sábado, 21 de setembro de 2013

Hugo de Carvalho Ramos: "A Madre de Ouro"

 A MADRE DE OURO
Poço da Roda. Arredores de Bonfim

Bonfim é uma das cidades mais antigas de Goiás. Como suas irmãs mais velhas, Meia Ponte e  Vila Boa de Goiás, guarda ainda, sob muitos aspectos, o cunho dos núcleos coloniais do século  XVIII, com a sua inconfundível arquitetura reinol, estilo barroco, de feição pesada, simplória e,  ao mesmo tempo que bonachona, hospitaleira – aspecto esse que se vai aos poucos apagando  dos burgos e vilórios progressistas mais próximos da linha férrea.

Ficou-lhe, pois, ainda intacto, o antiquado perfume de antanho, cousas mortas que a  mente aviva e a tradição redoura, vago encanto do passado, sabor que não têm ou já perderam  os centros mercantilistas, tomados de febre de riqueza e inovações, do litoral.

Como Goiás, a Triste, embala-a o mesmo sono de duzentos anos de Bela Adormecida,  com as reminiscências da época da descoberta, as aluviões de aventureiros e desbravadores à  cata do rico filão, página heróica do esforço extinto da raça, que à memória apraz reviver.

Escavações profundas, minas ao desamparo, veeiros revolvidos, barrocas solapadas,  esboroando-se nas chuvas, velam de melancolia o olhar do viandante que demanda àquele  recanto do Planalto. E à medida que se aproxima de seus arredores, mais vivos e constantes são  os atestados do delírio avoengo em esmiuçar, estripando-as, as entranhas da terra, para delas dar  cibo e páscigo à sede do luxo, ao esplendor bizantino da velha metrópole, já então em via franca  de decadência.

Hoje, minas, lavras, catas, tudo jaz ao abandono. Alveja em montes o pedrouço das  formações à beira das estradas; uma coma verde de gordura corre a crista dos valos e carreiros,  argilosos e tristes, outrora sacudidos pelo estalo do relho dos feitores e o grito angustiado da  escravatura, na lavagem do cascalho. Foram-se os antigos bateeiros da descoberta, extinguiu-se  a febre da mineração; ficou, enraizada, uma população pacífica e laboriosa, que faz a  prosperidade do município na lavoura, na criação do gado, no comércio das letras, em outras  profissões liberais.

Da primitiva exaltação, porém, do ouro, restam, como tradição, histórias e lendas, das  quais, talvez porque haja no fundo, como na maioria das lendas, um ponto qualquer de contato  com a verdade, é a do Poço da Roda das mais populares.

Fica nas proximidades de Bonfim, no ermo de um descampado, ocupando o espaço de  duzentos metros mais ou menos de circunferência. Contam moradores e viajantes que, à luz  forte do dia, quando a superfície se lhe aquieta, mui transparente e cristalina na calma  circundante, uma enorme pedra responde do fundo das águas aos fogos do meio-dia, irradiando  em torno um brilho de mil chispas e centelhas, cujo estranho fulgor inebria e cega de  deslumbramento e cobiça os olhos mortais ali empenhados, às bordas da frágil igarité, em  devassar-lhe o líquido arcano. É a Madre de Ouro, cujo encantamento curiosos e mergulhadores  tentam, em vão, surpreender o segredo, e de longos, mui longos anos habitadora daquelas águas  remansadas...

Embalde é a teima porém, que o mistério do sítio, a profundidade do poço, a refrangência,  o desvio de seus raios e momentâneo desaparecimento da visão assim lhe perturbem o imoto  cristal, zelam e guardam para sempre inviolada em seu retiro, a pedra maravilhosa.  

E se um, mais afoito e sôfrego, volve de novo à tentação da miragem e mergulha mais  uma vez no lençol silencioso e frio, à busca do encantado tesouro – obscuro Alberico a quem  faltou o anel dos Niebelungen – logo o pune de morte a Madre gloriosa, voltando à tona o seu  corpo tempos depois, pasto de lambaris, papa-iscas e mais arraia miúda do lago.

Serenada a agitação das ondas, alisado o espelho translúcido na queda da aragem, eis de  novo, fulgurando, a Madre de Ouro aviva, como um sol submerso, a aurifulgência de seus raios  mágicos ante a adoração das florinhas anônimas, debruçadas à beira da lagoa...

 ***

Tal é a lenda nesse trecho do território. Se esplende ali a Madre de Ouro sepultada no  fundo do Poço da Roda, continua entanto a sua peregrinação através de outras paragens do  rincão goiano, numa viagem aérea, cujo termo é a explosão do meteoro na noite silenciosa.

E tal como a ouvimos, no interior, o seu quebranto consta do seguinte: Quem escuta ou  vê, no ermo da noite, a passagem da Mãe de Ouro cortando o céu estrelado com o seu listrão  ardente, toma na cozinha da choça um tição em brasa, corre ao limiar e faz no espaço uma cruz  de fogo.

Logo, cede a Aparição ao sortilégio do homem, detém a sua carreira vertiginosa, e  arrebenta em estilhas, lascas, pedrouços, calhaus e blocos, tudo de ouro maciço e do mais puro  quilate. E depois, toca a catar e a meter no surrão aquela fortuna inesperada...

História que tem a sua origem nos bólidos, fenômeno que o olhar aparvalhado do matuto  observa, muitas vezes, pelas noites claras daquela terra de várzeas e chapadões e de que gera a  imaginativa a sua lenda, filha do cósmico deslumbramento e da superstição primitiva.


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Nota:
Hugo de Carvalho Ramos: "Tropas e Boiadas" (1917)    

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