptível,—emoção fugitiva, decerto, porque depois de ter  pousado o serviço, rodou sobre os calcanhares e foi plantar-se, melancolicamente, à  janela, de olho triste e posto na neve triste. Eu atribuí aquele movimento curioso ao  esplendor da encadernação do volume, que eram os Idílios de El-Rei, em marroquim  negro, com o escudo de armas de Lançarote do Lago—o pelicano de oiro sobre um mar  de sinopla.

Nessa noite parti no expresso para a Escócia, e ainda não tinha passado York,  adormecida na sua gravidade episcopal, já me esquecera o criado romanesco do  restaurante de Charing-Cross. Foi só daí a um mês, ao voltar a Londres, que entrando no  restaurante, e revendo aquela figura lenta e fatal atravessar com um prato de roast-beef numa das mãos e na outra um puding de batata, senti renascer o antigo interesse. E  nessa noite mesmo, tive a singular felicidade de saber o seu nome e de entrever um  fragmento do seu passado. Era já tarde e eu voltava do Covent-Garden, quando no  perístilo do hotel encontrei, majestoso e próspero, o meu amigo Bracolletti.

Não conhecem Bracolletti? A sua presença é formidável; tem a amplidão pançuda, o  negro cerrado da barba, a lentidão, o cerimonial dum pachá gordo; mas esta ponderosa  gravidade turca é temperada, em Bracolletti, pelo sorriso e pelo olhar. Que olhar! Um  olhar doce, que me faz lembrar o dos animais da Síria: é o mesmo enternecimento.  Parece errar no seu fluido macio a religiosidade meiga das raças que dão os Messias...  Mas o sorriso! O sorriso de Bracolletti é a mais complexa, a mais perfeita, a mais rica  das expressões humanas; há finura, inocência, bonomia, abandono, ironia doce,  persuasão, naqueles dois lábios que se descerram e que deixam brilhar um esmalte de  dentes de virgem... Ah! mas também este sorriso é a fortuna de Bracolletti.

Moralmente, Bracolletti é um hábil. Nasceu em Esmirna de pais gregos; é tudo o que ele  revela: de resto, quando se lhe pergunta pelo seu passado, o bom grego rola um  momento a cabeça de ombro a ombro, esconde sob as pálpebras cerradas com bonomia  o seu olho maometano, desabrocha o sorriso duma doçura de tentar abelhas, e murmura,  como afogado em bondade e em enternecimento:
Eh! mon Dieu! Eh! mon Dieu!...

Nada mais. Parece, porêm, que viajou,—porque conhece o Perú, a Crimeia, o Cabo da  Boa-Esperança, os países exóticos—tão bem como Regent-Street: mas é evidente para  todos que a sua existência não foi tecida, como a dos vulgares aventureiros do Levante,  de oiro e estopa, de esplendores e pelintrices: é um gordo e, portanto, um prudente: o  seu magnífico solitário nunca deixou de lhe brilhar no dedo: nenhum frio jàmais o  surpreendeu sem uma peliça de dois mil francos: e nunca deixa de ganhar, todas as  semanas, no Fraternal Club, de que é um membro querido, dez libras ao whist. É um  forte.

Mas tem uma debilidade. É singularmente guloso de rapariguinhas de doze a catorze  anos: gosta delas magrinhas, muito louras, e com o hábito de praguejar. Coleciona-as pelos bairros pobres de Londres, com método. Instala-as em casa, e ali as tem, como passarinhos na gaiola, metendo-lhes a papinha no bico, ouvindo-as palrar todo baboso, animando-as a que lhe roubem os shillings da algibeira, gozando o  desenvolvimento dos vícios naquelas flores, pondo-lhes ao alcance as garrafas de gin para que os anjinhos se embebedem;—e quando alguma, excitada de álcool, de cabelo  ao vento e face acesa, o injúria, o arrepela, baba obscenidades,—o bom Bracolletti,  encruzado no sofá, de mãos beatamente cruzadas na pança, o olhar afogado em êxtase,  murmura no seu italiano da costa síria.

Piccolina! Gentilleta!

Querido Bracolletti! Foi, realmente, com prazer, que o abracei, nessa noite, em Charing-Cross: e como nos não víamos há muito, fomos cear juntos ao restaurante. O criado triste lá estava no seu comptoir, curvado sobre o Journal des Debats. E apenas  Bracolletti apareceu, na sua majestade de obeso, o homem estendeu-lhe silenciosamente  a mão; foi um shake-hands solene, enternecido e sincero.

Bom Deus, eram amigos! Arrebatei Bracolletti para o fundo da sala, e vibrando de  curiosidade, interroguei-o com sofreguidão. Quis primeiro o nome do homem.

— Chama-se Korriscosso—disse-me Bracolletti, grave.

Quis depois a sua história. Mas Bracolletti, como os deuses da Ática que, nos seus embaraços no mundo, se recolhiam à sua nuvem, Bracolletti refugiou-se na sua vaga  reticência.

Eh! mon Dieu!... Eh! mon Dieu!...

—Não, não, Bracolletti. Vejâmos. Quero-lhe a história... Aquela face fatal e baironeana  deve ter uma história...

Bracolletti então tomou todo o ar cândido que lhe permitem a sua pança e as suas  barbas—e confessou-me, deixando cair as frases às gotas, que tinham viajado ambos na  Bulgária e no Montenegro... Korriscosso foi seu secretário... Boa letra... Tempos  difíceis... Eh! mon Dieu!...

—De onde é ele?

Bracolletti respondeu sem hesitar, baixando a voz com um gesto repassado de  desconsideração:
—É um grego de Atenas.

O meu interesse sumiu-se como a água que a areia absorve. Quando se tem viajado no  Oriente e nas escalas do Levante, adquire-se facilmente o hábito, talvez injusto, de  suspeitar do grego: aos primeiros que se vêem, sobretudo tendo uma educação  universitária e clássica, o entusiasmo acende-se um pouco, pensa-se em Alcibíades e em  Platão, nas glórias duma raça estética e livre, e perfilam-se na imaginação as linhas  augustas do Pártenon. Mas, depois de os ter freqüentado, às mesas redondas e nos  tombadilhos das Messageries, e principalmente depois de ter escutado a lenda de  velhacaria que eles tem deixado desde Esmirna até Túnis, os outros que se vêem  provocam, apenas, estes movimentos: abotoar rapidamente o casaco, cruzar fortemente  os braços sobre a cadeia do relógio, e aguçar o intelecto para rechaçar a escroquerie. A  causa desta reputação funesta é que a gente grega, que emigra para as escalas do  Levante, é uma plebe torpe, parte pirata e parte lacaia, bando de rapina astuto e  perverso. A verdade é que apenas soube Korriscosso um grego, lembrei-me logo que o  meu belo volume de Tennyson, na minha última estada em Charing-Cross, me  desaparecera do quarto, e recordei o olhar de gula e de presa que cravara nele  Korriscosso... Era um bandido!

E durante a ceia não falamos mais de Korriscosso. Serviu-nos outro criado, rubro,  honesto e são. O lúgubre Korriscosso não se afastou do comptoir abismado no Journal  des Debats.

Nessa noite aconteceu, ao recolher-me ao meu quarto, que me perdi... O hotel estava  atulhado, e eu tinha sido alojado naqueles altos de Charing-Cross, numa complicação de  corredores, escadas, recantos, ângulos, onde é quase necessário roteiro e bússola.

De castiçal na mão, penetrei num passadiço onde corria um bafo morno de viela mal  arejada. As portas aí não tinham números, mas pequenos cartões colados onde estavam  inscritos nomes: John Smith, Charlie, Willie... Emfim, eram evidentemente as  habitações dos criados. De uma porta aberta saía a claridade de um bico de gás;  adiantei-me, e vi logo Korriscosso, ainda de casaca, sentado a uma mesa alastrada de  papeis, de testa pendida sobre a mão, escrevendo.

— Pode-me indicar o caminho para o número 508?—balbuciei.

Ele ergueu para mim um olhar estremunhado e enevoado; parecia ressurgir de muito  longe, de um outro universo; batia as pálpebras, repetindo:

—508? 508?...

Foi então que eu avistei, sobre a mesa, entre papeis, colarinhos sujos e um rosário — o  meu volume de Tennyson! Ele viu o meu olhar, o bandido! e acusou-se todo numa  vermelhidão que lhe inundou a face chupada. O meu primeiro movimento foi não  reconhecer o livro: como era um movimento bom, e obedecendo logo à moral superior  do mestre Talleyrand, reprimi-o; apontando o volume com um dedo severo, um dedo de  Providência irritada, disse-lhe:

—É o meu Tennyson...

Não sei que resposta ele tartamudeou, porque eu, apiedado, retomado também pelo  interesse que me dava aquela figura picaresca de grego sentimental, acrescentei num  tom repassado de perdão e de justificação:

— Grande poeta, não é verdade? Que lhe pareceu? Tenho a certeza que se  entusiasmou...

Korriscosso corou mais: mas não era o despeito humilhado do salteador surpreendido:  era, julguei eu, a vergonha de ver a sua inteligência, o seu gosto poético adivinhados — e  de ter no corpo a casaca coçada de criado de restaurante. Não respondeu. Mas as  páginas do volume, que eu abri, responderam por ele; a brancura das margens largas  desaparecia sob uma rede de comentários a lápis: Sublime! Grandioso! Divino! — palavras lançadas numa letra convulsiva, num tremor de mão, agitada por uma  sensibilidade vibrante...

No entanto, Korriscosso permanecia de pé, respeitoso, culpado, de cabeça baixa, com o  laço da gravata branca fugindo para o cachaço. Pobre Korriscosso! Compadeci-me daquela atitude, revelando todo um passado sem sorte, tantas tristezas de dependência...  Lembrei-me que nada impressiona o homem do Levante como um gesto de drama e de  palco; estendi-lhe ambas as mãos num movimento à Talma, e disse-lhe:

—Eu também sou poeta!...

Esta frase extraordinária pareceria grotesca e impudente a um homem do Norte; o  levantino viu logo nela a expansão de uma alma irmã. Porque, não lhes disse? o que  Korriscosso estava escrevendo, numa tira de papel, eram estrofes: era uma ode.

Daí a pouco, com a porta fechada, Korriscosso contava-me a sua história — ou antes  fragmentos, anedotas desirmanadas da sua biografia. É tão triste, que a condenso. De  resto, havia na sua narração lacunas de anos; — e eu não posso reconstituir com lógica e seqüência a história dêste sentimental. Tudo é vago e suspeito. Nasceu com efeito em  Atenas; seu pai parece que era carregador no Pireu. Aos 18 anos Korriscosso servia de  criado a um médico, e nos intervalos do serviço freqüentava a Universidade de Atenas;  estas coisas são freqüentes là-bas, como ele dizia. Formou-se em leis: isto habilitou-o,  mais tarde, em tempos difíceis, a ser um intérprete de hotel. Desse tempo datam as suas  primeiras elegias num semanário lírico intitulado Ecos da Ática. A literatura levou-o  diretamente à política e às ambições parlamentares. Uma paixão, uma crise patética,  um marido brutal, ameaças de morte, forçaram-no a expatriar-se. Viajou na Bulgária, foi  em Salônica empregado numa sucursal do Banco Otomano, remeteu endechas dolorosas a um jornal da província — a Trombeta da Argólida. Aqui há uma dessas  lacunas, um buraco negro na sua história. Reaparece em Atenas, com fato novo, liberal  e deputado.

Este período de glória foi breve, mas suficiente para o pôr em evidência; a sua palavra  colorida, poética, recamada de imagens engenhosas e lustrosas, encantou Atenas: tinha  o segredo de florir, como ele dizia, os terrenos mais áridos; duma discussão de imposto  ou de viação fazia saltar éclogas de Teócrito. Em Atenas este talento leva ao poder:  Korriscosso era indicado para gerir uma alta administração do Estado: o ministério,  porém, e com ele a maioria de que Korriscosso era o tenor querido, caíram, sumiram-se  sem lógica constitucional, num destes súbitos desabamentos políticos tão comuns na  Grécia, em que os governos se aluem, como as casas em Atenas — sem motivo. Falta de  base, decrepitude de materiais e de individualidades... Tudo tende para o pó num solo de  ruínas...

Nova lacuna, novo mergulho obscuro na história de Korriscosso...

Volta à superfície, membro de um clube republicano de Atenas, pede num jornal a  emancipação da Polónia, e a Grécia governada por um concílio de gênios. Publica então  os seus Suspiros da Trácia. Tem outro romance de coração... E enfim — e isto  disse-mo sem explicações — é obrigado a refugiar-se em Inglaterra. Depois de tentar em  Londres várias posições, coloca-se no restaurant de Charing-Cross.

— É um porto de abrigo—disse-lhe eu, apertando-lhe a mão.

Ele sorriu com amargura. Era decerto um porto de abrigo, e vantajoso. É bem  alimentado; as gorjetas são razoáveis; tem um velho colchão de molas, — mas as  delicadezas da sua alma são, a todo o momento, dolorosamente feridas...

Dias atribulados, dias crucificados, os daquele poeta lírico, forçado a distribuir numa  sala, a burgueses estabelecidos e glutões, costeletas e copos de cerveja! Não é a  dependência que o aflige; a sua alma de grego não é particularmente ávida de liberdade,  basta-lhe que o patrão seja cortês. E, como ele me disse, é-lhe grato reconhecer que os  fregueses de Charing-Cross nunca lhe pedem a mostarda ou o queijo sem dizer if you  please; e quando saem, ao passar por ele, levam dois dedos à aba do chapéu: isto  satisfaz a dignidade de Korriscosso.

Mas o que o tortura é o contacto constante com o alimento. Se ele fosse um guarda- livros de um banqueiro, primeiro caixeiro de um armazém de sedas... Nisso há uma  sombra de poesia—os milhões que se revolvem, as frotas mercantes, a brutal força  do oiro, ou então dispor ricamente os estofos, os cortes de seda, fazer correr a luz nas  ondulações dos moirés, dar ao veludo as molezas da linha e da prega... Mas num  restaurante como se pode exercer o gosto, a originalidade artística, o instinto da cor, do  efeito, do drama—a partir nacos de roast-beef ou de presunto de York?!... Depois, como  ele disse, dar a comer, fornecer alimento, é servir exclusivamente a pança, a tripa, a  baixa necessidade material: no restaurante, o ventre é Deus: a alma fica fora, com o  chapéu que se pendura no cabide ou com o rolo de jornais que se deixou no bolso do  paletó.

E as convivências, e a falta de conversação! Nunca se voltarem para ele senão para lhe  pedirem salame ou sardinhas de Nantes! Nunca abrir os seus lábios, de onde pendia o  parlamento de Atenas, senão para perguntar:—Mais pão? mais bife?—Esta privação de  eloqüência é-lhe dolorosa.

Alêm disso o serviço impede-lhe o trabalho. Korriscosso compõe de memória; quatro  passeios pelo quarto, um repelão ao cabelo, e a ode sai-lhe harmoniosa e doce.... Mas a  interrupção glutona da voz do freguês, pedindo nutrição, é fatal a esta maneira de  trabalhar. Às vezes, encostado a uma janela, de guardanapo no braço, Korriscosso está  fazendo uma elégia; são tudo luares, roupagens alvas de virgens pálidas, horizontes  celestes, flores de alma dolorida... É feliz; está remontado aos céus poéticos, nas  planícies azuladas onde os sonhos acampam, galopando de estrêla em estrêla... De  repente, uma grossa voz faminta berra dum canto:

—Bife e batatas!

Ai! as aladas fantasias batem o vôo como pombas espavoridas! E aí vem o infeliz  Korriscosso, precipitado dos cimos ideais, de ombros vergados e as abas da casaca  balouçando, perguntar com o sorriso lívido:

— Passado ou meio cru?

Ah! é um amargo destino!

— Mas—perguntei-lhe eu—porque não deixa este covil, este templo do ventre?

Ele deixou pender a sua bela cabeça de poeta. E disse-me a razão que o prende: disse-ma, quase chorando nos meus braços, com o nó da gravata branca no cachaço:  Korriscosso ama.

Ama uma Fanny, criada de todo o serviço em Charing-Cross. Ama-a desde o primeiro  dia em que entrou no hotel: amou-a no momento em que a viu lavando as escadas de  pedra, com os braços roliços nus, e os cabelos louros, os fatais cabelos louros, deste  louro que entontece os meridionais, cabelos ricos, de um tom de cobre, dum tom de oiro  mate, torcendo-se numa trança de deusa. E depois a carnação, uma carnação de  inglesa do Yorkshire—leite e rosas...

E o que Korriscosso tem sofrido! Toda a sua dor exala-a em odes—que passa a limpo  ao domingo, dia de repouso e dia do Senhor! Leu-mas. E eu vi quanto a paixão pode  perturbar um ser nervoso: que ferocidade de linguagem, que lances de desespero, que gritos de alma dilacerada arremesados dali, daqueles altos de Charing-Cross, para a  mudez do céu frio! É que Korriscosso tem ciúmes. A desgraçada Fanny ignora aquele  poeta a seu lado, aquele delicado, aquele sentimental, e ama um policeman. Ama um  policeman, um colosso, um alcides, uma montanha de carne erriçada duma floresta de  barbas, com o peito como o flanco de um couraçado, com pernas como fortalezas  normandas. Este Polifemo, como diz Korriscosso, tem, ordinariamente, serviço no  Strand; e a pobre Fanny passa o seu dia a espreitá-lo de um postigo, dos altos do hotel.

Todas as suas economias as gasta em quartilhos de gin, de brandy, de genebra, que à  noite lhe leva em copinhos debaixo do avental: mantém-no fiel pelo álcool; o monstro,  plantado enormemente a uma esquina, recebe em silêncio o copo, atira-o de um golpe às  fauces tenebrosas, arrota cavamente, passa a mão cabeluda pela barba de Hércules, e  segue taciturnamente, sem um obrigado, sem um amo-te, batendo o lajedo com a  vastidão das suas solas sonoras. A pobre Fanny admira-o babosa... E talvez nesse  momento, à outra esquina, o magro Korriscosso, fazendo no nevoeiro um esguio relêvo  de poste telegráfico, soluce com a face magra entre as mãos transparentes.

Pobre Korriscosso! Se ele ao menos a pudesse comover... Mas quê! Ela despreza-lhe o  corpo de tísico triste: e a alma não lha compreende... Não que Fanny seja inacessível a  sentimentos ardentes, expressos em linguagem melodiosa. Mas Korriscosso só pode  escrever as suas elegias na sua língua materna... E Fanny não compreende grego... E  Korriscosso é só um grande homem—em grego...

Quando desci ao meu quarto, deixei-o soluçando sobre o catre. Tenho-o visto depois,  outras vezes, ao passar em Londres. Está mais magro, mais fatal, mais mirrado de zelos,  mais curvado quando se move pelo restaurante com a travessa do roast-beef, mais  exaltado no seu lirismo... Sempre que ele me serve dou-lhe um shilling de gorgeta: e  depois, ao retirar, aperto-lhe sinceramente a mão.


---
Nota:
Texto-fonte: Conto de Eça de Queirós, obra póstuma publicada em 1902

Nenhum comentário:

Postar um comentário