terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A. B. Mendes Cadaxa: "5 Poemas"

NO JARDIM DE INVERNO – I

Neste maio chuvoso
Caminhos rios de lama
Prados, pomar alagados
Aqui eu me refugio
A contemplar a ramagem
Curvando-se às rajadas
Cordas d’água incessantes
Martelando-me as vidraças.

Rodeado de verdura
Plantas em potes de barro
Catléias e bromélias
Conchegadas em xaxins
Avencas de longas vestes
Aqui, no jardim de inverno
Continuo em plena mata
Sem temer a intempérie.


NA VARANDA

O ruído da máquina de escrever
Acaba por deixar-me sonolento
Estendo a rede, adormeço...
Aproveitando-se do meu sono
Abelhas pousam nas flores.

De corolas abertas
Impudicas se oferecem:
Em plena floração
Fanadas
Apenas em botão.

Finjo dormir até que se saciem
Não serei jamais o guardião
Da castidade de Violetas
Rosas, Marianas
Perfumando-me a varanda.

Apesar de enclausuradas
Com Chambillys, Tenórios, Casanovas
Poderão continuar sonhando.



JARDINS DE CORAL
Para Xavier Placer

Peixes coloridos
Embatendo-se contra paredes de cristal
Fazem lembrar certos animais:
Lançam-se em desespero
Do alto de penedos.

Deveriam retorná-los
Às grutas azuis, rosadas, níveas
Do nosso litoral.
Às pradarias de algas
Marchetadas de estrelas marinhas
Tritões, alcionárias, anêmonas floridas.

Dos buquês
Olhinhos de rubi espreitam
Aproximas-te
Refugiam-se em franças diáfanas
Ondeando na corrente.



CHUVISCO

Semana inteira
Nuvens mão-de-gato
As manhãs de sol
Queriam me roubar

Esquentava o dia
Em névoa seca
Sumiam-se no ar

Tardinha
Do fundo de grotões
Sempre a conspirar
Escalavam morros
Para o céu toldar

Aragem
Lá da serrania
Se apercebia
Para em chuvisco
As desintegrar

Das atrevidas
Restam meras poças
Onde a passarada
Vem bebericar



ONDINA
Glosando “A VAGA”, de Sophia Mello Breyner Andersen

Deitada
Na orla d’água
Ela se refresca

Adormece, sonha...

Onda mais forte
Quente
Sobe sorrateira
Pelas entreabertas coxas

Ela se deleita.


---
Fonte:
Revista Brasileira: Fase VII - Janeiro-Fevereiro-Março 2006 - Ano XII - Nº 46 (Academia Brasileira de Letras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário